Nandara.Secco 03/03/2024
4 - Um livro que virou filme
"Nada é estático. Tudo está desmoronando", página 135
Para a quarta categoria do #DesafioLivrada!2024, no qual eu deveria escolher um livro que tenha se tornado um filme, escolhi um "clássico punk", que sempre tive vontade de ler, muito por causa da adaptação cinematográfica, a qual adoro!
E ter visto o filme não "estragou" (com o sentido de spoiler) nenhum pouco a experiência. Pelo contrário, me fez cultuar ainda mais David Fincher, o incrível diretor do longa.
Por falar em incrível, achei Palahniuk genial, com suas críticas certeiras a uma sociedade corrompida pelo consumo e vazia de vida. Vi, nesta obra, um relance sobre a (falta de) saúde pública dos EUA, a hipocrisia da classe burguesa, o lobby das empresas de seguro, a eterna luta de classes, enfim. É um sopro catártico em meio à rotina do capitalismo tardio, no qual, como o próprio narrador afirma, morremos um pouco todos os dias em nossas trabalhos.
O autor diz que nada mais fez do que atualizar "O grande Gatstby", mas eu vi o Niilismo de Nietzsche transposto de forma literal, assim como o Ubermensch em Tyler Durden. Ou seja, pura filosofia.
Para finalizar, o capítulo 20 se tornou o meu preferido, quando o narrador obriga Raymond Hessel a não desistir de seu sonho de ser veterinário. Às vezes, algum radicalismo é mesmo necessário...