prof.vinic 20/08/2021Vermelhor (exercécito) e o Negro (batina) ...?Basicamente não sei o que achei deste livro! Durante a leitura eu gostei muito e ao mesmo tempo não suportava mais ... alguns trechos me deixaram no limite de abandonar! O problema é que o livro é super recomendado, um clássico da literatura mundial e um dos maiores expoentes do romance histórico psicológico ... eu tinha que ler.
Explico melhor meu problema, o enredo é interessante mas não consegui me ligar verdadeiramente ao Julien Sorel, embora eu estava realmente curioso para saber como sua história se desenvolveria até o final. A maior prova disso foi o tempo além do usual que gastei para ler a obra, ficando semanas sem vontade pegar o livro.
Mas vamos à história, inicialmente o jovem Sorel (embora o livro acabe com ele aos vinte e poucos anos, jovem portanto) vive sonhando com a glória igual a de Napoleão. Mas a dura realidade é jogada em sua cara e a vida tem que ser vivida. Para mim é a melhor parte do livro, reconheci o jovem-eu em sua visão do mundo, simplista mas realista para a idade e época. Esta linha vai até o momento em que ele se torna pretor dos filhos do prefeito de sua cidade provinciana ao sul da França, sendo a primeira grande virada em sua vida.
O enredo é recheado destas viradas, deixando o futuro de Julien sempre como uma grande incógnita. Mas, ao mesmo tempo, os detalhes meticulosos do ambiente ao seu redor deixa a história um pouco lenta de mais (a parte do seminário foi sofrível para mim).
Durante todo o livro ocorre citações de acontecimentos reais que mudaram a história da França naqueles anos 30 do século XVIII, mas o autor opta por não situá-los e nem mesmo nomeá-los. Só lendo sobre o livro pela internet que descobri que uma determinada passagem durante a segunda parte do livro (um encontro secreto, você saberá do que estou falando) se tratava da organização da Revolução de Julho de 1830 (Revolução das Três Gloriosas) que viria a derrubar o rei francês no período da restauração pós Império Napoleônico ... interessante, né? Pois então, o autor não fala sobre isso!
Mas repare que ainda assim o livro não é ruim, apenas que para mim o autor se focou em temas que me interessam menos do que os que ele deixou de lado ... possivelmente eu li o livro errado!
Resumo da ópera, é um bom romance psicológico, com uma trama instigante e recheado de reviravoltas ... mas não me empolgou tanto assim.
ps.: nunca foi explicado do porquê do nome deste livro, deixei no título a melhor interpretação que achei por aí ... o dilema do Julien entre suas fantasias napoleônicas (exército) e os estudos (batina).