spoiler visualizarEster479 11/01/2024
'Cause you're just a man; It's just what you do!!!
Estou surpresa que tudo o que sabia do livro era os nomes dos principais, e se "traiu ou não traiu", mas sem nenhum contexto. Me surpreendeu que a tão famosa frase não seja, exatamente, o foco do livro.
O livro é narrado por Dom Casmurro, que, ainda Bentinho, podia ser diagnosticado com síndrome de Otelo. Era inseguro, e tinha um ego enorme, a obsessão pela mãe era estranha, chegando chamá-la até de Santa. Casmurro era perverso (a cena dele querendo dar veneno pra uma criança foi desumana), desde o começo querendo ganhar a simpatia do leitor.
Então, traiu ou não traiu? Afinal, se traiu ou não, nada contradiz o que escrevi até agora. Bentinho e Dom Casmurro, eram perversos, ponto. Eu acredito que não traiu.
Capitu era uma mulher a frente de seu tempo. "Dissimulada" que era, conseguia ser mais esperta que Bentinho. Coisa que sempre o incomodou, já que fazia questão de escrever a inveja que sentia da manipulação dela, como aprendia as coisas muito rápido... Fatos que no começo, eram excitantes, novos, e depois se tornaram motivo de desconfiança.
Teve uma parte, que me marcou muito, mas que não vi ninguém usando como um possível argumento pra não-traição. "...Gurgel, voltando-se para a parede da sala, onde pendia um retrato de moça, perguntou-me se Capitu era parecida com o retrato." "Então ele disse que era o retrato da mulher dele, e que as pessoas que a conheceram diziam a mesma cousa. Também achava que as feições eram semelhantes, a testa principalmente e os olhos. Quanto ao gênio, era um; pareciam irmãs." "? Finalmente, até a amizade que ela tem a Sanchinha; a mãe não era mais amiga dela? Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas." Afinal, o único argumento de Casmurro era que Ezequiel era a cara de Escobar, e, já adulto, tinha os mesmos modos. Na infância Ezequiel e a filha de Escobar, são tão próximos quanto Sancha e Capitu. Pra mim, Machado se coloca nessa cena "aleatória" para nos mostrar outra perspectiva, que não a de Dom. Se na vida há dessas semelhanças esquisitas, porque não poderia ter se repetido?
Polêmica: ... e SE Bentinho não tivesse ciúmes de Capitu, exatamente? É claro que o narrador via Capitu como sua propriedade. Mas e se o ciúmes dele fosse ciúmes delirante ("O terceiro e último grau de ciúme apresentado por Freud (12) é o delirante, e apareceria como defesa de um impulso homossexual rejeitado pelo sujeito. Essa camada de ciúme apresenta-se como uma posição homossexual, podendo ser visto como defesa contra uma homossexualidade reprimida. Sua origem mantém relação com o segundo tipo, estando num impulso de infidelidade, só que homossexual. Freud (12) explica que o ciúme delirante é como restos de uma homossexualidade que cumpriu o seu curso e que se posiciona entre as formas clássicas da paranoia." "Usando o homem como exemplo, Freud escreve que ?[?] como tentativa de defesa contra um forte impulso homossexual indevido, ele (o ciúme delirante) pode, no homem, ser descrito pela fórmula: Eu não o amo; é ela que o ama!?. )?.
Independente de ser um ciúmes delirante ou não, em nenhum momento o narrador se faz confiável. Realmente, acho que Capitu não traiu. Pra mim, quem traiu foi Bento!