Mar morto

Mar morto Jorge Amado




Resenhas - Mar Morto


448 encontrados | exibindo 376 a 391
1 | 2 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30


Babi.Dias 22/02/2018

Mar Morto
Meu livro preferido da vida toda!
comentários(0)comente



Erick.Ramos 16/02/2018

Esse livro foi indicação do meu amigo.
Através desse livro, pode ser marinheiro e conhecer as profundezas do mar sem precisar entrar em um barco.
comentários(0)comente



Viviane 15/02/2018

Mar Morto
É tanta gente na beira do cais da Bahia... são homens e mulheres, são Gumas e Lívias que tiram seu sustento do mar.
São marinheiros, mestres de saveiros, malandros , bêbados e prostitutas que vivem em situações precárias e que têm suas vidas guiadas pelo inexorável destino.
Para eles, o mar é amigo mas também é traiçoeiro. É dele que se tira o sustento, o pão de cada dia ; mas é nele também que mora Yemanjá, a rainha do mar, aquela que decide se o homem volta para o cais ou vive eternamente em terra de Aióca.
comentários(0)comente



marcelo.batista.1428 21/01/2018

Uma tragédia baiana
Na minha opinião, o livro conta uma tragédia (aquelas histórias em que no nascimento o seu destino está traçado, principalmente o seu fim) ambientada no cais baiano e narrado poeticamente. Reconheço a qualidade da escrita, o retrato bem feito de uma sociedade, mas foi uma leitura um tanto melancólica e repetitiva para mim. Não caiu bem rs
Aline Regis 16/05/2018minha estante
undefined




Julio.Argibay 04/01/2018

Bahia
Um clássico da literatura brasileira. Guma eh um personagem forte, pertence ao mar. A vida dos marítimos eh retratada de forma visceral. Show de bola. Salve Jorge.
comentários(0)comente



Gláucia 03/01/2018

Mar Morto - Jorge Amado
A história gira em torno do mestre de saveiro Guma mas o grande personagem aqui é o mar. Com toda sua beleza, imensidão e perigos é o centro gravitacional de toda a população da cidade onde a ação se passa.
A narrativa tem um tom de música de Dorival Caymi, enaltecendo as características do mar, sua grandeza e principalmente a relação dos homens com ele. Desde o início somos levados a esperar por um destino único, uma espécie de fatalidade que aguarda a maioria dos trabalhadores do mar e com isso o livro é bastante previsível.
Não encontrei aqui o elemento que sempre me atrai e mais me chama atenção nos livros do autor: a criação de personagens que são verdadeiros tipos, muito marcantes. Acredito que a intenção do autor foi realmente exaltar e homenagear o mar.
comentários(0)comente



Geh 05/10/2017

Bom
O enredo é interessante, mas fiquei confusa com alguns momentos.
comentários(0)comente



João Luiz 02/10/2017

Guma, um saveirista que nasceu e cresceu na beira do cais, na Bahia. Uma vida sofrida deste a infância, sempre a bordo do saveiro do tio, que depois se tornou dele. Uma bela história, com momentos um pouco maçantes, mas vale a pena.
comentários(0)comente



Matheus Barbosa 16/07/2017

História fraca
Simplesmente não consegui amar o Jorge Amado.
comentários(0)comente



Felipe Gualçoni 16/03/2017

Literatura pura e história contaminante
Quando comecei ler esse livro não dava muita esperança de ser contaminante, apesar de ter um ótimo autor. Ao decorrer da história foi começando a ficar interessante o jeito que ele à contava. Uma forma clara e limpa, apesar das palavras diferentes que tive que pesquisar e conhecer os significados.
O livro nos trás bastante literatura e uma história bastante rica em narrativa, mas também tem bastante falas que nos deixam mais interessados. No começo conta a como acontece uma tempestade arrasadora no Cais da Bahia e conta também a paixão entre Guma e Livia.
Recomendo a leitura pois o livro te deixa bastante contagiado, desperta grande interesse e nos trás uma literatura incrível.
Jorge Amado, simplesmente um clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel 27/11/2016

Mar Morto
Jorge Amado é responsável pelas mais incríveis, belas e divertidas narrativas da literatura modernista. Em Mar Morto não deixa de ser diferente. Através de uma narrativa que mostra a vida no dia a dia dos trabalhadores das docas em seus saveiros, Jorge Amado nos apresenta a história de Guma e Lívia, acompanhada dos elementos mais regionais: o candomblé, as cantigas de trabalho, as canções populares, as expressões coloquiais e tudo o mais que Jorge Amado soube imprimir às letras brasileiras.
comentários(0)comente



Fabio Shiva 04/08/2016

Odoyá!
A cada livro de Jorge que leio, mais Amado ele se torna por mim. Uma canção pungente sobre as dores e amores dos homens do mar. Salve Jorge! Odoyá!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
comentários(0)comente



Ludmila 07/06/2016

Mar Morto
A história retrata a vida do povo simples da Bahia que vive à beira do mar, a vida dos homens comandantes de saveiros e de suas mulheres que vivem o dia como se fosse o último, já que sabem que um dia o mar pode levar a vida dos homens que nele trabalham, sendo esta sempre a vontade de Iemanjá.
A linguagem do livro é regional e representa como é a fala dessas pessoas simples daquele local.
Além disso, os significados religiosos são importantes, já que Iemanjá e os orixás são citados o tempo todo na narrativa.
O personagem principal é Guma e o livro vai mostrando a vida dele e de outros personagens da Vila onde moram com um preciosismo e uma realidade incrível!
Vale destacar a força de personagens mulheres neste livro, como Rosa Palmeirão
É um livro ótimo, leitura recomendada!
comentários(0)comente



Mari.Chaves 02/06/2016

O povo de Iemanjá tem muito o que contar
Que leitura fantástica! Sério,eu devorei esse livro.Acho que é por isso que estou tendo muita dificuldade para esquematizar meus sentimentos em relação a ele. Tudo o que tenho são apenas frases sem nexo pipocando na minha cabeça.
O livro,basicamente,conta a história de um mestre de saveiro,Guma. Não só dele na verdade,como de todos os moradores da beira do cais,na Bahia. Sua luta,seus amores,seu destino de um dia de serem levados por Iemanjá,para as Terras Do Sem Fim de Aiocá...
É uma linda e triste história.
Meu avô com certeza teria adorado este livro.Que saudade dele...

"Agora,vinde ouvir essas histórias e essas canções.(...)E se ela não vos parecer bela não é culpa dos homens rudes que a narram.É que a ouvistes da boca de um homem da terra,e,dificilmente um homem da terra entende o coração dos marinheiros.(...)Pois o mar é mistério que nem os velhos marinheiros entendem."
comentários(0)comente



448 encontrados | exibindo 376 a 391
1 | 2 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR