Amanda 14/01/2021
Macunaíma é muito sapeca, leitura surpreendente!
Macunaíma é muito sapeca, gosta muito de brincar kkk foi bem divertido ler este livro, recomendo demais.
O livro foi escrito no momento do modernismo em que os autores querem ?devorar? toda a cultura que vem de fora para que a cultura nacional se expanda.
Nesse período que foi escrito Macunaíma, o autor queria unificar o Brasil que era repleto de cultura, lendas e histórias, por isso que ele é exagerado e tem uma mistura de lendas de várias partes do Brasil.
?Macunaíma, um herói sem caráter ? trata-se do brasileiro que é um povo que ainda não tinha uma identidade/caráter formado, era um retalho de vários povos que invadiram e que se manifestavam no país, ou seja, ele é uma alegoria do brasileiro.
Além de retratar sobre a preguiça, algo que Mário de Andrade acreditava ser necessário em pais de clima quente como o Brasil.
O Macunaíma traz as três raças sofridas: o índio, o negro e o português, que é a etimologia do Brasil. Então, o autor foca em mostrar os problemas dos brasileiros que nunca foram mostrados:
1. A falta de identidade cultural;
2. A cultura submissa devido a divisão do Brasil;
(Cada estado tem sua cultura)
3.Descaso para com nossas tradições
(Não valorizamos nossa cultura de raiz, somente à europeia é boa) e a obra trabalha o contrário, que nossa cultura é boa e deve ser valorizada.
Entre outras coisas, leiam!