Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


India (2023) 04/05/2023

Não leria novamente.
É um personagem que me soou desagradável, mas posso não ter compreendido a "essência" .

Parece o tipo de obra que hipster gosta de dizer que leo e amou.
comentários(0)comente



Wania Cris 01/05/2023

Muito cauim Mário tomou...
Entendo perfeitamente o alvoroço que o livro causou no lançamento, mas hoje, com o mundo tão desnorteado como esta, tornou-se uma leitura confusa e cansativa. Foi bom rememorar lendas e estórias indígenas, ver a natureza convivendo com o homem e tudo de bom dessa relação, mas, céus, que preguiça...

Sei nem mais qual era o objetivo do livro, tanta coisa aconteceu que nem lembrava mais do tal amuleto...

Leitura pra se fazer sem compromisso, difícil se manter concentrado com prazo definido.
comentários(0)comente



Deza 30/04/2023

O livro é bastante engraçado, mas, sinceramente, não é meu tipo de história. Levanto aqui as principais razões
- é difícil entender, as vezes, precisa ler mais de uma vez para pegar;
- personagens demais para decorar, tinhas horas que ficava perdida;
- por mais engraçado que fosse, a narrativa não me prendeu tanto.
Adoro Mario de Andrade, ele é um dos meus clássicos favoritos, sou apaixonada pela sua escrita, mas isso não quer dizer que irei gostar de todos os livros.
comentários(0)comente



eu.juubs 30/04/2023

As brincadeiras nesse livro são diferentes!
Foi uma loucura do início ao fim. O macunaíma é um atacante de carteirinha, não deixou passar uma cunhatã se quer! No final das contas, eu virei fã do gigante Venceslau de Pietro Pietra, ele é um vilão digno de estar na Avenida Brasil ao lado da Carminha hehehehe. Mas a dúvida que fica é: será que o Macunaíma é o ancestral comum de todas as crianças bagunceiras que pintam a parede com canetinha??

obs: Neymar, agradeça ao herói sem caráter por ter criado o futebol!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabelle Maria 27/04/2023

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter
Mais uma vez, fiz essa leitura para a faculdade. Achei o livro muito divertido na maior parte do tempo e estou gostando muito do estudo que estamos fazendo sobre ele em aula, porque as coisas começam a ficar muito mais claras e a fazer mais sentido.

Apesar de ter uma estrutura narrativa um pouco fora do comum e algumas coisas serem um pouco malucas, eu não achei um livro tão difícil. Depois que você pega o ritmo e entende como a escrita funciona, a leitura flui e fica fácil de ler. E as referências a mitos, lendas e expressões brasileiras tornam tudo muito mais divertido e nos aproxima mais da história.

É uma obra muito importante, sem dúvidas, tanto pelo caráter estrutural e as técnicas usadas aqui, quanto pela reflexão crítica sobre o que é o Brasil e o que significa ser brasileiro. Macunaíma é um herói sem nenhum caráter porque não possui caracteres específicos, ele pode ser tudo e nada. E assim também é o Brasil e seu povo, com todos os seus símbolos que provém de tantos lugares diferentes. Acho essa reflexão muito interessante.

Enfim, gostei da leitura, mudou bastante a minha forma de ler e interpretar um livro.
comentários(0)comente



beatriz 26/04/2023

Amei!!
Peguei esse pra ler apenas pela obrigação da faculdade e confesso que tinha muito medo desse livro, achava que seria uma leitura muito difícil e massante. Mas para a minha surpresa foi exatamente o contrário!!! Terminei em 6 dias (sendo que minha rotina é corrida, então qualquer tempinho livre eu pegava o livro) e foi uma experiencia bem interessante, achei a narrativa tão dinamica que ficava toda hora querendo continuar lendo, pra saber o que mais iria acontecer.
O Macunaima realmente NÂO tem cárater (quem diria???), mas é maluco demais que a partir de certo momento ele consegue passar algo de cativante. A narrativa como um tudo é bem non-sense entao eu so fui levando, achando até engraçado muita coisa.
Porém, tenho que chamar atenção pra melhor parte do livro pra mim: o final!!!!! Realmente não tava esperando isso. Foi tão sei lá..... algo de melancólico e tão humano, e TAO bem escrito que fiquei sorrindo enquanto lia. A metalinguagem do final foi a cereja do bolo, muito muito legal.
Enfim... Resenha bagunçada, mas tinha que comentar sobre. Esse é um daqueles livros que a gente termina e entende 100% o motivo de ser considerado um clássico e ter tanta importancia no cenario literario.
comentários(0)comente



Silvia402 26/04/2023

Resenha - Macunaíma - Mário de Andrade
É um livro clássico modernista e indianista, uma leitura praticamente obrigatória, que retrata a vida indígena e as aventuras do protagonista Macunaíma, o herói sem caráter. No livro tem muitos termos que são relacionados à cultura indígena, como lendas, os nomes de tribo como a que macunaima pertencia, a tribo Tapanhumas e os custemes deles. O herói viaja bastante durante a história, no livro são citados nomes de muitos estados do Brasil, ele também passa por várias transformações, faz muitas artimanhas, conta muitas histórias, lendas indígenas, e outras histórias que explicam o surgimento de alguns dizeres populares. Também é pode se perceber a aculturação que os indígenas passaram ao serem inseridos no meio urbano, e as diferenças entre a cultura e vida urbana, da vida indígena , o autor faz a crítica em relação ao eurocentrismo, a influência da Europa, principalmente da França sobre a cultura e vida no Brasil, entre outras coisas. É uma leitura construtiva, porém confusa, demorada, foi complicado terminar esse livro, a história é muito confusa em alguns pontos, são muitas histórias e termos para um livro só, enfim clássico.
"A Máquina era que matava os homens porém os homens é que mandavam na Máquina..."
"POUCA SAÚDE E MUITA SAÚVA,OS MALES DO BRASIL." Crítica.
"Carrapato já foi gente que nem nós... Uma feita botou uma vendinha na beira da estrada e fazia muitos negócios porque não se incomodava de vender fiado. Tanto fiou tanto fiou, tanto brasileiro não pagou que afinal carrapato quebrou e foi posto pra fora da vendinha. Ele agarra tanto na gente porque está cobrando as contas." História.
Tiago Absolão. 26/04/2023minha estante
Achei interessante o contraste de termos certas dificuldades com termos indígenas que não são estrangeiros, mas facilidade com termos em inglês, que é estrangeiro. Deu vontade de ler apesar de o livro parecer confuso e não linear. Sobre o trecho citado sobre as máquinas, achei fantástico.




Paulo Henrique 26/04/2023

Eu esqueci de pôr os históricos de leitura então vou colocar tudo nessa resenha kk. li por conta da faculdade, se tivesse lido sem orientação do professor (ainda bem que não fiz), teria odiado. o livro eh mto doido, mas muito entendível quando se estuda toda a complexidade do mário de andrade e do modernismo brasileiro. a síntese do país é muito bem entendida no livro quando você estuda esse período e eu diria que resume bem o que é o brasil. por fim, eu diria que gostei bastante, apesar de ter lido uma edição de 1975 sinto que perdi muitas coisas. um dia releio numa edição mais nova
comentários(0)comente



andre.nns 26/04/2023

Me recuso a terminar esse livro, entendo completamente o valor histórico que ele tem mas não consigo ler tanta coisa extremamente problemática e imoral como se nada estivesse acontecendo
comentários(0)comente



Rafaela 26/04/2023

Macunaíma
Esse livro é surreal. SURREAL. simplesmente surreal.

ele tem um ritmo tão interessante. às vezes, tudo acontece tão rápido cm tantas descrições tantas palavras tantos acontecimentos tantas palavras tantas personagens que causa até uma certa vertigem. são parágrafos inteiros sem uma única vírgula, fazendo você prender a respiração enquanto tenta acompanhar cada palavra numa velocidade absurda.

eu posso falar que entendi 100%? não posso porque sou honesta. mas eu senti.

é muito interessante observar esse livro numa era em que há um intenso debate sobre o papel moral dos livros. porque só alguém muito bom pra te fazer ficar preso em um livro sobre alguém tão filho da put/ . você passa as páginas pensando "meu deus, o que esse desgraçado vai fazer a seguir?" e continua lendo e lendo e lendo.

e o final? o que falar desse final? ele traz uma melancolia, uma certa humanidade, que acaba se tornando perfeitamente inesperado.

eu acho que eu só poderia descrever esse livro como um sonho, ou talvez um delírio. algo entre essas duas coisas, se é que realmente existe uma distinção entre elas.

e, bom, também não sei se o Mário foi um gênio ou um louco. mas talvez não exista uma diferença entre essas duas coisas, então, não importa.
comentários(0)comente



Maria 26/04/2023

Que viajem
Mano meu deus que livro é esse??? Entendendo que é um clássico mas literalmente me arrastei para chegar ate o final. Muita viagem e uso de coisinhas ilícitas para compreender esse livro
comentários(0)comente



Adri.RMonteiro 24/04/2023

O livro conta a história do índio Macunaíma. Nasceu na floresta Amazônica. Tem a capacidade de se transformar em muitas coisas. No desenrolar acompanhamos a busca de Macunaíma pelo sua ?muiraquitã?, lembrança de sua falecida esposa Ci. Ele viaja para São Paulo, se mete em muitas confusões.

O autor tenta colocar a diversidade cultural do povo brasileiro na figura desse ?herói sem caráter?. Traz nas falas muitas expressões culturais.

Apesar do contexto todo que há por trás da escrita, não gostei. Precisei fazer um esforço enorme para entrar na história (e não consegui). Li pelo fato de ser um ?clássico?, mas deixou muito a desejar.
comentários(0)comente



nabia.mm 21/04/2023

Uma pena, mas eu odiei
De verdade mesmo, eu sempre valorizo os livros que o professor indica nas aulas de literatura. Foi o q aconteceu com 'O Cortiço' ano passado e se tornou um dos meus livros favoritos

então podem ter certeza que eu comecei essa leitura de braços abertos

porém foi uma decepção

a leitura foi EXTREMAMENTE DIFÍCIL. Mto complicado de entender o raciocínio do livro, as viagens dos personagens, as analogias e metáforas

S.O.S

chatíssimo até de entender a crítica principal do livro

Macunaíma é um dos piores protagonistas que eu já conheci, e dele eu só senti raiva

a única coisa legal foi a imersão aos contos indígenas, as lendas e tudo mais... de fato uma fantasia brasileira

mas foi um saco :(((
comentários(0)comente



Bianca Martins 21/04/2023

Fantástico
Um livro fantástico, mas com uma leitura extremamente difícil, então recomendo o áudio book, tem no YouTube.

Para mim foi uma escuta muito prazerosa, pois sou amante da cultura e folclore brasileiro, além de já ter lido e pesquisado sobre muuuitos assuntos dos povos originários brasileiros e conseguir identificar muitas expressões Tupis, o quê facilitou o meu entendimento da história.

Infelizmente não é uma leitura para todos, pois trás muitas dificuldades da língua e contexto. Recomendo assisitir ou ler algumas resenhas antes, para ficar por dentro do contexto e dos acontecimentos, isso ajuda caso se sinta perdide em algum momento, saber o rumo da história é crucial. Entender o contexto em que foi escrito e o porquê também facilita bastante.

Vale a leitura, mas não se pene caso resolva abandonar. É realmente difícil.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |