Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Joao 31/10/2022

História boa; livro maçante
Muito bom escrito, não há o que falar sobre. O autor é muito inteligente, conseguiu deixar o livro riquíssimo em detalhes, mas tudo isso não foi o suficiente para tornar a leitura gostosa.

Poderíamos, facilmente, cortar vários capítulos da obra, confesso que não faria falta. Algumas são curtinhas, outras longas, mas muitas delas trazem textos que nos cansam demais.

Quando comecei a ler, rapidamente cheguei na página 100, entretanto, logo meu ânimo foi se esvaindo. Como eu disse, a obra é maçante. Orgulho-me por ter finalizado-a, pois no final dela, recebi um prêmio. Herman Melville termina o livro de uma forma maravilhosa, gostei muito. É como um arco-íris: ao final, há um pote de ouro.

Leiam, não se arrependerão.
gustavovillella 31/10/2022minha estante
Quero ler em breve! :)




Lobinha Sincera 29/03/2022

É uma aventura um tanto curiosa, muita discrição sobre as baleias seja por tipos, contos, um lado um tanto espiritual.
comentários(0)comente



Eduarda 19/04/2021

O livro que eu escolhi foi Moby Dick, um livro do século 19 escrito por Herman Melville. Ele é um livro demorado é muito bem detalhado, conta cada pequeno detalhe, as vezes se tornando um pouco entediante. Tive um pouco de dificuldade na leitura algumas vezes tive que voltar a página e reler, uma leitura demorada e as vezes se tornou cansativa. Um livro que você tem que ter muita força de vontade e não desistir. A maioria do livro são observações do personagem principal, e muitos temas sobre a navegação.
Bom sua história começa com Ismael que entra num barco para ir em busca de baleias, na verdade para se aventurar . Junto com um grupo de homens que diferente dele estão ali pela sua subsistência, pois se ganhava muito com a captura de baleias. O capitão do barco Ahab tinha apenas uma perna porque uma baleia o atacou, que a qualquer custo busca vingança dessa baleia chamada Moby Dick. Ahab acaba influenciando seus subordinados em um plano para matar ela.
Pesquisando um pouco sobre o livro soube que ele foi escrito inspirado numa historia que realmente aconteceu ,mas quando publicado não agradou seus leitores ficando um pouco de lado, e após anos depois ele se tornou um grande clássico. O filme: no coração do mar foi inspirado no livro. Eu indico sim ler esse livro, pois para mim foi uma nova experiência de leitura, mesmo sendo complicada em algumas paginas.
comentários(0)comente



Polly 12/02/2024

Moby Dick: foi difícil terminar (#198)
Passei cinco meses lendo Moby Dick. No meio do caminho, quase desisti diversas vezes. Fui atrás de vídeos de resenha no YouTube para me animar a continuar, alguns deles acabaram me convencendo. Cheguei ao final, que é um final tão épico quanto o narrador nos promete durante todas as páginas anteriores do livro. O final vale tudo o que vem escrito antes. Mas, ainda assim, não foi um livro fácil de ler.

Tenho zero problema com a linguagem, zero problema com a descrição exagerada da qual se utiliza o autor. Eu amo livros antigos e descritivos. São definitivamente meus preferidos. Nesses quesitos, Moby Dick ganharia cinco estrelas. O que não gostei foi o tema. Eu tinha asco a cada cena de caça e a cada descrição de abate e de corte de baleia. E, Ismael ainda tinha a cara de pau de chamá-las de monstros. Monstros, na verdade, eram o Capitão Ahab e seus homens. "Ah, mas o livro reflete o tempo em que foi escrito..." Eu sei disso, meu anjo, mas não deixa de ser um ruim ler algo desagradável, mesmo que esse algo fosse a coisa mais tranquila de se dizer um século e uns anos atrás. Não deixa de ter um sabor ocre só por ter sido escrito numa época mais selvagem que a nossa. E isso porque eu nem quero falar das inúmeras passagens racistas, viu? É difícil.

O livro se salva mesmo pela amizade maravilhosa entre Ismael e Queequeg. Por mim, eles não teriam pisado naquele navio nunca nessa vida. Herman Melville podia narrar uns dez livros das aventuras deles no chão mesmo, porque o início do livro foi a parte de que mais gostei da história. Rendeu-me boas gargalhadas a cena do quarto de hotel. Queria que o livro preservasse esse humor até o seu final. Mas, Ahab é tão baixa energia, que a escuridão toma conta da história assim que ele dá as caras nela.

Em resumo, eu torci muito pela baleia. E não sei se esse é o jeito certo de ler esse livro (risos). O livro vale pela escrita do Melville, pelo seu final e pela amizade entre Ismael e Queequeg. Só sei que quero, definitivamente, um livro do autor com um tema um pouco menos sangrento, pois provavelmente vou gostar..
amarogusta 12/02/2024minha estante
Casal real ou fic?


Karmille 12/02/2024minha estante
Parabens!! nossa eu acho q moby dick é um dos que comecei algumas vezes e desisti pensando se chegou o ano de tentar mais uma vez.


Polly 13/02/2024minha estante
Oi, Amaro. Não entendi sua pergunta. Qual é a sua dúvida?


Polly 13/02/2024minha estante
Sim, Karmille. Eu achei um livro extremamente difícil de ler. Ele exige um ritmo de leitura mais lento e a carnificina descrita é intragável. Mas acho que Moby Dick é uma daqueles livros que está na categoria de Ler pelo menos uma vez na vida. Ao ler, dá para entender por que é um clássico, embora tenha envelhecido mal em alguns muitos aspectos.


amarogusta 13/02/2024minha estante
Polly, querida, existe uma fofoca literária sobre o Melville ter sido apaixonado pelo Hawthorne (leia algo da correspondência deles, é babado). Daí a ideia de que Ismael e Queequeg seria uma representação desses dois; inclusive, fiquei sabendo de uma passagem na qual um deles fala sobre se casarem... Me diz o que tu acha S2


Polly 13/02/2024minha estante
Ah, entendi. Não sabia dessa fofoca literária hahaha Achei que, embora tenha uma certa tensão no ar, me pareceu mais pra dar um ar cômico na cena do que clima de romance. Mas se tem fofoca, tem história, né? Confesso que não lembro dessa passagem. Se li, não ficou na cabeça. Só sei que eles sendo casal ou não, os dois juntos é a melhor coisa que Moby Dick tem (e o final tbm) hahahaha




deardean 14/02/2024

Moby Dick há de nos sobreviver
Levei tempo pra terminar, um livro denso e cheio de significados e metáforas, e ainda um livro sobre um navio baleeiro.

Por isso ele tem muitas partes e não aconselho ler de forma rápida. Tem pouquissíma ação, e é um livro beeem detalhado, você terá vários capítulos sobre filosofia, cetologia, arquitetura, biologia, religião (várias), etc. são ótimos capítulos, mas se quiser ler tudo rápido você vai cansar.

Apesar disso, o livro por abordar também o cotidiano no navio, faz conhecer várias pessoas e admirar e temer por elas, levado junto aos personagens e se transformar em um marinheiro cheio de medo e glória. A caça da humanidade para algo fora do vazio e a loucura. É uma leitura espetacular por seus detalhes e suas reflexões.

Imensidão, tão profunda e eclética e uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana.
comentários(0)comente



Reginaldo Pereira 19/10/2024

Um tanto frustrante?
Namorei ?Moby Dick? por muito tempo; por alguns anos entrou na minha lista, mas outros passaram à frente; e agora quando concluo a obra, infelizmente, a sensação é a de não ter feito diferença alguma? Poderia tê-la lido antes? Poderia ter postergado mais um pouco? Poderia jamais tê-la lido? A resposta à estas perguntas é indiferente, e acho realmente bastante triste quando um livro nos deixa com essa sensação?

A história em si é até interessante, e não vou negar que me empolguei no início, quando tudo se passava em terra firme! Mas bastou o navio baleeiro zarpar para as coisas começarem a desandar?

Melville pra mim misturou 3 livros em 1 só:
- a história em si, dos personagens e da busca paranoica por vingança contra a beleia branca, até que é interessante!
- ?o ?manual de cetologia? possui seu valor, mas melhor seria se talvez estivesse separado em outra obra!
- ?as divagações sheaksperianas (e eu só sei disso por conta do posfácio!), são cansativas, enfadonhas, confusas e, muitas vezes, chatas? (acho que por isso mesmo nunca me animei a ler Sheakspeare?).

Mas enfim, valeu a pena? Acho que sim! Pra conhecer mais uma obra clássica tão mundialmente comentada; pra entender mais sobre baleias e a sua pesca (nesse item, me sinto quase um especialista!! kkkkk); e pra sentir saudades de outros estilos para os quais não vejo a hora de retornar!!! kkkkk
aartemesalva-nat 19/10/2024minha estante
Bom, Moby Dick será postergada por pelo menos um ano.


Roberta 19/10/2024minha estante
Valha meu pai amado! Sei nem se lerei um dia ?


Reginaldo Pereira 19/10/2024minha estante
Nat e Roberta!!! Eu não quis desnotivá-las?.. ao contrário: quero que leiam e me digam suas opiniões!!!! ?


Roberta 19/10/2024minha estante
Hahaha


graazifarias 19/10/2024minha estante
Ah, que pena! Lembro de sua empolgação no início?




D'ow 14/11/2022

BREVE RESUMO de um livro QUASE perfeito
A trama é muito boa, os personagens muito bem construídos; a história parece uma biografia, de tão bem contada que é.

No entanto tem demasiadas descrições que quebram as pernas, corta a brisa, manda o ritmo para "pqp". rs Descrições que poderiam ir para o final do livro, na forma de notas do autor. Por exemplo: tem um capítulo que fala sobre os tipos de baleias e suas características (resumidas) e tal. É muito cansativo, além de não agregar em nada, ainda quebra o ritmo da leitura. Talvez quem goste do assunto baleias, oceanos, navios e pesca, até goste dos termos técnicos descritos, eu que nunca pisei nem na praia com meu calcanhar rachado e micose entre os dedos, não gostei muito dessas partes/capítulos.

No mais é um livro fora do comum, muito bem escrito. Quem gosta de ler fica imaginando o trabalho de pesquisa que o autor teve, o esmero dos detalhes (alguns cansativos), porém admirável.

Para alguns essa história tem uma crítica social; Moby Dick seria o estado atrapalhando a vida das pessoas. Para outros é uma mensagem religiosa, onde o capitão seria o ser humano inconformado com DEUS (que seria representado pela baleia). Pra mim as duas teses estão certas, a gente pode pegar as referências de cada ponto de vista e criar a nossa própria opinião. Mas acredito que Herman Melville só queria escrever uma história legal para todo o público. E deu certo. É surpreendente, engraçado (pelo menos no começo) e com um final surpreendente!

NOTA 8,5

FRASE DA HORINHA: "Ninguém pode salvar ninguém. Temos de nos salvar a nós próprios."
comentários(0)comente



Guilherme2709 20/06/2024

Tudo que é genial é difícil
O livro é simplesmente genial mas se você está procurando um livro de aventura divertido, talvez, não seja o livro certo pra você.
A leitura é densa, é um livro de 600 páginas que eu demorei três meses para ler achando que ia demorar um mês no máximo, teve capítulos que eu li mais de duas vezes e não entendi nada, às vezes parecia que eu estava lendo um artigo científico.

Mas o livro é genial sim, não é simplesmente um livro sobre baleias e barcos e artigos científicos, é um livro que fala sobre psique, relacionamentos,raça, religião, ORGULHO ? e suas formas de destruir a vida das pessoas e as de quem estão a sua volta.

Moby Dick, é difícil, è denso, tem que ter força de vontade para terminar o livro mas não é um livro chato, desnecessário, é genial, com certeza um dos maiores clássicos da literatura norte-americana,
e quando você deixa a leitura te dominar, quando você mergulha na leitura, você não vai querer largar.
Se tornou para mim, uma Leitura Obrigatória (pelo menos em alguma fase da vida) e o final minha gente, você pode já conhecer a história, mas você vai ficar uns dois dias tentando (e falhando miseravelmente) digerir este livro, eu
fiquei pelo menos uns 7 minutos com a boca aberta deitado no sofá, esse livro me destroçou como se tivesse caído um barco em cima de mim.

Que livro incrível, com certeza quero reler pelo menos umas 2 vezes ( uma no original se possível) tenho certeza que não conseguia absorver nem 20% do que o autor quis passar, mas não me arrependo nem um pouco da leitura.
Vale a pena.
RANYY. 20/06/2024minha estante
Quero ler ?


Guilherme2709 20/06/2024minha estante
Faça um favor pra você e leia ?




Adriana1161 23/10/2022

Gigante
Super clássico da literetura norte-americana.
Uma aventura!
Muito bem escrito, um livro para ser lido com paciência.
Os capítulos se dividem em ação, divagação e informação. Aliás, aprendi bastante sobre baleias e embarcações! A edição da Editora 34 é linda, traz um mapa que acompanha o andamento do barco segundo os capítulos, e desenhos sobre baleias e barcos. Mesmo assim recorri ao Google algumas vezes para visualizar algumas coisas!
Faz crítica ao colonialismo, fala sobre amizade e até preconceito. Muitas menções religiosas também.
Personagens: Ahab, Ishmael, Queequeg, Stubb, Starbuck, e outros marinheiros
Local: Mares ao redor do mundo a bordo do navio baleeiro Pequod - meados do século XIX
@driperini
comentários(0)comente



BBG 27/06/2024

A Baleia Branca
A história é narrada por Ismael, um marinheiro que se junta à tripulação do navio baleeiro Pequod. O capitão, Ahab, obcecado pela vingança contra a baleia branca Moby Dick, conduz a tripulação em uma jornada perigosa. O livro é uma meditação sobre a vida, a morte e a influência de nossas escolhas. ??
comentários(0)comente



carvsnin 14/05/2020

oi
mil anos o meu pai insistindo pra eu ler esse livro pra eu me apaixonar por ele depois de adulta. vê se pode
comentários(0)comente



Luiz Rodrigo de 09/12/2023

Hahahuu este Mar ê nosso, Moby Dick !!!!!!
Moby Dick de Herman Mwelvile

Vigésima Quinta leitura
Período de leitura 12/03/2023 à 02/12/2023
Páginas lidas: 750/7.479

Então esta foi uma releitura para esta obra. O livro é o mesmo, eu definitivamente não.
Hoje não vou fazer uma resenha, pois desta vez, Moby Dick não foi uma leitura, foi uma experiência repartida pelos membros do *Clube de Leitura das Grandes Narrativas. Um consenso entre os integrantes é que a leitura só aconteceu pois estivemos juntos nesta leitura.
Vou deixar a resenha da minha primeira leitura no final desta seção . E falar das coisas que eu concordo ou não com este meu escrito. Uma coisa de cada. Eu concardo que o livro tem esta complexidade em determinar o gênero literário, e isto o tornar um livro tão único que é maravilhoso. Ainda amo o Queequeg, e agora mais pessoas amam este personagem. Agora uma coisa que vi com outros olhos, foram as terríveis cenas de carnificina com os corpos dos cetáceos, que eu tinha dito na minha resnha que sobrava humor, para mim agora não existe este tipo de espaço. Para mim falta humanidade nas mãos dos baleiros. E fiquei com ranço do Ismael cada vez que ele exaltava a profissão de baleiros.
Quando reflito sobre esta leitura penso o quanto a humanidade evoluí em alguns aspectos ou não... e ao mesmo tempo o que é interessante que eu também mudei ao longo destes anos. E isto é bom.
[Resenha 2018 Moby Dick
Este livro me surpreendeu de diversas maneiras. Primeiramente a complexidade de colocá-lo em um único gênero literário. Às vezes, se comporta como romance, uma peça de teatro e enciclopédico com os diversos capítulos de citologia. Apesar de ser um livro do século dezenove, a linguagem rebuscada me impressionou muito pois enriqueceu a narrativa e meu vocabulário. Outro ponto interessante é que no meio de tanto drama, e dissecação de baleia há espaço para humor.
A história se passa no baleeiro Pequod, o capitão Ahab e sua obsessão de vingança contra o Moby Dick, o cachalote que devorou a sua perna, em temporadas anteriores. Ele é muito persuasivo com os marujos, uma coleção de tipos, hoje em dia diriam que é uma cota para cada minoria, índios, negros, e canibais pagãos. O capitão Ahab é o personagem mais cruel. O arpoador Queequeg é o personagem mais legal, tatuado, pagão, canibal, príncipe de uma ilha tipo Polinésia, selvagem e principalmente sábio.
Eu li duas versões, o livro físico na versão bilíngue da Landmark (não foi dessa vez que arrisquei em ler em inglês), e uma cópia digital da Cosac & Nafy (os textos de apoio são incríveis). Além da magnifica versão da HQ do Moby Dick Christophe Chabouté da editora Pipoca Nanquim. Foi uma experiência maravilhosa.
Amei esta história desta obsessão, desta vingança. Apesar do final trágico dos tripulantes junto ao Pequod, fiquei feliz pois o meu monstro favorito ganhou.
Estes foram o livro de número 21 e 22, em 6534 páginas. Dou 4 estrelas e não cinco, pois na verdade eu sempre torci para Moby Dick, eu detesto a crueldade com os animais.]
comentários(0)comente



Delma Gama 11/07/2024

A sensação que tenho é que não consegui captar toda profundidade desse livro, cabendo, num futuro oportunista, exercer a releitura.

Mas no pouco que captei, o livro gira em torno do empenho obsessivo de um capitão na caça de uma baleia cachalote - a famigerada Moby Dick. Algo que muitos associam com o confronto homem X natureza, assim como uma viagem pelo inconsciente. Gosto muito dessas teorias e simpatizei com as ideias. Contudo, toda narração parte do ponto de vista de um certo tripulante (Ismael), acompanhado pelo seu amigo Queequeg, um canibal destemido.

Ambos geram uma comédia boa na história. Isso rompeu com a visão de livro denso e cruel que eu tinha. Lógico que o leitor tem que se acostumar com longos trechos sobre caças de baleia, com todos os detalhes, desde os recursos necessários, até o trato violento com os animais. Mas ainda me diverti horrores e gostei da obra.
comentários(0)comente



RyA 22/08/2020

Homem x Fera
Um clássico que lhe faz adentrar na vida em alto-mar através de uma emocionante história de aventura sobre a mais conhecida baleia-branca e seu rival o temeroso capitão Ahab, é contada através da visão de um jovem rapaz que por curiosidade e para desafiar-se, embarca em um navio baleeiro que pertencia a uma fiel tripulação de caçadores e seu obstinado capitão disposto a não capturar qualquer baleia, mas a maior e mais perigosa cachalote de todas, a grande Moby Dick. O autor Herman Melville aborda de forma profunda assuntos como vingança e ambição

O livro é excelente para qualquer amante do gênero e muito boa para aqueles iniciando no mundo da leitura.
comentários(0)comente



Fernanda 08/07/2020

Parece ruim, mas é bom!
Mais de 30 dias depois, consegui terminar. Pensei em desistir algumas vezes. Apesar disso, é um livro que vale a pena ser lido em algum momento da vida - sabendo que são 600 páginas que, lá pela metade, parecem não ter fim.
Narra a longa viagem de um navio baleeiro, cujo capitão persegue uma imensa baleia cachalote em busca de vingança. O livro é tão longo, e às vezes enfadonho, quanto a viagem. Faz uma descrição detalhada e exaustiva da baleia, que ocupa vários capítulos. Detalha ainda diversas reflexões do narrador sobre os mais variados assuntos.
Mas, o desfecho da aventura é surpreendente e deixa a impressão de que a leitura valeu a pena.
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR