Os Irmãos Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Os Irmãos Karamázov


719 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


@Matcholo 23/05/2020

Um daqueles livros que você se sente mais maduro quando termina, a leitura pode ser um pouco complicada no começo (foi meu primeiro russo) mas vale muito a pena insistir. Uma história que fala muito sobre religião, política direito e relações familiares. Cada personagem é muito bem construído e você se afeiçoa até aos personagens secundários. recomendo demais essa leitura.
comentários(0)comente



rsmorais 18/05/2020

É difícil dizer algo sobre essa obra que já não tenha sido dito. Desta forma, me reservo apenas a dizer que minhas expectativas eram altíssimas e, mesmo assim, foram todas superadas.

Foi meu primeiro livro de Dostoiévski, aliás, foi meu primeiro livro russo e não me arrependo da escolha de ter ingressado nesta rica literatura desta forma. Conhecemos o lado militar e o festeiro desta nação através de Dmitri; sua intelectualidade e sua seriedade através de Ivan; e ainda chegamos à simplicidade e à religiosidade através de Aliócha.

Entre os capítulos somos lançados a questionamentos psicológicos, existencialistas, religiosos, a medida que somos conduzidos de forma magistral por essa trama familiar.

Destaco ainda as já famosas passagens do Grande Inquisidor e do diálogo de Ivan com o Diabo. Os ápices dessa maravilhosa obra que continua ressoando em meu interior e suspeito que continuará ressoando por toda a minha vida.
Neto.Renato 19/05/2020minha estante
você achou a leitura dele fluida ou mais densa?




San 17/05/2020

O Pouco é Muito
O que posso dizer acerca dessa leitura, um livro imenso, uma das leituras mais difíceis que já me propus.
Uma leitura difícil e por vezes entediante, deixando meu cérebro tão preso em muitas questões, que era quase impossível ler muitas páginas por dia.
Com diálogos quilométricos, bem desenvolvidos e profundos, temas filosóficos como religião, o bem e o mal, a constituição psicológica dos seres humanos o certo e o errado.
Nos prende e repele, um misto de amor e ódio a leitura.
Quase desisti algumas vezes, mas o interesse em findar uma obra tão importante da literatura mundial me impulsionou a percorrer essa emocionante jornada, me mantendo renitente em intermináveis diálogos e nomes de personagens difíceis de pronunciar rsrsrs
Recomendo a leitura, contudo prepare-se pra grandes conflitos internos. Pois em irmãos Karamasov ?o pouco é muito?!
comentários(0)comente



Jessé 13/05/2020

Leitura rápida e prazerosa. Recomendo esse mangá para quem está com receio de não conseguir ler Dostoievski.
comentários(0)comente



César 09/05/2020

A culpa é novamente a matéria-prima de Dostoiévski em Irmãos Karamazov. E mais uma vez me deparo com um tratado sobre a mais elevada forma de purgar o mal praticado: a consciência. A aflição, o remorso e o estigma do crime são as mais elevadas e tenazes formas de aflição, superiores ao claustro e à ignonímia. É um livro denso e fatal e que nos traz não apenas uma história sobre irmãos mas antes de tudo a história de três filhos.
Neto.Renato 19/05/2020minha estante
ele tem uma leitura fluida?


César 19/05/2020minha estante
Neto, é uma leitura agradável. O vocabulário é simples e direto, com bons diálogos. As passagens mais complicadas são as introspectivas, com conjecturas e divagações dos personagens, mas são as mais envolventes justamente por sua densidade e entrega. No conjunto, apesar disso, lê-se fluidamente sim.


Neto.Renato 19/05/2020minha estante
fiquei com receio de ser truncado e pouco envolvente por esse aspecto, mas vou começar a ler logo então


César 19/05/2020minha estante
Boa leitura! Espero que goste.




Ariela 09/05/2020

Personagens cativantes e enredo maravilhoso
"Os Irmãos Karamázov" é um livro incrível, não só por ter um enredo viciante, como também por ter reflexões e questionamentos relevantes inseridos na história com maestria.
O livro conta a história da família Karamázov: o pai e seus três filhos legítimos (sendo eles de duas mães diferentes) e um bastardo, mas além disso tem inúmeros enredos secundários maravilhos, que não só eriquecem o principal, como são incríveis por si só.
A história se passa em um momento onde toda a família Karamázov está morando na mesma cidade e mostra seus conflitos. O enredo inclui relações familiares complicadas, triângulos amorosos, problemas com dinheiro, assassinato e julgamento.
Os personagens são complexos e extremamente humanos. No decorrer da história, é possível compreender cada vez mais cada personagem e entender os seus conflitos.
A questão do bem e do mal ronda o livro constantemente e está presente de forma muito bonita nos enredos secundários, como na história de vida do Padre Zossima e na história de Ilucha e seu pai. A questão religiosa também está presente no livro, cuja história inicialmente se passa num mosteiro. Na discussão religiosa também há ótimas reflexões, como no capítulo do Grande Inquisidor.
A riqueza da narrativa e dos personagens é fantástica. Os personagens são extremamente cativantes e, apesar de longo, o livro não é cansativo de modo geral.
Lorena.Mireia 09/05/2020minha estante
É uma obra-prima. Está no meu top 5 da vida.




queridasreticencias 04/05/2020

Sem Palavras
Não há como descrever este livro. Não há como fazer uma resenha. É uma experiência única de vida, sim de vida! Vc é cada um daqueles personagens, seu coração é cada coração presente neste livro. Dostoiévski colocou no papel o que sentimos e não dizemos, seja belo ou obscuro; colocou nossos questionamentos ocultos a tona; nos mostra o quão longe podemos chegar para conseguir algo que queremos muito, muito a nível de loucura; e como as consequências de impulsos são graves; nos conta como a natureza não falha desde o berço, vc agirá futuramente de acordo sua infância no passado; ele estuda nossos atos/psicologia momentâneaos e como um grande caos vai sendo construído aos poucos dia após dia bem aos nossos olhos, não percebemos pois estamos cheios de ódio, rancores e amarguras. Tudo isso ele constrói em uma história, simples assim, nos dando tantas lições de moral que nos faz tremer, Fiódor Dostoiévski nos deixa completamente nus diante este livro. Por fim, me foram arrancadas lágrimas pela primeira numa leitura em minha vida, uma sensação inexplicável me atingiu. Era exatamente isso que buscava como leitora, algo que fosse fazer diferença em minha vida. Com certeza todos que lerem, o terminarão sendo uma pessoa melhor de alguma forma.
Estou no ig @queridasreticencias
DANILOMORAES777 04/05/2020minha estante
Fiquei mais animado ainda para ler esse livro depois que vi este seu comentário. Tenho esse livro a algum tempo mas nem comecei a ler. Descuido da minha parte ?


queridasreticencias 05/05/2020minha estante
Nossa! Leiaaaa




almeidalewis 02/05/2020

Eita obra inesquecível
Esse parricidio inesquecível,a abordagem do consciente e inconsciente dos personagens de Dostoiévski
comentários(0)comente



Daiane.Mello 01/05/2020

Este é o volume I, mas por ora, eu confesso que nunca vi nada igual. Dostoiévski de fato foi um conhecedor da alma humana.
Os diálogos entre os irmãos Ivan e Aliocha no capítulo o grande inquisidor, são capazes de deixar a mente do leitor em parafusos.
comentários(0)comente



Vivi 22/04/2020

Sinopse

Um pai é morto pelo próprio filho. Em torno do parricídio desenvolve-se a obra de Fiódor Dostoiévski, 'Os Irmãos Karamázov', último romance criado pelo autor, concluído pouco antes de morrer. O enredo policial é apenas o ponto de partida para um romance que avança na compreensão do ser humano. Concentrando em cada um dos quatro filhos do velho Karamázov, Dostoiévski reflete os problemas da Rússia do século XIX e, como grande escritor, transcende seu próprio tempo, apresentando um painel dos dramas universais.
SOBRE O LIVRO: Quase um mês de um relacionamento sério com esse livro. Acompanhamos as traições, a inveja , a relação amor e ódio entre pai e filhos ( a meu ver todos queriam esse fim para o pai) e a certeza que nenhum ser humano pode viver em um pedestal por longo tempo. Toda uma essência do ser em si e muito bem trabalhada. Um frase muito pertinente aqui citada pelo próprio " Quanto mais gosto da humanidade em geral menos aprecio as pessoas em particular como indivíduo."
Como não refletir sobre o certo ou errado ou o bem e o mal quando nos deparamos a tanta filosófia em relação ao ser humano e até mesmo por ser falar em questões religiosas.
Temos o lado ateu e Religioso e as reflexões de Ivan Fiodorovitch Karamazov sobre " o tudo será permitido se Deus realmente existe". Me passou realmente vários pensamentos por aqui no meio de varias dessas conversas ( esse livro para os insones é otimo acreditem ).
A crítica social sobre Rússia também é gritante.
Nosso amigo aqui sabe tocar as profundezas da alma de seu leitor e sair realmente da zona de conforto com toda certeza. E isso é o que mais de maravilhoso em suas obras.
Vou sentir sdds.
comentários(0)comente



Natalie.Coppola 29/03/2020

null
É sobre família, crime, injustiças em vários aspectos. Um livro muito bom, com passagens bem cansativas, mas que vale a pena
comentários(0)comente



Victoria 22/03/2020

Duas paixões chamadas Aliócha e Ivan
Ah, os irmãos Karamázov virou uma paixão. Mesmo a fama e o peso de ser considerado a grande obra do Dostoiévski não me preparam pra esse livro. Fui ler porque li em algum lugar que junto com Édipo rei e Hamlet, esse era considerado um dos livros que melhor retratavam o complexo de Édipo pelo Freud. Nunca tinha lido um livro que tivesse personagens tão bem construídos psicologicamente, de tal forma que eu sentia que os conhecia como pessoas reais. Tive uma experiência bastante pessoal com esse livro, consegui me ver em dois personagens completamente opostos do livro, foi como ver um espelho duplo de mim mesma. Além disso, existem passagens que quero guardar pelo resto da vida, apesar da narrativa ficar um pouco monótona às vezes. Porém isso não é o suficiente pra tirar o fascínio que esse livro exerceu em mim. Agora quero ler tudo do Dostoiévski.
Janaina Edwiges 22/03/2020minha estante
Adorei sua resenha. Quero ler este livro também :)


Victoria 22/03/2020minha estante
Leia mesmo! Pra mim esse livro se tornou um dos favoritos da vida..


Dayvid Simplicio 24/03/2020minha estante
Victória, que maravilhosa sua descrição. Não deixe de se maravilhar com Crime e Castigo. Eu o li em 2012, e até hoje não houve obra mais impactante na minha vida.

Eu tbm estou lendo Irmãos Karamázov baseado nas ideias de Freud, que disse que essa obra é a maior elaboração artística do Ocidente.

Abraços.


San 25/03/2020minha estante
Eu lhe indico Os Thibault. Terminei o terceiro livro de cinco, é algo arrebatador. O autor venceu o prêmio Nobel de Literatura por essa série.


Victoria 25/03/2020minha estante
Estou lendo Crime e castigo atualmente, Dayvid. É incrível, acho que também vai entrar pros favoritos!


Victoria 25/03/2020minha estante
Fiquei interessada em Os Thibault, vou procurar pra ler.


Jonny 02/04/2020minha estante
Acabei de ler este livro esta semana, ele é um hino ao existencialismo, à espiritualidade, à liberdade, etc. As personagens são tão bem descritas que nos apegamos a elas, e no fim das tais 700 e tal páginas parecem poucas, porque na verdade esta obra está incompleta, Fiodor morre antes de a terminar. Todos estaríamos à espera de ver Dimitri solto, ou por exemplo, saber se Ivan cura daquela loucura intelectual que tanto o afligia. Para além da trama central temos outras pequenas tramas que compõem esta grandiosa obra, falo do relato sobre como Zozima se tornou um stariet, do frágil iliucha, e da conversa que Ivan tem com Aliocha antes de partir para Moscovo. Essa conversa é qualquer coisa de genial, Ivan era um ser atormentado pelo saber, pela filosofia. Ele se questionava sobre algo interessante "foi deus que fez o homem ou o homem que fez deus"; se não existe Deus então tudo é permitido. Mas falar de Ivan é pouco comparado com Aliocha. Este é a personagem central de toda a trama, ele é o mensageiro, o conselheiro, o apaziguador, no fundo ele se movimenta por toda a trama conversando e dando sua opinião sobre os mais variados assuntos. Aliocha era a cabeça mais centrada de toda a trama. Enfim... Há muito mais para falar desta obra, mas agora preciso de ler "o idiota". Boas leituras.


Victoria 03/04/2020minha estante
Se eu tivesse o poder de ressuscitar Dostoiévski do túmulo, o faria, só pra que ele escrevesse a continuação esse livro. Por mim ele poderia ser uma obra tão longa quanto "Em Busca do tempo perdido", que tem mais de 4000 páginas. Concordo com tudo o que disse, na minha opinião Ivan e Aliócha são os personagens mais interessantes do livro, porque eles parecem quase que dois lados opostos da mesma moeda. Quero ler O Idiota e Os Demônios o mais breve possível. Boas leituras pra ti também.


Gesiel 07/04/2020minha estante
Se possível, tente edições da editora 34.
Traduções direto do russo, com muitas notas de rodapé que enriquecem a leitura.
Até hoje me arrependo de quase 10 anos atrás ter lido Crime e Castigo pela Martin Claret.


Victoria 08/04/2020minha estante
Sim! Eu só ouvi falar sobre isso depois que já havia comprado as edições da Martin Claret. Mas vou procurar futuramente, até porque ele e o Crime e Castigo são dois livros que serão releituras pra vida inteira pra mim.




Rogério Simas 15/03/2020

Uma família não tão unida
É um livro que apresenta um panorama interessante sobre as relações entre irmãos.
Um bom romance psicológico, que apesar de longo, não é cansativo.
comentários(0)comente



Andreas Chamorro 08/03/2020

Disse algumas coisas na resenha que fiz para o segundo volume. Portanto só conferir.
comentários(0)comente



Andreas Chamorro 08/03/2020

Outra obra de minha lista de estudo. Confesso que esperava mais, todavia já superara Crime e Castigo para mim. E o que é o capítulo do sonho de Ivan? É absurdo de bem feito.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR