Léo 05/12/2021Uma fonte de aprendizadoEu nunca fui muito ligado aos clássicos. Nunca tive tanta vontade de ler esse tipo de livro, com exceção de Moby Dick. Esse sempre me despertou interesse e finalmente consegui realizar isso.
Primeiramente gostaria de falar sobre essa edição da Biblioteca Alta Cultura. A edição é espetacular. Lindíssima, capa dura, gostei das páginas e do tamanho da fonte, possui algumas belas ilustrações, além dos extras que adquiri por se tratar de um box de assinatura (um mapa, um outro livro e um marcador de páginas), porém, apesar da qualidade do produto, a revisão do texto deixou um pouco a desejar (diria bastante até). Tem um trecho logo no inicio do livro que parece ter sido traduzido no Google Tradutor, mas é o único. Ao longo do livro, onde a história acontece, há alguns trechos confusos por erro na concordância das frases e às vezes umas palavras que se repetem (se repetem). Ainda assim, consegui ler numa boa.
Sobre a história:
Ler esse livro foi um desafio enorme, pois ele é um livro bem denso e cansativo Um livro que exige muita concentração. Talvez o peguei em um momento errado, pois esse final de ano tenho me sentido extremamente cansado e estava bem difícil pegá-lo para ler. Quando eu pegava durante a semana, lia no máximo 15 páginas e em outros dias não lia. Aqui em casa, onde leio, é bem complicado me concentrar, pois 10 cachorros e outros barulhos não cooperam kkk. Mas me arrastando muito, consegui concluí-lo.
A história desse livro parece não ter nada de mais. Parece ser uma coisa boba, alguns marinheiros perseguindo uma baleia, além disso, a perseguição se passa bem no final. 90% do livro se parece com um manual de pesca e também, uma aula de história. Sim, o que me fez amar esse livro foi todo o conteúdo histórico que o autor nos entrega ao longo de suas páginas. Referências de outros autores, de acontecimentos históricos, de mitologias e diversas outras coisas muito interessantes explicadas em notas de rodapé. Então, mesmo que 90% do livro seja apenas isso, foi o que me fez amá-lo. Os momentos finais, onde se passa a caça à baleia Moby Dick é bem emocionante e confesso que o final me pegou de surpresa (sim, eu evitava conhecer a história por outras mídias, pois queria ler o livro antes).
O personagem Stubb é excepcional. Em diversos momentos chegava a chorar de tanto rir de algumas de suas falas.
O livro nos traz alguns bons ensinamentos também, como, por exemplo, o único possível resultado de uma vingança.
Esse é um livro que vou guardar para vida e que espero ler novamente.