Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1561 a 1576
105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 |


anderson.fndss 26/06/2023

Dom casmurro
Este foi o segundo livro de Machado que li, o primeiro havia sido Memórias Póstumas. Me afeicoei muito mais de Dom Casmurro. Aqui o autor pesou deveras a tinta da melancolia (até porque o autor ainda está vivo).

Eu refleti muito desde que terminei o livro e creio que continuarei a fazê-lo por um bom tempo. O motivo da reflexão não podia ser outro, senão a principal polêmica da obra: se houve ou não traição por parte de Capitu.
Mesmo revisitando os pormenores do livro e reavaliando a personalidade dos personagens, não consegui firmar uma opinião definitiva, mas no momento essa gangorra está pesando um pouco mais pro lado de Bentinho.

Capitu é uma mulher espetacular (diria até que do mesmo nível de Anna Karenina). Mas os seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" me trouxeram um pouco de desconfiança sobre ela. Juro que entrei pré-disposto a acreditar que Capitu não foi infiel, mas depois da leitura não consegui manter essa disposição firme.

Enfim, à parte da principal polêmica, o livro todo também é espetacular. Posso afirmar que, em matéria de amor e de alma, nosso Machado fala tão bem quanto Dostoievski e Tolstói. Tenho certeza que ainda farei várias releituras dessa obra e já estou ansioso pra saber se minha opinião vai mudar ao longo do tempo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
anderson.fndss 26/06/2023minha estante
Me senti da mesma maneira kkkkkkkkk. Entrei super convicto de que não houve traição, mas no final acabei pesando mais pro lado do Bentinho. E olha que nem cheguei a me afeiçoar dele, muito pelo contrário.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



marianastasca 24/06/2023

Absolutamente genial!
Machado de Assis é o meu autor brasileiro preferido. Desconheço algum outro escritor que mescla tão bem a ironia e o pessimismo com o humor.

Seus personagens são inesquecíveis. A personalidade singular dos narradores e as histórias genialmente construídas continuam atuais e são fontes de inspiração há mais de um século. Dom Casmurro não seria diferente.

Acompanhamos a história de vida de Bento Santiago, o Dom Casmurro, que narra em primeira pessoa todos os acontecimentos que o fizeram chegar ao ponto em que se encontra no presente - idoso, solitário e, ao que acredita, vítima de uma grande traição.

O ponto central da narrativa é o romance com Capitu, sua melhor amiga de infância. Ao avançar das páginas, o narrador nos oferece elementos pontuais e estratégicos (talvez bastante parciais?) de episódios vivenciados.

A conclusão a que chega é que, inegavelmente, Capitu o traiu. Machado, porém, propositadamente nos oferece muitos outros elementos para que duvidemos da afirmação: Bentinho é ciumento, possessivo e paranoico.

A traição, então, divide opiniões.

O livro, porém, vai muito além de tal discussão. A cada página há componentes narrativos que dão um toque de magia à história e à escrita em si.

?Dom Casmurro? é um livro que, por incontáveis razões, é absolutamente genial e bem característico do estilo machadiano.

Sem dúvidas, é uma daquelas obras que devem ser relidas ao longo do tempo; há diversos dados que só se revelam com a maturidade literária. Outros, que certamente mudam de significado com a maturidade pessoal.
comentários(0)comente



luisa 24/06/2023

Esqueci de fazer a resenha antes mds
Li o livro pra escola e a experiência não foi a melhor pra mim, o livro é claramente bem escrito, tem um monte de referências boas mas não foi pra mim, a partir de 60% a história até deu uma melhorada e eu comecei a me interessar mais, mas mesmo assim não seria um livro que eu escolheria por livre e espontânea vontade para ler
comentários(0)comente



Crixtina 22/06/2023

Que releitura ???
Estou amando reler os clássicos da minha adolescência e que livro ??? Não lembrava de quão fantástico ele é ! Simplesmente amei

?O alvoroço da primeira hora é melhor; esse estado de alma que vê na inclinação do arbusto, tocado do vento, um parabém da flora universal, traz sensações mais íntimas e finas que qualquer outro?
comentários(0)comente



YgThmp 22/06/2023

"Que a Terra lhes seja leve"
Um livro que ensina e inspira. A vida de bentinho é acompanhada da forma mais pura e genuína de uma criança acompanhada. Até sua fase adulto e assim vai. Tem seu toque de sutileza, sensibilidade e honestidade. Um relato muito bem contado, que vai exigir a sua releitura em alguns versos, mas que vai te ensinar mais sobre a leitura que você jamais imaginará.
Texto com tom religioso e filosófico, Dom Casmurro é um romance que se vale a pena a leitura. Trago apenas um fato para isso, você vai querer saber (& descobrir) mais sobre a verdade e a (muita) mentira que foi a vida de Bentinho e sua família. Eu cavei fundo em busca dessa resposta, que no fim acaba se tornando relativa a opinião de cada leitor.

Amei o livro pelo tom nostálgico e sarcástico do protagonista, sua trama envolve, e até irrita muitas vezes, mas isso é o que nos faz humano. Bentinho sempre foi o que ele era, e não fez questão de mudar nem quando precisava mudar. Não admiro ele, mas admiro sua garra pela verdade, ainda que isso o cegue de qualquer outro fato ao seu redor. Recomendo a leitura aos pacientes e apreciadores de uma narrativa bem construída e densa como a vida humana mesmo.
comentários(0)comente



Wamarisen 21/06/2023

Dom Casmurro
O início foi recheado de detalhes, tantos que eu pensei que fosse apenas para encher as páginas, mas conforme chegava ao fim do livro eu fui percebendo que todos aqueles detalhes fizeram parte da construção da história. Foi uma leitura sensacional pra mim.
Bentinho desde novo já era possessivo e ciumento, ele parece ter sido muito mimado por todos, talvez seja esse o motivo disso, isso se teve algum. Capitu é esperta e usava bem as situações a seu favor, realmente uma personagem enigmática conforme descrito na contra capa.
Para mim não houve traição de nenhuma das partes, aparências semelhantes ou até mesmo iguais eram comuns na estória. Capitu se livrou de Bentinho ao meu ver, ninguém merece não ter espaço para se defender de uma acusação, ser alvo de um ciumento desequilibrado e ver seu filho ficar longe de você durante a semana para que o pai não visse Ezequiel.
O desespero de Bentinho em ver seu antigo amigo em seu filho o levou à atitudes extremas. Mesmo sabendo das atitudes e pensamentos perturbadores de Bentinho eu fiquei com pena dele, se tornou um idoso recluso sem família e amigos, perdeu todos ao seu redor não apenas por ser inseguro, mas também pela morte natural.

Dom Casmurro é realmente um livro que merece a fama que tem, capítulos curtos e detalhistas, personagens complexos e analogias irônicas em parte das vezes.
Eu adorei ler, foi minha primeira obra de Machado de Assis e só não dou 5 estrelas por não ter absorvido todas as ironias escondidas.

"Que a terra lhes seja leve"
comentários(0)comente



oz. 21/06/2023

Descobri que precisa resenhar para contar como livro lido no desafio. :/

O que falar de "Dom Casmurro"? Machado de Assis foi simplesmente um gênio.

Ele conseguiu criticar os modos de uma sociedade elitista num Brasil Imperial. E, parando para pensar que o romance foi publicado pela primeira vez uma década após a proclamação da república, percebe-se o quanto o autor foi perspicaz.

Criticando o "conservadorismo"; sistema escravocrata; entre outras questões, como a complicação da língua portuguesa, Machado de Assis mascara seu olhar para a sociedade se utilizando do erro mais instigante da humanidade: a fofoca. O famoso "traiu ou não traiu?".

Meu eu de 16 anos que ralou para ler a HQ da obra no ensino médio ficaria surpreso o quanto essa leitura foi proveitosa. Lembro que eu ficava dizendo que Capitu havia traído mesmo, só para causar contenda e discórdia. Desde a minha adolescência sou apocalíptico.

Sobre a mensagem que o livro deixou, não se pode concluir algo verídico a respeito das informações. Afinal, Bentinho não é um narrador confiável.

Minha opinião sobre: Capitu não traiu, mas deveria, sim; depois soltar no ar "já que você não pôde pegar, eu peguei".
Rosan 21/06/2023minha estante
Também fiquei surpresa com o fato de ser gostoso de ler, pois tentei aos 16 e foi sofrido


oz. 21/06/2023minha estante
sim! ainda mais com quase todo mundo falando que a escrita é rebuscada
esse livro é incrível


andthelicks 26/06/2023minha estante
??????




Euborgesleticia 21/06/2023

Definição de OBRA DE ARTE
Esse livro é extremamente PERFEITO e envolvente. A cada capítulo que passa a única sensação que fica é: vou ler mais um capítulo.
Machado de Assim é um gênio. Não há margem de discussão quanto a isso. Mas esse livro SUPEROU TODAS AS MINHAS EXPECTATIVAS.

Sobre a história - Esse livro conta a história de amor de Bentinho e Capitu (tudo isso na visão de Bentinho), e mostra todas as adversidades que eles passaram juntos. Bentinho tem uma personalidade de homem BOCÓ, mas ao mesmo tempo meio traiçoeiro...não sei explicar. Personalidade de homem sonso, basicamente.
Capitu já era mulher desde o início da história. Sempre esteve a frente do seu tempo. Era inteligente, bonita, esperta, sabia o que queria, não baixava a cabeça pra ninguém. Seu defeito? Amar demais um homem BOCÓ!!!!!!

Agora daqui pra frente vou falar mais sobre: CAPITU TRAIU OU NÃO TRAIU??
Não traiu, mas devia ter metido um par de chifres nesse 🤬 #$%!& .

Galera, pelo amor de DEUSSSSS. Bentinho já demonstrava ser tóxico desde o inicio da história desse casal. Já não suportava ver Capitu olhar pra ninguém, e AIII DO HOMEM que ousasse OLHAR pra Capitu. O homem virava um maluco.

Agora....TER CIÚMES DE DEFUNTO? Foi a primeira vez que eu vi na minha VIDAAAAAA.
Definição de macho escroto = Bentinho.


Ai vem outro questionamento da minha parte: se um amigo da família MORRE de uma forma TRÁGICA, eu não posso nem CHORAR? Tipo? MEU DEUS! Esse ciúmes era uma doença já.
"AHHH, MAS EZEQUIEL PARECIA COM ESCOBAR" Tem gente que nasce no Brasil e é idêntica a alguém que nasceu do outro lado do mundo, e nem por isso são parentes de sangue. Coisa de doido.
Outro detalhe importante: Bentinho quer influenciar o leitor O TEMPO TODO de que Capitu desde a infância era dissimulada, que ela era isso e aquilo. Pelo amor de Deus né? Tá achando que nasci ontem???

Enfim, o livro é MARAVILHOSO, amei cada detalhe. Me envolvi completamente na história.
Ponto negativo: uma escrita muito arcaica/antiga. Mas isso não pode nem ser considerado na avaliação, até pq é uma OBRA PRIMA escrita há muitos anos.

É isso...
Mateus 22/06/2023minha estante
Essa edição da antofagica vale a pena?


Euborgesleticia 22/06/2023minha estante
Eu amei. Ilustrações belíssimas e algumas notas de rodapé explicando alguns termos usados no livro.


Kamyla.Maciel 25/06/2023minha estante
Acabei de ler e senti exatamente a mesma coisa! Ele é tão mimado e teimoso que não deu nem margem pra acreditar nela?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elyoliveira 20/06/2023

Capitu traiu ou não ? Eu acho que traiu.
Sempre que alguém citava Dom Casmurro, eu ouvia a bendita pergunta "Capitu traiu ou não traiu Bentinho ?"
Confesso que li o livro todo pensando em que momento seria descrita a traição de Capitu! E pasmem, não encontrei tal descrição '-', ou sou muito desatenta.. rs

Acredito que Caiptu traiu Bento, sim!
Pois a meu ver, não tem como o ciúme mudar tão detalhadamente a aparencia e gestos de uma pessoa.
Mesmo não sendo explícito o ato, sigo acreditando na teoria de Bento.

E você, o que acha ? Capitu traiu Bento ?

Quanto a edição, não foi essa que li, foi uma versão de bolso publicada pela editora Martin Claret.
Que por sinal, é um luxo! Tem fitilho, capa dura, ilustrações, diagramação perfeita, páginas amarelas e lombada linda pra por na estante!

Nota 2/5 para o enredo, pois não me surtiu emoções nem envolvimento na trama. Apesar de amar linguagem complexa, essa não me agradou muito..
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1561 a 1576
105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 |