spoiler visualizarRichard.Capiotto 28/02/2023
Fiquei sem fôlego!
Esse compilado de estórias curtas, mas não tão curtas assim, é primorosa! Segue uma resenha de cada uma delas!
"Rita Hayworth e a Redenção de
Shawshank"
Não há palavras que possam descrever a preciosidade que é esta história. King, com licença para o trocadilho, é realmente um rei. Incrível o modo como ele conduz a narrativa neste conto.
Confesso que é de longe, um dos meus preferidos da vida (carrega também uma adaptação cinematográfica quase perfeita, com o título "Um Sonho de Liberdade" que vocês precisam assistir)
Red, que é o nosso narrador, é um personagem que me cativou desde a frase inaugural do texto. Adorei o modo como King conduz a narrativa, que é do ponto de vista desse personagem.
Embora a história seja voltada da
Dufresne, Red tem um lugar especial demais no meu coração.
Personagens inteligentes, trama muito bem construída, ganchos perfeitos, fluxo e ritmos no ponto!
Repito, um dos melhores contos do mestre! Leiam, leiam e mais uma vez:
leiam!
"Aluno Inteligente"
Estou começando a crer que este título entrará na lista dos melhores livros de contos do King, pra mim! Ficando bem próximo de Escuridão Total sem Estrelas.
Enquanto escrevo, minha cabeça lateja por conta do que acabei de testemunhar!
Todo texto, ficcional ou não, que envolva o Shoah é extremamente complexo de digerir. King traz os elementos que são impossíveis de desassociar à Alemanha nazista de forma tão explícita que, como relatei, me trouxe reações físicas.
Como sempre, um texto muito bem escrito; a simetria entre os personagens é absurda; a construção, a dinâmica e o modo como eles acabam transformando-se ou melhor, como vamos descobrindo aos poucos o nível de crueldade, e psicopatia beira a perfeição (?). Todd é o perfil exato de um SK estadunidense, enquanto Dussander foi e sempre continuaria sendo um monstro. E estranho falar sobre o sentimento ambíguo que me acompanhou nesta leitura! Porque como disse: o tema abordado é vil, mas o modo como nos é apresentado é majestoso. É como se eu me sentisse culpado por gostar de um conto que aborda o tema. Há algumas cenas que me embrulharam o estômago.
Mas, de verdade, que estória!!!
O Corpo?
A proeza com que o King escreve sobre amizade, é de uma preciosidade sem tamanho! Não é a primeira vez que leio - e não vai ser a última- um texto do mestre pautado na amizade entre um grupo, seja este grande ou não, de crianças! E por mais que estejamos contemplando uma estória curta, o desenvolvimento dos personagens me atinge tá qual um tiro no peito!
Não irei me estender, mas me emocionei ao fim do conto! Por trabalhar na área da educação, e por logo mais adentrar uma sala de aula, os momentos finais narrados, no que se refere ao Chris me impactou fortemente! Digo isso porque só que trabalha com adolescentes sabe o quão desafiador é esse público! É um emaranhado de questões individuais e coletivas, entendem?! E as provações pelas quais o personagem passa, são palpáveis pra mim! Vejo histórias como a dele serem reproduzidas todos os dias.
?O Método Respiratório?
Dentre todos os ?contos? aqui apresentados, este foi o único que não me apeteceu! Achei interessante a lacuna que fica no fim deste; me fez pensar em muitas coisas, imaginar, indagar e questionar o que havia acabado de ler! Pra mim, foi algo mais interessante que a ?estória principal?, digamos. Mas infelizmente, não funcionou comigo!