Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol749 16/07/2024

A importância da jornada
Cada vez que me pego lendo um clássico é difícil se esquivar de opiniões pré concebidas pelo público em geral, Moby Dick se apresentou pra mim como um livro grandioso, e é uma aventura por si só encarar as numerosas páginas do romance, confesso que estava com grandes expectativas que fosse ser o livro que ia mudar minha vida e eu passaria a ser uma pessoa diferente depois dele. Spoiler: Não foi!
Narrado pelo arauto da tragédia Ismael, a aventura dramática dos baleeiros a bordo do Pequod tem tons de educacional, em momentos sendo um verdadeiro almanaque de informações e curiosidades sobre baleias, navios, navegações, esparmacete e afins. Por momentos essas descrições detalhadas me foram muito cansativas, e pela primeira vez fiquei tentada a simplesmente pular capítulos, mas fico feliz em ter encarado a aventura em sua totalidade, e se faz necessário não sermos anacrônicos ao analisar esse ponto, para ser descrito em sua plenitude a viagem implora por esses detalhes visto que na época era impossível dar um Google para ter noção sobre o tamanho de um cachalote ou como é feita a caça de baleias.
Muito bem escritos o livro é um prato cheio para momentos de reflexão pessoal, mas tbm sobre o comportamento humano enquanto sociedade, a loucura de grandeza do capitão Ahab é poeticamente tocante, e a ânsia por chegar ao objetivo final da viagem faz o livro ser degustado com muito prazer em suas frases mais fortes.
Sendo um todo, o pequod impede que você crie vínculos como indivíduos com cada um dos personagens que ele abriga, pois o navio é uma totalidade uniforme de braços, pernas e lanças, cristãs e pagãs que o compõem.
Fico feliz de ter me forçado a ler essa aventura até o final.
(Música pra trilha sonora- bandas : Ahab , Gojira)
comentários(0)comente



Bianca.Carvalho0 14/08/2024

Muito diferente.
Temos descrições extensas de diversas partes da embarcação e espécies marinhas enfrentadas pelos marinheiros.
Gostei da aventura e dos personagens, além das curiosidades
comentários(0)comente



antonia naiara 27/08/2024

O livro é monumental como a própria Moby Dick
Em um primeiro momento, podemos pensar que Moby Dick é apenas uma narrativa simples sobre um capitão louco perseguindo a baleia que lhe tirou a perna. Não é. Na verdade, adentrando a história, percebemos que Ahab não foi afetado apenas fisicamente e que, perdendo um membro, o dito capitão sentiu-se desafiado intelectual e espiritualmente, nutrindo, a partir daí, uma mórbida necessidade de vingança que impressiona o leitor. E agora, sim, esse é o problema.

Acompanhar a busca pela baleia vai nos deixando em estado de perplexidade à medida que a obsessão de Ahab, que sempre esteve ali, vai se mostrando em seu estado mais puro. Mesmo assim, somos inseridos de tal forma na narrativa do autor que, quando percebemos a real intenção do capitão, da mesma forma que os marinheiros, não conseguimos abandonar o que se começou. É muito tarde e resta somente esperar que o oculto tenha misericórdia.

Esta é uma história sobre o ser humano contra algo grandioso. Uma luta fadada ao fracasso com presságios iniciais que colocam o leitor em estado de alerta para aquilo que se segue. Dito isso, o livro é monumental como a própria Moby Dick.

Por fim, ciente de que jamais conseguiria tratar de todas as camadas desta narrativa e que serão necessárias releituras futuras para notar detalhes que não percebi agora, vou me limitar a concordar com Calvino quando nos lembra: ‘’?Um clássico é um livro que nunca termina de dizer aquilo que tinha para dizer?.
comentários(0)comente



Guilherme.Silva 04/09/2024

Escolhi a edição correta.
Um dos melhores início de todos.
As primeiras páginas não dão vontade de parar, é uma escrita poética com humor.
Se o livro continuasse neste mesmo ritmo seria um dos melhores que já li, mas...

A história fica lenta e muito detalhista, não chega a ficar chato como vários relatos de outros leitores, mas diminue bastante o ímpeto inicial.

Me lembrou Os Miseráveis, onde cada ação era antecedida com um capítulo descritivo, seja referente ao local ou um histórico para basear a história que seguiria. A grande diferença é que o título de Victor Hugo é bem melhor.

Estou certo que a edição do clube foi responsável por deixar a leitura prazerosa.

- os capitulos iniciais com Queepeeg são os pontos altos do livro.
- A frase sobre o púlpito é marcante.
- fiquei especialista em Baleia Cachalote.
- Aprendi o que é proa e popa.
- Muitas referências bíblicas.
- Final previsível.
- #timemobydick #foraahab
comentários(0)comente



Mikael.Klinke 19/09/2024

A todo pano!
Cada capítulo é de puro prazer, leitura agradável, uso das mais variadas e criativas maneiras de descrever uma cena simples.

1- Para quem gosta de literatura, impecável.

2- Para quem gosta do mar é um prato cheio!

3- Para quem gosta de aprender, uma verdadeira enciclopédia.

Sem dúvida não é um livro pra qualquer um, precisa gostar de um dos três pontos acima citados, no mínimo, para não ser parte da estatística de quem tem um pires de profundidade e se frustra ao ler uma obra tão bem feita, tenha isso em mente!

Se você, assim como eu, gosta de tudo o que eu disse, este livro te fará triste ao acabar, justamente porque aquela aventura maravilhosa chegou ao fim.

Não se deixe enganar pelas resenhas que dizem ser difícil ou tedioso, o livro simplesmente é para poucos mesmo, tenha a mente aberta e saiba que trata-se de uma aventura marítima bastante fiel à realidade de 1.800, mas tornou-se um clássico não atoa.

Sem pressa de acabar, curta um capítulo de cada vez.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Cassio65 24/09/2024

Que livro maravilhoso. Sempre tive uma avassaladora vontade de ler moby dick, nunca antes lido por mim, esta versão caiu em minhas mãos do modo mais aleatório possível. A leitura foi adorável, mesmo que um tanto curta. Que sensação incrível, com toda certeza hei de comprar a versão completa não resumida desta adorável obra!.
comentários(0)comente



Samuel1149 25/10/2024

Moby Dick ?
Eu peguei esse livro biblioteca da escola para ler ,eu gostei muito,a história é muito boa e é bem fácil de ler ,é um livro bem curto mas vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Larissa 10/11/2024

Adaptação
Por ser uma adaptação do livro original, até que foi bom, eu senti falta de certas partes da história, mas nada que altere o rumo da história. Meus filhos vai gostar de ler ??
comentários(0)comente



jsscmaria 14/11/2024

Um clássico merecido.
Tentei várias vezes ler este livro e nunca consegui chegar ao final. Tentei novamente e dessa vez foi diferente, não só terminei como gostei muito. A escrita é realmente magnífica e o livro merece todo esse reconhecimento de tantos e tantos anos.
comentários(0)comente



stayawake 17/11/2024

Divertido
Eu acreditava, de coração, que seria uma leitura chata e cansativa, mas o livro é divertido. Creio que a versão que peguei seja resumida, talvez cortando muito do que dizem ser prolixo, mas a história em si é boa, ouvir sobre como a vingança de um homem paranóico e perturbado levou todos a sua volta a ruína me faz pensar até onde vai a mente humana, até onde nossos sentimentos são capazes de mudar rumos da nossa história.
comentários(0)comente



Ana S. 04/01/2009

Eu gostei ;)
comentários(0)comente



mauriciocz 07/01/2009

Leitura Interrompida
Este foi um dos poucos livros que não aguentei ler na seqüência, e tive que retomar depois de uns meses.
A narrativa é interessante, mas todas as descrições excessivamente detalhadas de todos os aspectos envolvendo a caça à baleia tiram o vigor da história, que acaba abruptamente em poucas páginas.
Apesar deste ser considerado um clássico, prefiro o relato da história que aparentemente inspirou Melville: No Coração do Mar.
comentários(0)comente



Bernardo Brasil 08/01/2009

Muito bom.
Gostei muito da figura do capitão Ahab, e como o carater humano pode ser duro e sisudoem busca de vingança. Li esse livro quando tinha 15 anos, acho que uma releitura será bem vinda.

Se alguem quiser algo parecido, recomendo O Lobo do Mar de Jack London.
comentários(0)comente



M. Scheibler 23/11/2009

Tri legal, tchê...flor de especial esse livro !!!!
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR