Marcelo Martins 25/08/2020A primeira regra do clube da luta, é que você não fala sobre o clube da luta. A segunda regra do clube da luta, é que você não fala sobre o clube da luta.
Como escrever uma resenha sem quebrar as regras?
Escrito por Chuck Palahniuk foi considerado um clássico desde seu lançamento em 1996 e é reconhecido como um dos romances mais originais e provocativos da década de 1990.
O livro é fenomenal. Não é uma leitura simples e fácil, ainda assim é fluida e objetiva, não tornando-a cansativa. A história vem e vai no tempo para ambientar o desenvolvimento do personagem principal.
A obra aborda diversos temas em seu desenvolvimento, como política, relações trabalhistas, drogas, organizações criminosas e patologias mentais. Nos faz questionar nosso lugar na sociedade, nossas necessidades e ambições. O clube da luta é uma válvula de escape, algo como uma droga ou bebida que por um breve momento te abduz da sua realidade.
Presenciamos durante a leitura a instituição de uma anarquia, na qual o líder é indolatrado e seguido cegamente sem questionamentos. É muito difícil não associar o cenário do livro a eventos históricos reais protagonizados por indivíduos tirânicos e despóticos.
A história tem um "plot twist" incrível, de explodir a cabeça. Tudo se revela de uma forma surpreendente e faz com que o leitor queira devorar o livro até o final em uma sentada.
Um livro intrigante e surpreendente que, na minha opinião, se destacou pela escrita diferenciada do autor.
---
Gostou da resenha? Corre lá no Instagram e confere a página @lerdepoisdos30. Resenhas, indicações, dicas de leitura e conteúdo literário para você!