spoiler visualizarMaria Clara 30/06/2013
Toda a diretriz que essa história toma ao longo do seu desenrolar, começou com a decisão definitiva e indiscutível que Ângela, mãe de Helena, tomou ao se casar com o Conselheiro Vale. Este, mesmo sabendo que Helena não era sua filha legítima, deixou um testamento em que constava o reconhecimento de Helena como sua filha e impondo que ela fosse morar com seu filho Estácio e sua irmã D. Úrsula, recebendo de todos grande afeto. D. Úrsula, a princípio, abdicou dos afetos responsáveis a ela para com Helena, mas o tempo e o jeito flexível e meigo de Helena conquistou os afetos de D. Úrsula. Dr. Estácio, bom filho, não questionou em momento algum a vontade de seu finado pai. Dr. Camargo se posicionou submisso ao documento testamentário, mas encarou aquele acontecimento como um obstáculo para que sua filha Eugênia se casasse com Estácio, pelo fato de haver mais uma herdeira, chegando até a ameaçar Helena em um ponto da história.
Depois de todo o alvoroço e estranhamento à chegada de Helena, as coisas se neutralizaram e os dois irmãos passaram a ficar mais tempo juntos, se conhecendo melhor e descobrindo as virtudes que possuíam. Nessas tentativas de tentarem se conhecer melhor, passeavam à cavalo perto da chácara que a família possuía, e perto dessa mesma chácara havia uma casa simples, com uma bandeira azul no topo, que chamou a atenção de Helena. Esses passeios matinais que davam juntos começaram a se esvair e Helena tomou como sua companhia freqüente o pajem, Vicente. Depois de alguns acontecimentos, como o pedido de casamento de Estácio à Eugênia, a viajem que fizeram até a casa de D. Clara, e a notícia de que Helena iria se casar com Mendonça, o rumo da história mudou. Por ora pode-se dizer que para um lado mais sombrio...
Depois de voltar da viajem que havia feito com Eugênia e sua família, Estácio se achou em um estado questionável em relação ao noivado de Helena e Mendonça. Mal desconfiava ele que toda aquela dúvida era pelo fato de amá-la. Para abrandar todo aquele desconforto, Estácio saiu para caçar, e no caminho de volta à chácara, viu Helena e o pajem sair da casa simples que tanto encantara Helena. Ápos presenciar essa saída de Helena da casa, tudo mudou. Estácio descobriu pelas circunstâncias a ligação de Helena com Salvador. Esta, se sentindo pesarosa, se recolheu em uma profunda culpa por não ter tomado outra atitude quando obteve contato com seu pai legítimo antes de se mudar para a casa de D. Úrsula. Ápos se martirizar por todos estes acontecimentos, se encontrou enferma, vindo a falecer pouco depois.