Biblioteca da Pry 03/05/2023
Machado de Assis dispensa apresentações, mas sinceramente, a cada livro que termino a leitura vejo o quanto ele pode ser surpreendente.
Helena é um dos romances mais populares do autor, e ele entrega mais do que o esperado, e se por acaso você imagina que será mais um clichê da literatura, Machado de Assis vem para provar que ele não é de tão pouco.
O livro começa de uma forma simples e enigmática, com personagens simples e característicos da época. O que está sempre presente nas obras desse autor, são os valores sociais, éticos e sentimentais de cada um. Ele nos faz sentir e imaginarmos em cada situação.
A sociedade cheia de regras e pudores, nunca consegue superar os verdadeiros sentimentos e qualidades, independente do grau em que a pessoa esteja na sociedade.
Esse romance nos apresenta uma das mais magníficas escritas de Machado de Assis, palavras simples mas numa descrição e enredo que transcendem toda a semântica e entra no imaginário de forma revolucionária.
Sempre que leio uma obra de Machado de Assis, me pergunto como ele conseguia ser única em cada uma de suas obras. Porque simplesmente, não há nenhum livro publicado que não seja de aplausos.