spoiler visualizartreasbyana 17/09/2023
Dom Casmurro é um livro de romance de Machado de Assis, publicado a mais de um século e que até hoje recebe questionamentos se Maria Capitolina de Pádua Santiago (mais conhecida como Capitu) traiu o protagonista, Bento Santiago.
A história se passa no século 19, quando Bento, em um trem da Central, recebe o nome "Dom Casmurro", por um rapaz que estava lhe recitando versos e ele fechou olho "três ou quatro vezes" - de acordo com o dicionário, Casmurro significa fechado, teimoso, calado...
Ele evidência que escrevendo o livro, procura atar as duas pontas da vida, adolescência e juventude, ou seja, conectar o presente com o passado. Após isso, se acompanha a juventude de Bento, sua adolescência, paixão pela amiga Capitu, ida ao seminário, casamento, o filho e então o tema central que é o possível adultério entre Capitu e o amigo Escobar.
Particularmente, não acredito que a Capitu tenha realmente o traído, pode ser que seja só uma maluquice da cabeça dele, exclusivamente da cabeça dele, já que o ponto de vista é dele e só dele.
Adorei o livro, o único ponto negativo foi que em alguns capítulos, eu não entendi praticamente nada, basicamente todos os que não tinham cenas e eram só pensamentos dele. Apesar disso, a linguagem não me atrapalhou, no começo foi difícil, mas depois já me acustumei.
Além disso, senti uma pena da Capitu, porque, suponhamos que ela não tenha traído de fato, depois da separação eu não imagino a tristeza que deve ter sentido.