Kamilla 25/11/2021Um clássico para digestão bem lenta.Estou acostumada a ler livros mais antigos, então não foi por causa da linguagem mais rebuscada que eu demorei quase 3 meses para reler esse livro, assim como na primeira vez que eu o li, só conseguia ler no máximo três ou quatro capítulos por dia. A história é interessante, os personagens não chegaram a me cativar, mas me deixaram curiosa o bastante para querer acompanhar seus destinos.
Creio que a história seja mais interessante para quem está mais familiarizado com a época retratada pelo livro, a França pós Napoleônica, o que infelizmente não é o meu caso, então creio que muitas nuances foram perdidas na minha leitura devido a essa lacuna nos meus conhecimentos.
Gostei mais da primeira parte da história, a segunda parte me pareceu menos interessante. Prefiro a dinâmica da cidade menor a de Paris, onde o personagem principal esteve diversas vezes a escanteio dos principais acontecimentos.
A narrativa abordando o aspecto psicológico dos personagens foi interessante e bem-humorada, todos passam a maior parte do livro reagindo ao comportamento alheio – muitas vezes de um outro personagem que não tem quase nenhuma ideia do que está fazendo.
O autor também aborda o aspecto manipulador e calculista das relações humanas, e as ambições de uma sociedade em um período de reinvenção e mudanças intensas.
Provavelmente vou reler daqui há alguns anos, e da próxima vez espero ter um conhecimento melhor do período abordado, o que vai tornar a leitura mais interessante, mas não importa o tempo que leve, creio que O Vermelho e o Negro nunca será uma leitura rápida para mim.