Til

Til José de Alencar...




Resenhas - Til


120 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Madss1 21/08/2021

Cansativo?
O livro contém uma narração muito descritiva, o que pode deixá-lo cansativo para alguns leitores, principalmente na primeira parte, a história é meio confusa, mas quando ela começa a fazer sentido fica muito envolvente!

Minhas considerações finais são que o livro é bom, e teve partes até engraçadas, a história é bem envolvente, interessante e diferente, ela é contada com mistério e suspense por vários flashbacks.
comentários(0)comente



Rafael.Lucatelli 29/06/2021

Começo difícil, mas fica bom
Foi bem complicado para mim até umas 80 páginas do livro, cheguei até pensar em abandonar mas sorte que continuei. O livro fica muito legal, ele apresenta vários fatos que o leitor vai descobrindo conforme a leitura, e não tem como não se apaixonar pela Til, uma menina tão boa e doce. Final enche o nosso coração. ?
comentários(0)comente



Mari 27/06/2021

Interessante
Eu tinha me esquecido o quão descritivo José de Alencar era, muitas palavras resbuscadas para falar de uma cena. Porém o livro é muito bom, a história é interessante e prende. É bacana ver o linguajar da época e contrastar com como falaríamos a mesma coisa hoje. A trama acontece e leva a um fim que eu não esperava. Recomendo, mas tem que ter paciência!
comentários(0)comente



Rafaela.Moura 24/06/2021

Apaixonante
Til é um livro dividido em 4 volumes/partes. Conta a história de Berta uma moça que sempre coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar e tem como enredo o mistério de seu nascimento e a trágica morte de sua mãe. Os dois primeiros volumes que é basicamente metade do livro são bem chatinhos, ele serve para descrever e apresentar as personagens, mas faz isso de uma forma bem arrastada. Se você sobreviver a leitura desses dois volumes não vai se arrepender. O desfecho do livro é perfeito e a história nos dois últimos volumes me cativou bastante.

"Berta ergueu-se ao doce lume do crepúsculo, e com os olhos engolfados na primeira estrela, rezou a Ave-Maria, que repetiam, ajoelhados a seus pés, o idiota, a louca e o facínora remido".
comentários(0)comente



Gabi 22/04/2021

Til
Pensei que seria uma leitura difícil devido a escrita rebuscada de José de Alencar, mas houve momentos em que apenas a leitura fluía e eu mal via o tempo passar. Foi incrível a experiência de me deparar com esse clássico nacional e de poder tirar tantas coisas dessa linda e triste história. Não sei medir a admiração que sinto por Berta e Jão, de longe os meus personagens favoritos.
comentários(0)comente



shaiigr 16/04/2021

Para mim a leitura não foi fácil devido a linguagem e, consequentemente, devo ter deixado tantos detalhes passarem batido.
Apesar disso vale a pena conhecer Til, que mesmo sendo uma moça tão alegre e boa, tem uma história escondida que achei bem triste do início ao fim.
comentários(0)comente



Sira Borges 12/04/2021

Til só!
Há muito tempo que eu não lia um livro de José de Alencar. Esse é bem diferente dos anteriores. A história de uma menina, um matador, uma louca, um idiota... E por aí vai...
comentários(0)comente



sarajaneds 07/04/2021

Til, de José de Alencar
É a segunda obra do autor que leio. Tive uma certa dificuldade com a linguagem regionalista do romance, mas consegui fazer a leitura. Recomendo, considero importante adicionarmos às nossas leituras os clássicos nacionais.
comentários(0)comente



Paiva 03/04/2021

Romantismo não é meu forte, mas Til é a típica heroína idealizada q defende os frascos e os oprimidos, até aí nada demais.
O q gostei muito foi a linguagem regional, de época, os costumes da sociedade, as festas e a bem delineada divisão social.
Vale a leitura para enriquecer nosso conhecimento do antigo Brasil.
comentários(0)comente



Marcello.Pacheco 28/03/2021

José de Alencar, certeza de boa leitura
Estória bem construída, leitura atraente. Daria uma boa serie de TV. Apesar do português até certo ponto "difícil", vale a pena o esforço.
comentários(0)comente



Pr.Thiago 17/10/2020

Nunca me arrastei tanto...
O livro é legal. Apesar da forma rebuscada e redundante do autor em descrever os mínimos detalhes de tudo com alegorias espalhafatosas. José de Alencar. Regionalismo Paulista interior.
Mas olha... não sei porque me arrastei tanto para ler. Demorei uma vida. Kkk. Enfim. Fim.
comentários(0)comente



Paula 22/09/2020

Nao posso dizer que o livro é maravilhoso, até porque é um clássico e eles nem sempre são bons. Os únicos clássicos que realmente são bons é os britânicos e os canadenses mas isso a gente releva kkkkk portanto o livro é razoalvel
Caio_Chat 22/09/2020minha estante
piada né?


Jana 24/12/2020minha estante
Que complexo de vira lata lamentável




Rhuana.Catarina 30/08/2020

Til
A literatura brasileira clássica é linda e infelizmente pouco lida. Eu mesma tinha receio em ler clássicos brasileiros. Seja por causa da escrita, ou pelo contexto em que se passam essas obras ou ainda e principalmente pela linguagem carregada, rebuscada e densa que os clássicos geralmente trazem.
José de Alencar foi um grande escritor. Nos presenteou com várias obras, entre elas Til, que foi o primeiro livro dele que li.
Til conta a história da realidade do Brasil colônia, da escrivão, dos senhores e sinhazinhas. Das moças que eram criadas e educadas para serem mimosas e rapazes que deveriam saber cortejar uma moça. Essa história se passa no interior de São Paulo. Conhecemos a vida de Til, uma garota meiga, delicada e sempre disposta em ajudar o outro. Juntamente com ela vamos conhecendo aos poucos personagens que expressam de forma significativa o modo de agir daquela época.
Essa leitura me surpreendeu de uma forma muito emocionante. Confesso que achei que encontraria nesse Livro um romance de época brasileiro e nada mais, porém me enganei-me direitinho! É sim um romance de época brasileiro retratando os conflitos, a sociedade, as festas, os modos etc. .Entretanto nessa história mergulhamos na vida dos personagens e descobrimos segredos particularmente macabros e o final do livro....meus Deus! Não esperava!
Resumindo, Til é um romance clássico brasileiro que vai te fazer questionar as atitudes dos personagens naquela época e vai te convidar a pensar se mudou algo nos tempos atuais, porque é impossível ler e não comparar.
Esse livro pode conter gatilhos sobre violência, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre as dores que cada um sente e como reage aos seus sentimentos.
clarinha 30/08/2020minha estante
uau! sua resenha foi tão boa que me interessei pela leitura!


Rhuana.Catarina 31/08/2020minha estante
obrigada!!!!fico feliz!


Laerton 21/03/2021minha estante
Rhuana, eu também tinha uma certa receio de ler, no meu caso aversão, não sei por que, em ler clássicos nacionais. Mas veio a pandemia e comecei a lê-los, pelo fato dos meus livros terem ficados em outra cidade. Sabe, estou amando a literatura brasileira. Terminei Til hoje. Simplesmente amei, por tudo que você falou na resenha. Uns dos meus favoritos pela beleza da escrita também, pelo contexto histórico bem escrito, pelas descrições e pela afetividade crescente que vai se formando entre o leitor e os personagens no decorrer do livro.


Rhuana.Catarina 21/03/2021minha estante
Que maravilha!!!!Muito obrigada!




Locimar 19/08/2020

Um dos melhor do Alencar!
Li duas vezes. A última frase sempre me impacta: "Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não
penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar
os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.
Era a flor da caridade, alma sóror".
comentários(0)comente



120 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR