O Corcunda de Notre-Dame (eBook)

O Corcunda de Notre-Dame (eBook) Victor Hugo




Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame


693 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Aninha 31/03/2022

Que livro!
Começou como um suplício pra mim, talvez pela linguagem mais clássica, talvez pelas extensas descrições do início, provável por ambos.

Mas o que importa é que do momento em que me senti engajada, essa história mexeu comigo de uma forma extremamente inesperada! A poesia das palavras, a intensidade dos personagens, a profundidade da história, tudo se entrelaçou para uma experiência de leitura incrível.

Uma das percepções mais claras foi o contraste entre os amores por Esmeralda. Do capitão Phoebus, um amor falso, sem essência, formado apenas de palavras encantadoras a fim de conquistar a pobre garota para satisfazer sua própria luxúria. Do padre Claude, um amor obsessivo e possessivo, que somente se importa com o objeto de afeição se lhe for entregue em posse. Por último, do disforme Quasímodo, um amor puro nascido de uma única demonstração de solidariedade e humanidade, capaz de se sacrificar mesmo sem esperar nada em troca, simplesmente por reconhecer o coração da menina por quem se apaixonou e se julga inferior.

Eu poderia tecer inúmeros comentários sobre as coisas que percebi desse livro e mais ainda do que provavelmente não tive maturidade ou conhecimento suficiente para absorver. Mas termino apenas com a convicção de que se trata de um dos melhores clássicos que já tive a oportunidade de ler e vai com honra para a minha estante de favoritos!
Carlos Nunes 31/03/2022minha estante
O início é bem difícil e desestimulante mesmo, mas vale muito a pena insistir na leitura. Depois que a história




Fabrício 29/03/2022

Me surpreendi com o clássico.
A animação do O Corcunda de Notre Dame é uma das minhas favoritas, por isso tive vontade de ler o clássico original, porém tinha receio da escrita ser muito rebuscada, mas achei bem tranquilo a maneira e a cadência que o autor escreve. (O mais "complicado" eram alguns nomes em francês que não tinha muita ideia da pronúncia).
No geral gostei do livro, Victor Hugo descreve muito bem os locais, a arquitetura e a ambientação; é interessante a maneira como as histórias dos vários personagens se interligam. Fiquei surpreso com o final, gostei bastante.
É sim o livro bem extenso, mas no fim valeu a experiência.
comentários(0)comente



lukascione 29/03/2022

Um grande livro, mas não foi dos meus preferidos
Não sei se mesmo sabendo que o livro não focava na história da Esmeralda e Quasimodo o tempo todo eu mantive expectativas maiores do que a narrativa era capaz de suprir, mas me decepcionei um pouco com o livro. A história é bem arrastada, conseguiu ser mais descritiva que os livros mais descritivos que eu li. Por mais que depois da metade dele a história me cativou muito e o final pra mim foi completamente inesperado e impressionante, ainda assim não foi suficiente para dar uma nota mais alta para o livro. Não recomendaria para todos o livro, porque ele exige uma certo esforço e força de vontade pra ler, mas se você tiver coragem de encarar ele, acaba valendo no final.
comentários(0)comente



Marcos.Gonçalves 28/03/2022

Tô achando a história do Quasímodo parecida com a da Ju.
Que linda homenagem a Paris e sua Notre Dame. Com uma escrita rebuscada e com personagens humanos, onde ninguém é 100% vilão, nem 100% herói, esse livro é lindo e trágico.
Mas vamos lá, se não fosse a leitura conjunta eu teria o abandonado. O Victor Hugo conta a história dos personagens e do nada ele tira a emoção pra descrever em exaustivas páginas sobre Paris e suas histórias e arquiteturas e deixa a história morna e sem ânimo algum. É certo que ele quer exaltar Paris e sua história e isso é louvável, porém pra mim, é desgastante e entendia muito o que seria uma história muito cativante.
O lado humano e defeituoso dos personagens são lindos, e a escrita é incrível, mas esses cortes pra falar de Paris do nada, foi no mínimo, desgastante.
Belle Araújo 31/03/2022minha estante
????




Dáyrton 27/03/2022

Disney andou longe
Sim, a Disney andou longe ao tentar transformar esse livro em animação. Apesar de manter alguns personagens a história é bem mais complexa! Vale muito a pena a leitura?
comentários(0)comente



Adriana1161 27/03/2022

Notre-Dame de Paris
Clássico da literatura mundial, o livro se passa na Paris de 1482, no fim da Idade Média, e um período de transição e grandes mudanças.
Romance histórico com críticas à Inquisição.
Existe uma diferença histórica entre o momento em que o narrador se encontra (1830) e sobre o qual ele fala onde efetivamente a história se passa (1482).
Como em outras tramaas de Victor Hugo, existem nomes e situações sociais historicamente reais. E uma abordagem ampla da Arte e Arquitetura.
O livro é muito bem escrito, os personagens tem profundidade, mas confesso que achei a história um pouco bizarra! Talvez funcionasse bem no formato de folhetim. Inclusive algumas passagens de tempo abruptas, também se encaixariam nesse formato.
Tem a catedral, bem como a cidade, como grandes personagens!
O livro tem altos e baixos, passagens difíceis de ler, personagens para serem odiados, e capítulos maravilhosos, como "Paris num sobrevoo".
Personagens: Esmeralda, Quasímodo, Claude, Phoebus, Gringoire, Djali, Jehan
Local: Paris - 1482
@driperini
comentários(0)comente



Vivi.Montarde 26/03/2022

Impactada com esse final!

Que história incrível. Bonita, tocante e sensível. O livro nos desperta muitos sentimentos, que vão da raiva a pena em segundos. Mas achei a leitura difícil em alguns momentos, por ser bastante descritiva, o que a torna cansativa em alguns trechos. Porém vale muito a pena.
E esse final?até agora não sai da minha cabeça?.
JAlia372 26/03/2022minha estante
Victor Hugo ?? the best.


Vivi.Montarde 26/03/2022minha estante
Me apaixonei por ele quando li Os miseráveis. Que mente é essa pra criar essas histórias né?!


JAlia372 26/03/2022minha estante
Simm


Marisa 27/03/2022minha estante
Vivi, preciso me animar e voltar aos Miseráveis e depois, quem sabe, O corcunda.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carlinha 25/03/2022

ENCANTADOR!!!
Comecei a ler por conta de uma leitura coletiva, e caramba, melhor escolha que fiz!!! foram dois meses de puro deleite, pura aula com VH. Victor Hugo consegue se superar SEMPRE quando se trata de imersão (e de digressão tbm rsrs), o cara simplesmente te dá uma aula sobre história e a história da arquitetura de Paris de uma forma que te fez se apaixonar e sentir ódio dos personagens KKKKKKKKK o cara é muito louco!!!! eu senti todos os sentimentos ao mesmo TEMPO lendo esse livro. Sensacional!!!! eu tô embasbacada até agora com esse final... minha mente tá fervendo!!!
comentários(0)comente



Niara 24/03/2022

Que riqueza!!!
Victor Hugo, definitivamente, era apaixonado por Paris e pela arquitetura. E isso fica extremamente claro nessa obra de escrita envolvente, mesmo quando ele resolve se arrastar, ele nos prende. Dando muitos detalhes de todos os personagens presentes na trama, do de maior ao de menor destaque.
A história é um romance com vários clichês, nos permitindo prever muitas coisas.
Mas, para mim, o grande ponto da obra é a forma como ele descreve e critica a sociedade do Antigo Regime, fruto do Iluminismo e pós-Revolução Francesa. Pois a obra foi publicada em 1831, mas a história se passa em 1482, início da Idade Moderna e formação das Monarquias Nacionais, com uma sociedade , culturalmente falando, totalmente dentro da Idade Média.
Para produzir essa obra, ele fez inúmeras pesquisas históricas, o que lhe permitiu usar inúmeros personagens e fatos históricos.
Obra riquíssima!!!
comentários(0)comente



Carol Kowalski 23/03/2022

O Corcunda foi meu 1º Victor Hugo. No começo, achei a leitura bem complicada (esperava ser algo mais fluido como Dumas, visto que são da mesma época literária), mas quando me acostumei ao estilo, que escrita linda! Tirando por este livro, ainda prefiro a narrativa mais fluida do Dumas, mas se a juntasse com esta escrita, que perfeição!
Dito isso, achei maravilhoso, pouco conhecia sobre (vi o desenho no lançamento, mal lembro a história); mas que triste... algumas falas do Quasímodo são de partir o coração, o plot da presa, o final em si... Achei alguns momentos meio arrastados, muuuuita descrição arquitetônica e algumas passagens que pouco acrescentam à obra (tendo aí algumas quebras de ritmo bem significativas, ao meu gosto particular); mas no geral, foi uma leitura tão rica e tão poética que com certeza farei uma releitura mais pra frente. Livro lindo.
comentários(0)comente



soutatyrs 22/03/2022

Chocada
Gente chocada com esse final!!!

Primeiro Vitor Hugo que leio? o livro começa meio devagar com muitassss descrições, mas valeu a pena persistir? pq a escrita é mto boa.

O narrador é um personagem a parte? com seu humor felino? Norte Dame e Quasímodo são uma coisa só, um é o corpo o outro a alma?

O livro a princípio era pra ser chamado pyre Dame de Paris, 1482, que seria um melhor título mesmo!!

As imprecassões eram um espetáculo à parte como: ?Cruz de Deus? ?chifre de Deus? ?estudante do anticristo? ? chifre de Baco? ?Páscoa de Deus??.

Um clássico maravilhoso!!! Um melodrama trágico!! #vitorhugo #corcundadenotredame #classicosdaliteratura #lerédahora #leiaumlivrohoje
Rinaldo 22/03/2022minha estante
Quase um spoiler.


Spoiler_ 22/03/2022minha estante
Vamos fazer um grupo para falarmos sobre literatura? Me segue.
t.me/LeituraDinamica2022




Edilene Freitas 13/03/2022

O que dizer desse livro? Vitor Hugo consegue transmitir em sua narrativa um quadro vívivo de Paris no ano de 1482. É possível sentir a tristeza, expectativa, alegrias e decepções de seus personagens. Foi a primeira obra que li dele e foi simplesmente incrível. Me emocionei com o sofrimento de Quasímodo, fiquei triste pela ingenuidade de Esmeralda e muito indignada com os "homens de bem" Phoebus e Frollo. Esses são personagens que, certamente, não esquecerei.
Nati 14/03/2022minha estante
Esse também foi mru primeiro livro do Victor Hugo e eu amei demais.




Gihwest 13/03/2022

Fantástico
Não consigo me lembrar da última vez que li um livro que retrate tão bem as angústias, o amor e a dor de formas tão vivas e incríveis.
O que mais me fascinou é que ele retrata muito bem principalmente sentimentos, como o sofrimento de uma mãe. Foi simplesmente impossível não ler sem o mínimo de comoção, simplesmente agradeço muito por ainda existirem obras como essa que expõem muito bem as formas mais puras da alma.
comentários(0)comente



Mc Brendinha Carvalhão 13/03/2022

O destaque é Victor Hugo
Que bela história, o começo é um pouco difícil de se apegar e demora um pouco pra engatar, então fui lendo aos pouquinhos, mas depois de alguns capítulos Victor Hugo conseguiu me enlaçar em sua história. Mais do que personagens específicos, pra mim o que realmente foi bacana de acompanhar foi a escrita de Hugo. Brilhante.

Impossível não associar os personagens e a imagem deles da animação. Sempre me vinha a mente os rostos de Quasimodo e Esmeralda do desenho.
comentários(0)comente



693 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR