O Cemitério dos Vivos

O Cemitério dos Vivos Lima Barreto




Resenhas - O Cemitério dos Vivos


50 encontrados | exibindo 46 a 50
1 | 2 | 3 | 4


SocorroBaptista 31/03/2024

Uma narrativa triste, um retrato talvez realista de uma instituição para doentes mentais no início do século XX no Brasil. Não é um retrato positivo. Achei deprimente.
comentários(0)comente



Mauricio.Alonso 27/06/2024

Continuação do Diário do Hospício
Cemitério dos vivos é a parte ficcional do livro diário do hospício também de Lima Barreto. Tanto que muitos personagens e passagens são muito parecidos.
É um livro inacabado e nem por isso deixa de ser interessante.
Nele, Lima Barreto assume o papel de Vicente, que perde a esposa Efigenia, ficando com o filho, considerado um incapaz para Vicente, a criada Ana e a sogra doente Clementina. Por conta da bebida Vicente acaba sendo internado num manicômio pelo sobrinho André. Daí todas as observações e reflexões de Vicente a cerca de vida, das pessoas e dos doentes do hospício vão se passando na narração e vários fatos e pessoas, idênticos aos vividos por Lima Barreto na vida real também vão se desenrolando. O livro acaba abruptamentente o que significa que ficou inacabado.
Depois tem uma parte totalmente diferente chamada Como o homem chegou, é um texto cômico sobre a prisão de um tal Fernando em Manaus e seu transporte para o Rio de Janeiro pelo fato de esse homem ter tomado a fama de louco e ser desafeto de um tal Barrado. É um texto meio esquisito e complicado de entender, mas percebe-se que Lima Barreto nele está criticando e satirizando a polícia, a política, a intelectualidade acadêmica e outras ideais e pessoas dominantes da época, mas realmente eu não entendi por completo.
comentários(0)comente



GihPinheiro7 12/08/2024

O cemitério dos vivos.
Lima Barreto narra um período no hospício, onde o personagem Vicente está internado pela segunda vez. Pra quem conhece o autor, sabe que é um retrato dele mesmo, pois o mesmo ficou internado para "tratar" seu alcoolismo. Naquela época, não tinha-se outro tipo de tratamento, a não ser a internação.

Vicente revela como o tratamento desumano e enlouquecedor --- já que o mesmo era uma pessoa sã, no meio de pessoas com problemas mentais sérios, até o convívio com assassinos --- eram realizados.

"Da outra vez, fui para a casa-forte e ele me fez baldear a varanda, lavar o banheiro, onde me deu um excelente banho de ducha de chicote."

É uma obra inacabada, pois ele morreu antes de concluir.
comentários(0)comente



Giulia 18/08/2024

Gostei do livro, mas senti que não dei a atenção merecida, por isso não dei tantas estrelas pois pretendo reler e poder sair mais satisfeita da leitura
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 04/09/2024

'O Cemitério dos Vivos' nasceu da experiência extrema de Lima Barreto no Hospital Nacional de Alienados, o velho hospício da Praia Vermelha onde esteve internado por duas vezes. Dividido em uma parte de memórias ('O Diário do Hospício') e uma tentativa de ficcionalizar essa vivência (no romance 'O Cemitério dos Vivos', que não chegou a concluir), o livro traz os relatos de seu segundo período de confinamento, iniciado no Natal de 1919, após uma noite vagando em delírio pelos subúrbios do Rio de Janeiro.

Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/857665024x
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 46 a 50
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR