Guilherme Vechiato 30/01/2024
Falar de um livro tão importante e marcante na literatura do nosso país não é fácil. Dom Casmurro engloba várias questões dentro de sua história e mostra um retrato do Brasil da época.
Meu primeiro contato com a história de Dom Casmurro foi com a série da globo Capitu, toda a direção de arte é fantástica e a forma poética da transição da história para a tela me marcou.
Não terminei de assistir a série pois precisava ler o livro.
A escrita do Machado é incrível, a forma como ele desenvolve os personagens, sua história e conversa com o leitor aqui em Dom Casmurro, mostra o porque ele é um dos autores mais importantes do nosso país.
Criou-se quase que uma lenda sobre a questão se Capitu traiu ou não Bentinho. Se analisarmos que o narrador é o suposto traído, que está remoendo e revivendo algumas passagens de sua vida faz com que o leitor se questione se é real ou não.
O livro vai nos contar desde a infância onde Bentinho fala dos olhos de Capitu, que é o momento mais lindo do livro, quando ele percebe que está apaixonado, e com esses mesmos olhos, Capitu vai criar dentro da cabeça de Bentinho, já adulto e casados, a desconfiança sobre sua fidelidade, que já sabemos de ciúmes doentios de Bentinho.
O que mais nos cria desconfiança em Capitu é a aparência do filho ser igual ao Escobar, será que era mesmo? Ou toda essa raiva e afastamento que Bentinho teve do filho, não o fez criar os trejeitos de outra figura masculina que teve na vida? Sendo que o menino sabia imitar as pessoas muito bem, como diz em um momento da história.
Capitu é uma personagem feminina totalmente diferente das outras do livro, ela está a frente do seu tempo, inteligente, sabe se posicionar e dar sua opinião, já Bentinho é filho único, mimado, está situado dentro de uma família que possui bens e tem desconfiança de tudo.
A traição só é questionada porque Bentinho é uma pessoa completamente insegura.
Mesmo o livro sendo as vezes um pouco lento em desenvolvimento, principalmente na parte inicial, as partes finais vão do romance pro suspense psicológico com final aberto abruptamente e você acaba querendo mais dessa história.
Com certeza é um livro para se ler mais de uma vez e quanto mais você pensa nele, mais você questiona alguma ação de determinados personagens.
Escrita sensacional, da para entender porque Dom Casmurro é um grande clássico e obrigatório a todos.