Memórias do Subsolo

Memórias do Subsolo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Memórias do Subsolo


1754 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Gabi Lopes 14/10/2024

Racionalidade e positivismo
Dostoevsky tem ganhado meu coração e se tornado um dos meus autores preferidos, assim como esse livro já é um dos melhores que já li. Na primeira parte o narrador faz uma crítica sobre a busca incessante pela racionalidade e a crença de que se todas nossas ações fossem baseadas nela, a humanidade ?evoluiria? e poderíamos matematizar nossa vida a partir de cálculos morais (positivismo). Além de comunicar muito com minha área de estudo e me fazer lembrar das primeiras aulas na faculdade, o livro mexeu de forma pessoal comigo, pq eu faço uma verdadeira ditadura da racionalidade na minha vida, muitas vezes me martirizando quando tomo atitudes que eu acho muito emocionais (não acho que eu seja um caso a parte). Mas é incrível quando você encontra um livro que mexe significativamente contigo, a ponto de ter insights na terapia kkkkkk
comentários(0)comente



Raiiodavida 13/10/2024

Ele é um livro que te deixa a todo momento de um jeito pensativo, vendo todo o relato/ponto de vista do personagem(que não foi nomeado) que é uma pessoa cheia de revoltas, passa um ar de autoridade, mas no mesmo tempo é um cachorro com rabo entre as pernas e cheio de contradições. Como eu já disse e também está na obra, esse livro de certa forma pode está descrevendo a vida de qualquer um próximos a nós. Vale a pena a leitura, traz boas reflexões
comentários(0)comente



Nathi.Hrlena 13/10/2024

Dostoiévski sempre Dostoiévski.
No índio a leitura me pareceu difícil, mas algumas tentativas foram o suficiente para continuar.
A parte um é mais densa, é proporcionalmente (pra mim) interessante. A segunda, mas fluida e nem por isso, menos interessante.
Sempre vale a pena ler o autor.
comentários(0)comente



lovxcatra 12/10/2024

Simplesmente incrível.
Confesso que estava com certo medo de começar essa leitura, medo de não conseguir entender a complexidade, achei que seria uma escrita difícil.

Apesar de realmente ser bem diferente de tudo que eu já li, foi uma leitura muito gostosa. Gostei muito do monólogo inicial do protagonista, marquei muitas partes que me identifiquei nessa parte inicial.

Gostei muito da segunda parte também, apesar de sentir uma certa vergonha alheia em relação ao protagonista.
comentários(0)comente



alexaugusto 12/10/2024

Reflexões miseráveis
Devo admitir que entrei na leitura sem expectativas e saí maravilhado com as palavras de Dostoievski. Nesta obra, é possível explorar o peso dos pensamentos, com reflexões penosas, envolvidas de desespero, raiva, ódio, soberba, angústia diante de uma vida incrivelmente miserável. O personagem não possui amarras consigo, tampouco um filtro social para com os demais. Como descrito, um anti-herói.
Terei que ler novamente em algum momento para buscar entender melhor as primeiras partes do livro. Recomendo muito!
comentários(0)comente



Fernando1853 11/10/2024

Único
"Mas também há, finalmente, coisas que o homem tem medo de desvendar até a si próprio, e, em cada homem honesto, acumula-se um número bastante considerável de coisas no gênero."

Memórias do Subsolo é a obra mais indescritível que já li, indescritível em diversos sentidos. No livro, nos é apresentado um narrador anônimo que mostra sua visão verdadeira e sincera sobre tudo que é presente ao seu redor, e, justamente por esse motivo, percebemos o quão confusa e complexa é sua mente. Suas opiniões acerca da sociedade fazem com que percebemos que sua existência é inegavelmente mórbida, criada apenas para conceituar e distinguir o que é certo e errado para ele, o que é intelectual e ignorante para ele. Porém, ao longo da leitura, nos conectamos com o ponto de vista do narrador e notamos a presença de inúmeras situações descritas pelo mesmo em nossa realidade, fazendo com que compreendemos a concepção de forma inexpressiva.

Em suas últimas páginas, um curto romance é revelado. Dostoiévski demonstra o orgulho de si mesmo e sua batalha contra sua própria persona, confirmando e, ao mesmo tempo, negando sentimentos ali presentes que o autor descreve sentir. Esse caso acaba se tornando extremamente difícil e árduo para se enfrentar, nos mostrando exatamente como aquele indivíduo se acha tão desprezível ao ponto de se odiar e se amar simultaneamente.

Memórias do Subsolo é um livro que merece ser lido aproveitando cada pedaço, cada linha, cada palavra, e, se no final você não entendeu a mensagem transmitida, releia quantas vezes for necessário.
enzoprasel 11/10/2024minha estante
????




caralhokafka 10/10/2024

Prazeres e Dentes...
A obra de Dostoievski me impressiona na maneira de retratar a dor e os prazeres da vida de alguém raivoso. Gosto da maneira em que o autor expressa a angústia e raiva do ser humano por meio de uma dor de dentes. A maneira com que o livro é marcante e possui frases utilizáveis é impressionante. Gostei bastante do livro, apesar de não ser uma leitura fácil de ser interpretada. ?
comentários(0)comente



dududitos7 09/10/2024

?o que é melhor, uma felicidade rasteira ou sofrimentos sublimes??

confesso que vou precisar de um tempo para digerir tudo o que esse livro traz

dostoievski é simplesmente incrível
comentários(0)comente



Ketelyn.Pinheiro 09/10/2024

Releitura e novas experiências.
Só digo uma coisa: incrível. Dostoiévski é magnífico ao descrever situações cotidianas nas quais nos odiamos e odiamos também a todos, esse livro reflete como queremos ser donos da razão e desprezamos os outros pelo simples fato de nos sentirmos nós mesmos desprezados. Nota 10
comentários(0)comente



Fpxx 09/10/2024

Leitura dura e triste
Nao foi o livro mais fácil que eu ja li, mas vale a pena. A historia por muitas vezes vai te deixar curioso pra entender a cabeça do protagonista e o motivo dele ser assim. Ao contrario de noites brancas, nesse livro talvez você tenha que dar um ?empurrão? a mais pra continuar nele, mas continua sendo uma bela obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anx 444 08/10/2024

Talvez eu ame tudo que ele escreve e pode ser clubismo mas tudo nesse livro é identificável pra alguém.
comentários(0)comente



guustavomeira 07/10/2024

Obra prima
O livro não é fácil, a história não é bonita e o protagonista é repugnante. Porém, acredito que todo aquele que, em algum momento, já foi uma pessoa de moralidade questionável em qualquer tipo de relacionamento terá uma experiência bastante pessoal com esta obra.

O livro é uma afronta a qualquer racionalista ou moralista. Interpreto que o protagonista seja um espelho do leitor, podendo ser representado por ele em diferentes níveis, sempre em conflito consigo mesmo, sempre reprovável.

Acredito que todo homem tenha seu subsolo secreto e, por alguns momentos, Dostoiévski me fez ver e refletir sobre algumas memórias do meu.

Se tornou meu livro preferido.
comentários(0)comente



_matheus.voigt 07/10/2024

Experimentando a literatura russa!
Um livro bastante denso e profundo, confesso que não tive identificação nenhuma com o personagem principal. Preto relê-lo algum dia!
comentários(0)comente



Vanessa 06/10/2024

Um dos meus livros favoritos de Dostoiévski, a primeira partes maravilhosa mais na segunda parte senti raiva e vergonha alheia, o protagonista na segunda parte se superou na humilhação
broullinduvide 13/10/2024minha estante
Primeiro comentário que descreveu o que penso




1754 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR