Til

Til José de Alencar...




Resenhas - Til


120 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Leandro676 13/11/2024

Era a flor da caridade, alma sóror.
Publicado em 1872, é um romance regionalista que tem como cenário o interior paulista do século XIX. De ambientação rural, a história gira em torno de Berta, uma jovem adotada que, ao longo da narrativa, revela segredos sobre seu passado e se envolve em situações complexas.

A trama é envolvente, com personagens complexos e marcantes; a crítica social é bem presente; há valorização da cultura brasileira; e, o autor explora temas como amor, violência, honra, identidade, injustiça social e a busca por raízes.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é a construção da personagem de Jão Fera. Marcado pela violência e pela vingança, seu passado trágico e sua busca por redenção contrastam com a figura idealizada de Berta, meiga e dócil, criando uma dinâmica intrigante.

É interessante também o desfecho dado a Berta, estereótipo de heroína romântica, que nas palavras do autor, foi "criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça".

A idealização da natureza tanto contrasta com a violência e brutalidade da narrativa, quanto simboliza a pureza e inocência de alguns personagens.

Por fim, a linguagem poética, de início, pode dificultar um pouco a leitura (afinal, é um clássico). A medida que você se acostuma com a escrita, fica mais fácil.

É dramático! Me fez refletir sobre a complexidade da natureza humana, recomendo muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pedro Henrique 05/09/2024

Um clichê que não é ruim.
Não foi nem uma surpresa, o livro entregou tudo que tinha sido prometido, nem um grama a menos e nem um a mais, é basicamente uma historinha clichê de uma garota com qualidades de uma santa que vive de forma simples no Interior de São Paulo, só que escrita por um homem branco do século 19, ou seja, tudo é bem romantizado. Lendo tudo isso parece até que estou sendo grosso com essa obra, mas não, apesar de toda essa descrição, José de Alencar consegue apresentar uma escrita bonita que te prende até a última palavra do livro, sem contar o contraste fantástico da protagonista com o João Fera, todos os plots envolvendo esses dois te amarram a mais um capítulo. Gostei.
comentários(0)comente



Rafa 16/08/2024

O início do livro é difícil, especialmente pela linguagem, com palavras que eu nunca vi antes. Mas depois da o livro embala e as revelações e reviravoltas são ótimas. Fiquei muito surpreso quando o livro mostra outro ponto de vista da mesma história. O final é emocionante e fiquei com vontade de continuar na história. Os personagens são complexos e bem humanos e isso ajuda muito, especialmente o João e a Berta.
comentários(0)comente



Hilds 08/06/2024

Til
Confesso que sou fã dos trabalhos de José de Alencar.
Ler Til, foi mais uma grata surpresa, principalmente a descrição dos personagens e o desenvolvimento da história de forma gradativa, porém de forma nenhuma cansativa. É uma história curta, fácil de ler mesmo sendo de época.
Fiquei encantada com a protagonista e com certeza recomendo a leitura desse clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Leh 26/04/2024

Til
Li esse livro por causa da escola e também para entender melhor sobre a época do Romantismo. Apesar de ser uma escrita típica do regionalismo, as palavras tão complexas e difíceis complicam o entendimento.
Gostei muito da história e dos personagens, mas achei ela muito enrolada em algumas partes.
Porém, foi interessante a leitura de um livro tão importante para a literatura nacional.
comentários(0)comente



Isabella.Fernanda 14/03/2024

O problema sou eu.
Então... esse é um livro muito bom, com elementos comportamentais e filosóficos pra se refletir e um enredo fofo e também com muita intriga e caos, mas eu não consegui entrar muito nesse livro. Para mim, foi muito cansativo, o vocabulário de 1800 no meio rural paulista é muito distante do que eu conheço, as descrições são cheias de palavras que não conheço, o que prejudica a visualização do cenário e afins... foi muito desgastante e cansativo ler ele, e em um dia eu lia por horas, mas depois ficava com preguiça de pegar...
Infelizmente, terminei o livro na marra, e com certeza não é meu favorito do Alencar, e de todo modo, a escrita dele neste livro está muito característica, a forma como ele constrói as frases e deixa tudo pomposo com a cara dele é fantástico!! Marquei muita coisa e gostei sim da leitura e da história! Enfim, sentimentos conflitantes sobre a experiência de leitura, espero algum dia retornar neste livro e aproveitar melhor!! No momento, me remete a cansaço :/.
comentários(0)comente



booksdalaus 26/02/2024

Til
Fazenda das Palmas, interior de São Paulo, meados do século XIX.
É nesse cenário bucólico que se desenrola uma trama cheia de encontros e desencontros.
Prepare-se para conhecer a história de quatro jovens: Berta, Linda, Miguel e Afonso.
O clima de romance é o ponto de partida, mas, quando antigos segredos vêm à tona, a roda do destino muda o jogo da vida, levando a um desfecho dramático e surpreendente.
comentários(0)comente



Ditorory 29/01/2024

Reviravoltas
Embora seja uma obra do século XIX, com uma escrita por vezes difícil e personagens marcados pelo idealismo e estereótipos, Til conta uma história muito intrigante e cheia de reviravoltas, e é muito surpreendente notar a circularidade da obra, como fatos que ocorrem no começo do livro tem uma explicação a posteriori, mesclando presente e passado, intrigas antigas e suas consequências. Os capítulos curtos e com títulos sucintos contribuem para o dinamismo da obra, e são tantos mistérios e plots a serem desvendados, que atiçam cada vez mais a curiosidade do leitor, o deixando ansioso pelo desenrolar da trama.
comentários(0)comente



amandabcca 03/01/2024

Pobre ruim pequeno
Achei tudo tedioso, não gostei de nenhum personagem e não vi propósito nenhum em uma pessoa ter decidido escrever isso.

Odeio os livros do de Alencar, apenas
comentários(0)comente



Darlene_Poetisa 06/11/2023

Til é uma narrativa da maturidade de José de Alencar (Mecejana/Ceará, 1929 - Rio de Janeiro/RJ, 1877). Seu estilo é bastante regionalista, descrevendo usos e costumes da época e do local onde a história se passa, ou seja, do interior do Estado de São Paulo. Calma! Nem toda a obra de cunho regionalista/nacionalista é difícil ou cansativa de ler e, no caso do livro em comento é importante salientar que a leitura flui facilmente, uma vez que o autor consegue narrar em poucas páginas uma trama complexa, intensa e muito envolvente. Berta, ou Til, personagem principal da narrativa, é uma menina de alma extremamente bondosa e a trama descortina aos poucos como sua vida se cruza com pessoas que fizeram parte de sua mais tenra infância e a forma como sua presença altera o rumo das pessoas a seu redor.

Sou suspeita para falar sobre clássicos da literatura nacional pois raramente minha opinião apresentará pontos negativos - pelo contrário, em geral só encontro elogios aos nossos clássicos, especialmente tratando-se de obras de autores como José de Alencar ou Machado de Assis e, a leitura de Til só veio reforçar essa paixão literária e deixou um adorável gostinho de "quero mais". E você, leitor(a), já leu "Til", o que achou? Se já leu, deixe um pequeno comentário sobre o livro e, se não leu, não perca tempo! Leia!

comentários(0)comente



Sena 03/11/2023

Berta/Inhá/Til
Esse livro é cheio de voltas e reviravoltas como costumam ser os livros do José de Alencar (ao menos os livros que já li dele). Em geral uma boa leitura e odiei o final.
O autor vai construindo de forma bem lenta os cenários, personagens, de forma que parece que ele só está jogando um monte de gente e informações na trama. Lá pro meio da história o ritmo da narrativa começa a ser mais rápido e tudo que foi posto anteriormente começam a se interligar.
comentários(0)comente



Deysiane 24/08/2023

Este clássico do romantismo regional foi bem complicado devido ao excesso de palavras incomuns, não apenas durante os diálogos mas em toda a narração. E isso pode ter sido difícil mas foi interessante da mesma forma, pois ajudou q enriquecer ainda mais o contexto geral da história, que aliás, é muito boa. Tem drama, personagens com passado misterioso, mas, apesar de ser considerada uma obra do romantismo, não tem muito romance não (uhul!).
comentários(0)comente



bJubs. 10/07/2023

A história é incrível, mas alguém tem que reescrever essa bomba em uma linguagem mais moderna PELO AMOR DE DEUS
comentários(0)comente



iguteixeira 28/06/2023

Til é uma personagem e tantoooo. É uma daquelas criaturas da literatura que dá vontade de conhecer. Uma obra muito feliz de JA no quesito enredo e construção dos personagens.
comentários(0)comente



120 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR