spoiler visualizarBeatriz 31/07/2024
Meu primeiro com tanto com essa obra foi através de uma animação antiga, sem ser a da Disney, que mesmo com o passar dos anos ainda lembro da estória. O livro é muito bom, porém me perdi em algumas momentos da narração, como as vezes que o autor fica falando de arquitetura, impressa e como não foi preservado algumas construções importantes para Paris.
Apesar de conhecer a estórias através dos filmes, foi a primeira vez que li o livro na íntegra. Não deveria ser surpresa que muitos acontecimentos do livro são totalmente modificados ou excluídos dos filmes para ser possível serem assistidos pelas crianças.
Acho que Quasimodo sofre mais no livro, tenho pena dele e ele com certeza não iria querer a minha.
Terminei o livro meio arrastada, podia ter sido mais rápido, mas é uma leitura que vale a pena. Victor Hugo faz um trabalho fantástico ao recriar Paris do século XV, não só o cenário mas contexto histórico também. Odeio Phoebus, esse otário, com certeza não esperava a personalidade dele do livro, acostumada de mais com o bonzinho dos filmes. Me irrita que no final a comparação de final trágico dele , que apenas se casou, com o dos outros que morreram ( tenho pena é da Fleur-de-Lys! - porque da pra ver que ele não é um bom homem). Coitada da Esmeralda iludida por um amor falso que só queria uma coisa dela ou só uma noite, e acaba morta por causa dos homens! Um que não teve coragem de aparecer no julgamento ou depois dele para mostrar que não havia morrido e que ela era inocente e pelo arqui diácono Claude Frollo, que preferia ver ela morta do que com outro.
Apesar de ter me frustado com expectativas, ainda lerei outras coisas do autor.