Evs ! 30/10/2024
Depois de 5 meses que terminei ler....
(já adiantando que a resenha talvez seja um pouco grande demais e contem spoilers)
bom, esse foi meu primeiro contato com um livro do king, confesso que escolhi IT mais como um desafio pra mim mesma, e num geral eu até que gostei, por mais que assim como todo livro, tem seus lados bons e seus lados ruins.
lado bom: personagens MUITO bem desenvolvidos, todos eles (até a bervely que é uma ?? dos infernos) é tão bem escrita que me fez ficar com raiva, o terror que o king transmite é tão surreal que me fez ficar com medo de verdade e eu não sou muito de ter medo lendo, mas senti medo por mim e principalmente pelas crianças, tudo o que acontece com eles na infância é de um terror absurdo, tanto que eu não tinha coragem de ler esse livro de madrugada kkkkkkkkk a construção da coisa, da cidade, dos outros vilões (aqueles moleques malditos da escola) e o universo em geral foi um dos melhores que eu já vi em todos os meus anos de leitora, muito disso por cada detalhe que o king coloca no livro.
lado ruim (que infelizmente são maiores que os bons):
1°- como citei acima, a escrita do king nos leva pra dentro do universo da coisa, mas tem TANTOS detalhes muitas vezes tão desnecessários que teve momentos em que eu viajava na maionese e a cena que ele tava descrevendo ficava fora de contexto. juro, é absolutamente tudo nos minimos detalhes, até a cor da madeira da cabeceira da cama, o brilho verde da placa grande amarela e cinza na entrada da cidade e bla bla bla, se não fosse tanta descrição de coisas insignificantes, acredito que esse livro teria 500 páginas a menos. era uma chatice ler essas coisas, isso foi um ponto crucial pra eu demorar mais de 3 meses pra terminar de ler esse livro, a leitura começava a ficar arrastada, cansativa e pouco interessante quando ele começava a detalhar até se o fio de cabelo da menina que passava do outro lado da rua tinham pontas duplas. se não tivesse isso seria um dos melhores livros que eu ja li na vida pq ele escrevendo cenas importantes era o máximo, me prendia ao ponto de eu engolir as paginas.
2°- não sei se aconteceu com todo mundo, mas eu me perdi MUITO no quesito de acontecimentos do passado e do presente, principalmente nas primeiras 200 páginas. eu ficava tão confusa que as vezes tive que voltar 3 vezes pra ler de novo e entender, ele muda o tempo dos acontecimentos rápido demais e sem colocar um aviso de que tava voltando pro que aconteceu no passado, eu fiquei tão frustrada com isso que tive que assistir os dois filmes (ISSO MESMO, ANTES DE TERMINAR DE LER) pra conseguir compreender o que tava se passando, só depois que eu terminei de assistir que eu fui entender o que se passou antes e que tava acontecendo no presente.
3°- teve cenas que me enjoaram demais, principalmente aquela "orgia" com a bervely, que não mudou merda nenhuma na historia (apesar de toda aquela ladainha de conexão e nao sei o que, q inclusive não fez sentido nenhum depois) então eu penso: PRA QUE colocar????? mas enfim fiquei com a impressão de que o autor só procurou um pretexto pra fazer uma cena assim pq eu percebi que ele tentava de todo jeito sexualizar a bev (e varias outras mulheres) desde o inicio do livro sem nem tantar esconder, o que me deixou mega enojada k...não vou entear em detalhes, tem umas coisas que simplesmente não precisa sabe kkkk fora outras cenas que são intankaveis até pra um livro de terror.
os últimos 10% do livro eu vejo como um grande borrão, além de muitas pontas soltas e questões sem respostas que se eu for citar fico aqui escrevendo a noite inteira, as mortes tbm foram rasas e sem sentido, o que me frustrou muito pq em um livro que apesar dos pesares me fez sentir tantas coisas diferentes, eu esperava sentir uma tristeza maior (principalmente com a morte do eddie) e não foi isso que aconteceu pq o autor simplesmente decidiu "ignorar" os sentimentos dos outros personagens quando isso aconteceu e é inegável que a tristeza do lado deles daria uma cara muito diferente pra como os leitores iam ver as mortes, enfim...
por ser um livro de mais de 1000 páginas eu acabei saindo mais frustada do que contente com a leitura, não sei se eu pegaria outro livro do king pra ler pq já fiquei sabendo que todos os livros dele são muito desnecessariamente detalhados pq como a maioria dos autores ele tem um padrão de escrita e isso acaba afetando a leitura..
ps: richie eu te amo, bervely vai tomar 🤬 #$%!&