Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


jwliazyb 03/01/2024

"Inesquecível Helena"
Há tantos adjetivos estoteantes dentro da língua portuguesa que definitivamente me perco ao contá-lo nos dedos, mas nenhum me fará descrever o que significou Helena para mim durante esta leitura. Fui cativada, assim como os personagens do livro, pela graciosidade de Helena. Concluí o livro emocionada, assim como Estácio permaneceu em seu fim. Helena determina-se como a minha personagem literária favorita. Me sinto agradecida, Machado de Assis!.
comentários(0)comente



ninis 03/01/2024

Neste livro podemos observar outra face de Machado de Assis. Por mais que seja um romance que se difere em muitos aspectos dos livros mais conhecidos de Machado - despido de críticas sociais, ironia e conteúdo filósofico representado em poucas doses através de Helena - a leitura se mostra interessante e aprazível, com uma narrativa instigante e um toque de previsibilidade, que não torna a leitura menos agradável. Gostei deste livro e recomendo a quem deseja conhecer mais de Machado e também vejo nele a oportunidade de levar a palavra machadiana aos leigos, estimulando a leitura de seus clássicos tão bem escritos
comentários(0)comente



Danilo546 03/01/2024

Nome: Helena
Autor: Machado de Assis
País de origem: Brasil
Período de leitura: 19/09 a 21/12/2023

Comentário SEM SPOILERS: Levei um período bem grande pra ler este livro, pois por algum motivo ele não me cativou muito. A história é até interessante e eu já estava acostumado com a escrita antiga de Machado de Assis, mas acho que minhas outras leituras foram me envolvendo mais. Mesmo assim, gostei muito de ler essa obra e a edição da Antofágica é impecável! Me senti realmente lendo a história num folhetim do século XIX! Adorei conhecer um pouco mais da fase romântica do maior escritor do nosso país! ??
comentários(0)comente



hemily 03/01/2024

Uma pobre alma lançada num turbilhão.
Oficialmente: a minha obra favorita do Machado (mesmo que eu só tenha lido duas)

A obra foi uma experiência muito agradável nos últimos dias, para todos que ainda não têm um contato muito amplo com obras brasileiras, mas que admiram romances com um quê de Jane Austen ou Emily Brontë.
Helena é uma personagem extremamente profunda e poética, você se vê afeiçoada por ela em poucos estantes e sofre junto com os personagens ao final da narrativa.
comentários(0)comente



Bia 03/01/2024

Meu Deus, Helena?!
?Como podia um livro que, segundo as apostilas da escola, pertencia à ?fase romântica do Machado de Assis?, retratar uma mulher quase tridimensional, tão diferente das outras personagens romanceadas? (Alô, Iracema!)? - fala da jornalista Taty Leite na apresentação da edição da Antofágica.

É oficial: Helena é minha obra preferida do Machado de Assis (desconsiderando o fato de eu sempre falar isso a cada obra machadiana que eu leio pela primeira vez). Tem um quê de Jane Austen com um quê da tragédia de Édipo, misturado com um clima que não é o mesmo das suas obras mais conhecidas, como Memórias Póstumas e Dom Casmurro, o que didaticamente está relacionado ao fato de pertencer ao Romantismo, e então me fez a maior fã desta obra de Machado. Começar o ano terminando uma leitura como essa me inspira a ler mais (Machado).
comentários(0)comente



iisabelamoreiira 01/01/2024

Pra ser bem sincera, eu não gostei desse livro. Além de não ter conseguido acompanhar a história, o livro não te prende!!! Imagino que, se eu tivesse lido com mais calma, talvez eu entenderia melhor.
comentários(0)comente



Janice 31/12/2023

Um livro...
Que, como todo livro romântico, fode com o coração do leitor. Sem spoilers, mas é um grande romance de Machado, rápido de ler e muito triste.
comentários(0)comente



juvkaran 31/12/2023

O enredo do livro é bem interessante e dinâmico. ele perde mais na fluidez mas é algo das características de escrita da época
comentários(0)comente



Aurélio 31/12/2023

Sempre que falam mal de Machado de Assis para mim, geralmente por causa de Dom Casmurro, eu os recomendo ler Helena (o meu livro favorito de Machado, inclusive) porque essa obra data de um Machado de Assis diferente: romântico e mais jovem, mas já dono de uma habilidade de crítica e uma profundidade inigualável. A trama faz o leitor duvidar de seus próprios pontos de vista e se perguntar os limites do amor, as personagens são complexas e interligadas, e as reviravoltas abundantes. Helenas é daqueles livros que eu recomendo para qualquer um de olhos fechados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale 30/12/2023

Assim como em seus outros romances, em Helena encontramos as sarcásticas e sutis alfinetadas de Machado à sociedade encobertas no não dito, além de uma narrativa também pouco evidente que fica a cargo do leitor descobri-la. Helena é a mais nova e inesperada integrante que chega ao seio da família Vale. Sendo uma filha bastarda e de origem humilde, Helena compromete-se a conquistar a todos na casa, ao mesmo tempo em que esconde um comprometedor segredo. Mas cabe também fazer vista grossa com outras personagens que atuam em torno dos Vale, pois nem todos estão livres de más ações e intenções.
comentários(0)comente



Gabriella 30/12/2023

Machado sempre surpreendendo e a frente do seu tempo??????..
Esse livro me prendeu muito, uma história bem contada e surpreendente, muito à frente só seu tempo. O final é arrebatador
comentários(0)comente



leticia 29/12/2023

Segundo livro do Machado q eu li, e esse eu gostei muito mesmo, os personagens, e o final surpreendente, tem um plot mt bom e as últimas páginas realmente me chocaram, li chorando
comentários(0)comente



Iasmim09 27/12/2023

Helena
Um livro muito bom é que eu com certeza recomendo para todos. Um grande clássico! O livro tem reviravoltas é um final bem intrigante.
comentários(0)comente



Charly.nunes 27/12/2023

Que loucura que acabei de ler; quase achei que estava em um episódio de "a casa do dragão". Machadão conseguiu desenvolver toda uma trama de pecado e romance, para no fim lançar a loucura e o drama. A história começa pesarosa e clichê até uma certo ponto, mas os personagem vão se desenvolvendo com a narrativa de forma absurda, que da pra vc sentir o peso do sentimento de cada um, mesmo que tal sentimento nunca viessem a tona do leitor, sua descrição é muito viva. Ao pai e a Henela que ao tentar chegar na classe alta só receberam frustrações, na mesma pegada do filme "parasita", mostrando que uma classe não se mistura a outra, por mais que a personagem estivesse apta aquela vivência, ela não teria moral para receber nada da classe alta, nem sua herança, nem seu amor, muito menos sua significância como menbro da família, no final de todo esforço ela continuou na mesma situação que o pai, na miséria
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR