Camila 16/02/2022"Um edifício é um livro bem mais sólido, durável e resistente!"Victor Hugo constrói nesse livro um panorama cultural, histórico e arquitetônico da Paris do século XV, ao mesmo tempo que nos apresenta personagens tão marcantes e complexos que, de alguma forma, traduzem bem a sociedade parisiense desse período.
Essa história é permeada de crueldade, tristeza, hipocrisia, egoísmo e compaixão, que juntamente com as descrições relacionadas à arquitetura e aos sentimentos humanos compõem todo um quadro vivo e pulsante que se move diante de Notre Dame.
Posso dizer que é com certeza uma daquelas experiências literárias que assim que você acaba, já quer reler. Sempre tive medo de encarar algum romance do Victor Hugo, mas posso dizer que ter começado pelo “O corcunda de Notre Dame” foi a melhor decisão. Essa aqui é uma obra simplesmente imperdível!!
Deixo aqui um trecho que marquei: "Era como se os limites das raças e das espécies se apagassem naquela cidade, como um pandemônio. Homens, mulheres, bichos, idade, sexo, saúde, doença, tudo parecia ser compartilhado naquele povo, tudo se fazia junto, misturado, confundido, superposto, com cada um participando do todo."