Mar morto

Mar morto Jorge Amado




Resenhas - Mar Morto


448 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Clara1738 24/10/2020

Iemanjá leva mesmo
Mar Morto me surpreendeu em tantos pontos que sou incapaz de enumerar todos mas resumindo: incrível! Sempre bom sair da minha zona de conforto e ler coisas totalmente diferentes e com certeza Jorge Amado foge de tudo que eu leio. Mas é maravilhoso me fazendo sentir, raiva, amor, compaixão, tristeza, tudo em pouquíssimos dias... foi uma sensação incrível ler esse amor trágico e com certeza INDICO!
comentários(0)comente



Ludmila 14/10/2020

Nosso Brasil!!
Jorge Amado resgata a memória de um povo! Um povo que depende do mar, que se angústia com a possibilidade de não conseguir voltar, mas que ao mesmo tempo não desisti de sua sina de encontrar Iemanjá, a rainha do mar!

Resgatando ancestralidade, resgatando a memória daqueles que tanto lutaram e resistiram no processo de dominação brasileiro, Jorge Amado nos enche de nostalgia em "Mar Morto"!

Viva Iemanjá, nossa rainha do mar, mãe e amante dos homens do mar!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigues 29/09/2020

Primeiro livro da literatura Brasileira que li na vida
Em 2001 eu vi a novela da Globo,Porto dos milagres,onde contava a história de amor de Fuma e Lívia,falava sobre Iemanjá e sobre a cultura da Bahia e gostei muito.
Quando descobrir que era uma novela baseada em um livro gostei muito.Conseguir ler esse livro só em 2004 e gostei muito.
Nesse livro em específico eu pude conhecer como vivem os pescadores,as suas dificuldades,em como eles acreditam em Iemanjá ( coisa que eu particularmente não acredito,porém respeito) e no grande amor de Guma e Livia,o pescador que se apaixona pela menina rica.
Livro extremamente bem detalhado e desenvolvido.Acho que comecei a ler os livros de literalmente por uma grande obra.Um clássico
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Naiana 13/09/2020

Ganhei recentemente a coletânea de Jorge Amado publicada pela editora Record em 1982. Tem muitos anos que li apenas umas duas ou três obras desse escritor e resolvi redescobri-lo nessa pandemia. Confesso que entre Mar Morto e Seara Vermelha, Seara me tocou muito mais, entretanto Mar Morto tem a mesma pegada triste que mostra o sofrimento de que sobrevive daquilo que lhe sobra. Enquanto Seara retrata o sofrimento dos retirantes, a labuta do trabalhador do sertão em busca de conseguir algo para chamar de seu, Mar Morto retrata a vida no cais, dos pescadores e saveireiros, a vida do ir e vir entre Salvador e o Recôncavo baiano, mas também daqueles que ousaram ir mais além para outros portos e até outros oceanos. E uma vida tão sofrida quanto a dos retirantes, enquanto uns se arriscam no caminho da terra prometida o outro se arrisca nos mares, faça chuva ou sol, até mesmo em meio a tempestades mortais para conseguir sobreviver e sustentar sua família. A trama principal se desenrola sobre a vida de Guma, mas seus companheiros de profissão e de vida também têm suas vida e muitas vezes morte descritas nas páginas do livro.
comentários(0)comente



Leãozinho 13/09/2020

Sensacional
O início é um tanto confuso, a leitura é arrastada e aparentemente não há uma ordem cronologia, mas conforme se avança na história, tudo começa a se encaixar e a fazer sentido. Quando menos se espera já se apegou aos personagens.
"Acompanhar" a vida dos homens que vivem do mar e das suas mulheres traz uma percepção para a vida que todos deveriam ter a oportunidade de ter.
É uma obra prima da literatura brasileira, todos deveriam ler a história da vida de Guma.
comentários(0)comente



EvaíOliveira 12/09/2020

Jorge Amado dos meus pecados
Mais uma das obras geniais de Jorge Amado. Paralelo ao culto à rainha do mar, Iemanjá, a obra apresenta a vida dura dos marinheiros, os desejos muitas vezes não alcançados, prostituição e contrabando.
A única coisa que me desagradou, foi o final. Não queria que...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



daiane301 28/08/2020

Jorge Amado escreve de forma tão linda, quase poética nesse livro. A história de Guma, a cultura dos homens do mar que aceitam seus destinos nos braços de Janaina, realmente me cativou. Os personagens são profundos e complexos, muito bem aproveitados, me apeguei a todos de certa forma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaysrochamed 25/08/2020

Na beira do mar
Apesar do mar ser lindo, ele tem os seus segredos, seus mistérios e traz consigo devaneios dos marinheiros que ali dependem e também tristezas das mulheres que esperam a vida toda o dia em que seu marido desaparecerá naquele imenso mar, o Mar Morto. O mar de Iemanjá, de Janaína. O que fica é a esperança, a espera de um milagre daqueles que ali dependem das águas turbulentas, para que um dia tudo isso acabe, que as mulheres não criem seus filhos sozinhas, que não haja a evasão escolar, que não exista desespero e dor na beira do mar.
comentários(0)comente



Eduardo 22/08/2020

Linda história, retrata bastante as questões relacionadas as cresas, o conformismo em relação ao destino.
comentários(0)comente



448 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |