Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1291 a 1306
87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 |


Heloisa Souza 24/09/2023

Traiu ou não traiu o otario do bentinho?
Eu acho que traiu sim, até pq a criança nasceu a cara do escobar, não tem pra onde fugir kkkk
Vinicius 24/09/2023minha estante
Acho que não traiu mas se traiu ele mereceu kkkkkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



victor 23/09/2023

Livro feito para releitura!
Mesmo lendo atenciosamente todos os capítulos, acho que ainda devo reler umas 3 vezes para realmente entender todos os lados que essa história tem. Mesmo com linguagem cotidiana do século XIX, a história é cativante e ainda muito moderna, o que faz Machado ser além de seu tempo.
comentários(0)comente



maria cueca 22/09/2023

Não traiu
O erro de Bentinho foi amar muito
e o de Capitu foi não ter traído esse 🤬 #$%!&
e Bentinho namorava Escobar no seminário e nada me prova o contrário
comentários(0)comente



Yas 22/09/2023

Conclusões: bentinho gay incubado, Escobar o primeiro bissexual da literatura clássica e capitu não traiu (mas devia pq o bentinho era um chato)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_Gerzilaine 18/09/2023

É um clássico, que foi escrito há anos atrás e por isso li com o Google do lado, pra entender o contexto e muitas palavras diferentes do habitual
comentários(0)comente



Guedesvictor 18/09/2023

Seguimos lendo e relendo algumas coisas...
Este eu li no ensino médio e meu Deus que livro ruim (na época) depois tentei reler e não consegui até que finalmente consegui (viva a maturidade) enfim continuo achando que a forma escrita é completamente chata porém entendo perfeitamente pois foi escrita a muito tempo atrás... consigo entender toda a grandeza de Machado de Assis e do seu livro hoje muito mais que antes.
Todo esse imbróglio entre Bentinho e Capitu trazendo pros dias atuais nada mais é que insegurança de Bentinho HAHA...
Toda narrativa é feita por Bentinho, como não temos uma outra visão acabamos deduzindo o que ele quer deduzir, com isso continuo achando que não houve nada demais...
comentários(0)comente



diego 18/09/2023

Se Capitu traiu o Bentinho, ela traiu foi pouco
O Ezequiel ctrl c ctrl v do Escobar e ainda tem gente que diz que Capitu não traiu
coitada da Capitu que teve que aguentar esse maluco dentro da própria casa
comentários(0)comente



Cacau106 18/09/2023

Chatão
Não sei se foi por conta que li obrigada ou se o livro realmente é ruim mas, Jesus Cristo! A história em si parece boa mas a escrita é horrível, entendo que o Machado é um dos maiores escritores do Brasil mas simplesmente não dá, não consegui engolir nenhuma parte da história.
comentários(0)comente



Carolina 17/09/2023

Machado é show
Machado de Assis segue no ranking como brasileiro com a melhor escrita e eloquência no pódio do meu coração.
Com todo o respeito as técnicas de professores de português/literatura pra incentivar os alunos a lerem usando como motivação o debate do traiu/não traiu, mas não consigo concordar com essa metodologia.
Cada capítulo do livro traz uma riqueza em detalhes inclusive intertextuais, cheios de cultura e intelectualidade, e resumir essa obra de arte num final que sequer possui um embasamento concreto (o livro é narrado em primeira pessoa, [com um interlocutor um tanto quanto questionável] sendo impossível admitir como certeza absoluta a existência de uma traição ou não) é extremamente raso e desfundado.
Finais abertos sempre existiram e, retomando, resumir essa obra gigante a esse debate (que sim, INEGAVELMENTE existe, mas que é ínfimo perante a toda a dimensão do livro) é muito mesquinho.
Esse livro é incrível, mas é realmente uma pena que seja incentivado (ou não) ou "enfiado goela abaixo" dos estudantes da maneira errada, #MachadoDeAssis te amo pra sempre e sua memória pra mim é honra não obrigação!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



suzi 16/09/2023

Comprei Dom Casmurro com Memórias mi póstumas e Quincas Borba. Deixei Dom Casmurro por último, por já conhecer a história e estar curiosa sobre os outros dois. Não foi o meu preferido, como parece ser de todos. Talvez tenha sido por já saber muito sobre o enredo antes de começar a leitura. De qualquer forma, o fato de não ser meu favorito do Machado, não deixa de ser um dos meus favoritos da vida. Para mim, Machado sempre é surpreendente.
Durante a leitura, muitas falas/pensamentos/crenças de Bentinho me remeteram a eu mesma e a diversas sessões de terapia, como:
Não há nada mais feio que dar pernas longuíssimas a ideias brevíssimas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Sisifo.Albert 26/09/2023minha estante
Isso é só uma novela mexicana barata.
Se o livro fosse realista ele teria matado Capitu igual o rei francês Luís X com sua primeira esposa, margarida da Borgonha após descobrir a sua infidelidade no caso da Torre de Nesle E se casou com Dona clemência da Hungria.
Pq nunca vi um livro assim?
Pq os livros pós paganismo são infantilização baratada vida humana.
os gregos e romanos pagão eram melhores. Eles não se omitiam de derramar sangue e mostrar a crueldade quando uma pessoa se sente enfurecida.





Guilhermo del Toró 15/09/2023

Nem Tudo é Claro na Vida ou nos Livros
Dom Casmurro é uma das obras mais belas e completas da literatura brasileira. Em seus detalhes e suas camadas, o livro aborda muitos temas, principalmente a sociedade daquela época, e podemos perceber as críticas feitas por Machado através dos personagens. Os personagens, por sua vez, são incrivelmente humanos e complexos, com personalidades ricas e bem escritas que tornam a obra ainda mais cativante.

Essa riqueza dos personagens fica mais evidente a partir do narrador que Machado escolheu. Bentinho possui uma personalidade complexa, sendo difícil entender suas motivações ou o que ele realmente quer dizer. A partir de seus atos e pensamentos, podemos questionar a veracidade ou a forma dos acontecimentos que ele relata, até mesmo duvidando de sua própria sanidade.

Ainda mais complexa é Capitu, que nunca conseguiremos compreender totalmente. Sua versão não pode ser escutada, e tudo que sabemos dela vem dos comentários ou das opiniões de outros personagens. Mesmo assim, escolhemos o seu lado, acreditamos em sua inocência e a defendemos de um julgamento que não pode ser chamado de justo.

Dom Casmurro fala sobre muitas coisas, as questões levantadas conseguem ir além do "traiu ou não traiu?", e mesmo essa discussão já é prova das críticas que o livro trata. Por esse e outros motivos, a obra sempre estará entre uma das melhores da literatura.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1291 a 1306
87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR