spoiler visualizarHelen516 24/08/2023
A escrita é ao mesmo tempo sensacional e chata,o autor faz um jogo de cintura doido. Ao mesmo tempo em que ele te mostra e te dá informação ,ele também te esconde e do nada ele te lembra de algo importante. O livro te convida a pensar o tempo todo,já que é recheado de informações.
No entanto,sinto que tudo isso torna a leitura lenta, difícil e seletiva (não é todo mundo que vai ter saco pra chegar até o final).
Porém,mais tarde lendo o posfácio fica claro que essa escrita é proposital,o que não anula a chatice.
Que o personagem Tyler é super complexo e problemático,todo mundo sabe, até fica claro desde o início. Entrenando, é inegável que o autor teve muito trabalho pra construir essa narrativa e desenvolveu muito bem o personagem (não para que a gente conheça o Tyler,mas para que a gente tenha curiosidade de saber " afinal,o que quê ele tem?" ).
Dentre tudo isso,o livro ainda trás críticas sociais como: consumismo desenfreado, capitalismo e a crise dos 30, e o mais importante,como as pessoas se deixam levar e como é fácil fazer a história se repetir.
Sem mais, é inegável que se trata de um clássico,pelo fato de fazer críticas atemporais sobre a sociedade,porém sinto que outros livros com uma linguagem mais fluida podem transmitir as mesmas mensagens.