Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1381 a 1396
93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Silvana.Tozetto 25/08/2023

Dom Casmurro
O livro é todo narrado pela perspectiva de Bento (Dom Casmurro), durante a escrita ele tenta enganar o leitor, levando-o a crer que Capitu o traiu com seu melhor amigo, Escobar.
.
Todavia, durante a leitura pode-se perceber como Bento era ciumento e possessivo, já demonstrava esses sinais desde a adolescência.
.
Quando ele confronta Capitu sobre a suposta traição ela, orgulhosa e ofendida, pede a separação e deixa a casa comum, indo residir na Europa.
.
Pode-se pensar que a atitude dela depois da morte de Escobar e como chorou durante o enterro revelaria alguma coisa a mais acerca da suposta relação amorosa entre eles, mas acredito que a mente fértil de Bento, cega de ciúmes, imaginou tudo, bem como a aparência de Ezequiel, filho do casal, anos depois.
.
Demorei para ler este livro, pois sabia que a escrita não é das mais "agradáveis", por conta da escrita mais rebuscada, mas depois que inicia a leitura flui com rapidez.
.
Recomendo.
comentários(0)comente



Luan.Rocha 24/08/2023

História boa e cativante, personagens que cativam, a leitura não e fácil e muitas vezes você vai precisar ter um dicionário do lado para entender certas palavras, você precisa prestar muita atenção na história pois durante o livro todo tem pontos precisos que vão se encaixar com o final do livro
comentários(0)comente



Kellbet 24/08/2023

Dom Casmurro é muito exigido nas escolas e subestimado pelos estudantes que têm a obrigação de o ler para uma nota.
Bom pessoal, mesmo que seja uma obrigação por nota, creio que se todos lessem pelo prazer da leitura, seria um acréscimo a cada um.
Dom Casmurro é um romance criativo eu diria, pois, ao mesmo tempo que você torce para o casal, você pensa que a Capitu não presta, que o Bento é louco, que o amigo dele é um amigo da onça...
Entre tantos sentimentos que temos ao ler, fica a imaginação fértil de Machado de Assis, que conseguiu unir de tudo um pouco e sem ficar chato, ou sem ser entendido. A vida como ela é, complexa.
Algumas passagens ficam na escuridão, pois não é revelado se Bento é mesmo traído ou não, se é o pai ou não do filho de Capitu. Mas tudo isso dá para ser imaginado por nós.
Bento e Capitu são duas 'inocentes' crianças que se apaixonam e são separados pelo destino escolhido pela mãe de Bento: o seminário.
Eles se casam, mas o felizes para sempre não acontece.
Recomendo com certeza, pois é uma joia, pode ser mal interpretada por alguns, mas no fim ainda brilha.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2019/12/machado-de-assis-dom-casmurro.html
comentários(0)comente



babalu 23/08/2023

Bom, como eu posso dizer?
é um clássico e tem seu valor a história é muito bem montada e tudo mais. Mas é um clássico e por isso é geralmente muuuuito chato de ler, de fluir, de pegar o ritmo e tal mas é uma história foda
comentários(0)comente



flavinhaaaaa 23/08/2023

Foi um clássico da literatura brasileira que demorei consideravelmente para ter vontade de ler. No entanto, os clássicos são sempre carregados de tantos ensinamentos, com esse não seria diferente. Eu me envolvi bastante com a história dos personagens, eles são bem desenvolvidos e cada um tem sua essência particular, o que torna o enredo perfeitamente estruturado. Não há palavras para dizer o quanto Machado é genial, que história marcante! Fiquei com muitos pensamentos pensantes com relação ao objeto de discussão que é a traição, mas há tantos outros pontos mais marcantes...
comentários(0)comente



byjessicadeoliveira 23/08/2023

Dom Casmurro
Editora: Nova Fronteira
Paginas: 216
Autor: Machado de Assis

"A minha alegria acordava a dele, e o céu estava tão azul e o ar tão claro, que a natureza parecia rir também conosco". Dom Casmurro

Uma conversa durante uma viagem em um trem, um poeta, a descrição de uma casa e diversas outros assuntos juntos. O que parecia não fazer o menor sentido, ao final se encaixou como um quebra-cabeças.

No primeiro Capítulo Bentinho apresenta onde mora ? Engenho Novo ? Logo ao se apresentar ele nos diz seu apelido, Casmurro, e já nos explica seu significado (alguém quieto, recluso). Ao longo do texto, observando seus hábitos e o local onde mora, nós podemos identificar as características que deram origem a seu apelido. Ao descrever seus hábitos, fica claro aspectos do seu eu do passado, e do seu eu do agora, e seu desejo em uni-los.

Nesse cenário surgem, inicialmente, quatro figuras emblemáticas em sua vida. Cesar, Nero, Augusto e Massinissa, que o incentivarão a transpor suas sombras através da escrita.

À partir de então voltamos a seu passado. Conhecendo assim o Bentinho de 15 anos, que inicia o contar de sua história a partir do momento em que está a ouvir uma conversa atrás da porta. Surgindo nesse momento Dona Gloria ? Sua mãe, José Dias que era um agregado, meio termo entre familiar e empregado, e por fim, Tio Cosme.

No diálogo ouvido por Bento é discutido o porquê de tamanha proximidade dele e de Capitu. Que nesse momento, é inserida a trama.
Ao longo de toda a narrativa podemos perceber um Bentinho mimado, rico e habituado a não ter suas vontades contrariadas. O que à época significava ser um excelente partido. Porém, no fim de sua vida é possível observarmos um Bento, assombrado por seus fantasmas do passado.
-
Machado fez um trabalho brilhante nessa obra literária. Nada que eu fale transparecera o quão magnifico é o livro e o quanto amo as obras do autor em questão.

Se você já a leu na época do colégio e não se lembra bem da narrativa, ou não gostou na época, indico que refaça essa leitura. Tenho certeza de que a percepção será outra, e possivelmente com um olhar mais maduro agora, e com outras percepções acerca da vida, você se verá envolvido a narrativa.
comentários(0)comente



Tamara Barros 23/08/2023

Dom Casmurro
Realmente um clássico!
Leitura super fluída e envolvente, passei o livro todo envolvida pela história de Bentinho, acreditando nele como vítima de Capitu, mas no final fica a dúvida, será mesmo que tudo aconteceu como Bentinho narrou?
Fica a deliciosa dúvida no ar.
comentários(0)comente



Fernanda1658 22/08/2023

O melhor!
Há muito para se falar sobre esse livro espetacular, mas sendo sucinta: já o li inúmeras vezes, desde do colégio. Inclusive, houve uma época, que o li todo ano. Ele sempre foi e até agora continua sendo, o meu escolhido para levar a uma ilha deserta, se eu tivesse que escolher somente um livro para isso. Simplesmente o melhor!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



annadorony 22/08/2023

Capitu não traiu
Não sei nem como começar a escrever isso aqui, mas o principal já está dito, Bentinho é um homem ciumento e infantil, tendo em vista que a história é do ponto de vista dele, eu acredito que ele manipulou várias partes sim, ainda mais porque tinha partes que ele nem se lembrava direito do diálogo. Capitu não podia olhar pra homem nenhum, mas ele olhava e ainda falava da beleza de outras mulheres. Se Capitu traiu, fez bem, se não traiu, deveria.
comentários(0)comente



Gabriela_Sut 22/08/2023

Esplêndido!!
Admito que eu era uma das jovens traumatizadas pelas leituras obrigatórias de Machado de Assis na escola. Então agora, depois de anos que saí do ensino médio, finalmente criei coragem e voltei para conferir realmente um dos trabalhos mais proeminentes do autor. Não é difícil de imaginar que eu entrei nessa leitura com medo kkkkk.

Porém, com poucas páginas o autor já me fez baixar a guarda e, caramba que livro! O Bentinho é um personagem muito complexo e um narrador nada confiável. Ele é um homem louco de ciúmes e muito paranóico, que tenta a todo momento nos convencer das suas paranóias e desconfianças.

Toda vez que ele começava a me convencer de algo, eu lembrava disso. Ele é o único personagem a ter o ponto de vista contemplado na narrativa e ele sabe muito bem como construir uma história de forma que convença o leitor de sua veracidade (afinal de contas ele é um advogado).

Apesar do final amargo, achei esse livro esplêndido! Gostei muito dos personagens, principalmente da Capitu. E se traiu ou não traiu... Eu não sei! Assim como ninguém sabe com certeza. Tendo a acreditar na inocência da Capitu, embora a semelhança de Ezequiel com Escobar (mencionada apenas por Bentinho, veja bem) seja bastante incriminatória!
Mas sinceramente, o livro não é sobre isso (embora ele seja totalmente sobre isso). O importante não é acusar ou absolver alguém. Acho que o ponto focal do romance é justamente a incerteza! Pois Machado sabia que seu personagem não era confiável, ele é alguém amargo, mimado, inteligente e o único que tem a oportunidade de acusar ou se defender na história.

Enfim, acabei de terminar a leitura e ainda estou muito empolgada e envolvida com a trama. Não esperem uma resenha daquelas kkjj.
Flávia Menezes 23/08/2023minha estante
Belíssima resenha, Gabriela! ??????


Fabio 24/08/2023minha estante
Belíssima resenha, Gaby!
Parabéns!???


Fabio 24/08/2023minha estante
Dos clássicos nacionais, esse é o meu favorito com toda certeza!


Gabriela_Sut 24/08/2023minha estante
Muito obrigada, Flávia!! ???


Gabriela_Sut 24/08/2023minha estante
Obrigado, Fábio! Realmente, você tinha comentado que esse livro era espetacular e agora que terminei a leitura, sou obrigada a concordar com você kkk ???


Fabio 24/08/2023minha estante
Que bom, que gostou Gaby!?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cindy 21/08/2023

Eu adorei o processo de leitura desse livro, é realmente uma obra gigantesca. Bentinho pode ser bem frustrante em alguns momentos, e no final das contas, traiu ou não traiu? Para mim, não traiu.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1381 a 1396
93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR