Éramos Seis

Éramos Seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


498 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


passaro-azul 11/11/2024

Filho é filho
Acho que nunca li um livro que consegue materializar a vida como esse conseguiu. eu cresci sempre prestando muita atenção não somente nas minhas memórias, mas também na trajetória da minha família (que sempre conta as mesmas histórias repetidas vezes, então é meio impossível de esquecer). além disso, maria josé incluiu muitos acontecimentos históricos que envolvem tanto são paulo e brasil quanto o mundo da época. adorei. muito. indicação de mamãe :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Niv 27/01/2022

Uma mãe que amou e sofreu pelos seus.
“?Se fosse preciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma que foi, sacrifício e devotamento. Devo sentir-me feliz porque cada filho seguiu o caminho escolhido.”?

4 dias atrás finalizei essa grande obra e, desde então, está sendo complicado começar uma nova leitura. É surreal saber que D. Lona é apenas uma personagem fictícia, visto que, tantas mães vivem da dor, perda, dedicação e do amor incondicional por seus filhos.

O momento mais marcante, após o término da leitura, foi narrar para minha mãe como a família Lemos, aos pouquinhos, deixaram de serem seis. Compartilhamos lágrimas grossas quando descrevi a morte de “Carlucho”, o filho bom e amigo de D. Lola.

Ah, que vazio…
comentários(0)comente



Emanuelle189 25/01/2022

Esse livro marcou minha infância e me fez ter gosto pela leitura. Toda a coleção Vagalume me trás boas sensações. A história em si é maravilhosa. É muito interessante ver a visão de uma mãe durante o crescimento de seus filhos.
comentários(0)comente



Almurecfh 23/01/2022

que família bosta viu
Meu Jesus, que história ruim. A narrativa detalha excessivamente tudo (você fica um capítulo inteiro só lendo descrição que não agrega em NADA).
Dona Lola oooohh protagonista irritante. Vi nela muito dos meus parentes que são escravos da obtenção do afeto alheio e acho que isso só intensificou a raiva.
Não sei como isso aqui virou novela e ainda mais NÃO SEI COMO TEVE PÚBLICO. É realístico? Sim. Mas é uma realidade de cotidiano muito estarrecedora, sem condição.
Desejo boa sorte para os futuros leitores que vão ter que ler isso aqui pra poder fazer alguma redação.
comentários(0)comente



fireheartjones 21/01/2022

dona lola é uma das personagens mais fortes da literatura
desde o momento que eu assisti o remake da Globo essa história me emociona, me surpreendo da forma que a dona lola foi abandonada por todos a sua volta e a forma como lutou por cada um até os últimos instantes. isabel e julinho pra mim são os mais ingratos dos filhos, mas continuo amando toda história da família de lemos. é uma história que a felicidade ta nos mínimos detalhes e que é acompanha com uma dose de sofrimento além pra qualquer pessoa. dona lola merecia muito mais que isso ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lívia 19/01/2022

Éramos seis
Foi a primeira novela que assisti quando criança e lembro que amava.

Não me lembrava que era tão triste ou o SBT não retratou assim. História sofrida, triste. Interessantíssimo ler sobre a minha cidade, São Paulo, do início do século passado.

Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hari-Nama 31/12/2021

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Evelize Volpi 27/11/2021

Releitura da Coleção Vagalume em ordem de publicação.
Este livro é um Clássico da Literatura e da Coleção Vagalume .
História Sofrida, Amorosa, Saudosista, de Encantos e Desencantos.
Dona Lola é uma personagem inesquecível!
comentários(0)comente



Maiah 25/11/2021

Resenha
Eu gostei muito de ler esse livro. Ele é melhor que a novela que fizeram a adaptação, só para constar. A história é muito boa e a escrita é maravilhosa, tanto que parece que você está sendo levado para aquele tempo, vivendo dentro da história. O final é meio trágico mas é realista, não é nada exagerado.
comentários(0)comente



Márcia Santos 09/01/2009

É triste, mas é lindo!
comentários(0)comente



Adri.RMonteiro 12/11/2024

Livro lindo!
Lola e Júlio é um casal que tem quatro filhos: Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho. Compraram uma casa na Avenida Angélica e toda a história gira em torno dela. Há momentos que vai para Itapetininga visitar a família de Lola ou para cada de Emília, a tia rica da família.

Éramos Seis narra o cotidiano de uma família numerosa, onde passam muitas dificuldades. Júlio trabalha numa loja e a Lola faz doces, bolos, encomendas de tricô. Se desdobram para não deixar que nada falte para seus filhos. A vizinha, dona Genu, também é figura importante pois ajuda muito eles. No decorrer do livro eles vão crescendo e tomando seu rumo. A brincadeiras de criança e a alegria do convívio familiar vai ficando cada vez mais distante na memória de Lola.

Tinha lindo quando adolescente e lembro que me encantei com a história. Assisti com minha mãe a
novela transmitida no SBT, então a memória afetiva dessa história é muito boa.

Nessa releitura a emoção foi diferente pois sou mãe e consigo compreender tudo o que ela fez por seus filhos. É uma leitura nostálgica, a autora descreve bem cada detalhe.
comentários(0)comente



498 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR