Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1411 a 1426
95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 |


hardtlais 12/08/2023

Traiu ou não traiu?
Não sei! Simplesmente não sei. Não acredito que li o livro e não consegui formular uma opinião para a clássica dúvida da literatura brasileira. Posso dizer que o livro foi bem construído, desde a adolescência deixa brechas para que o leitor concorde com bentinho, mas a vida possui muitas coincidências?
comentários(0)comente



Wanderley 12/08/2023

Uma releitura, 30 anos depois
Li Dom Casmurro pela primeira vez ainda no colegial, adolescente como quando Bentinho e Capitu começaram a namorar. Li por dever de estudante. O tempo passou e voltei ao livro pela curiosidade de reexaminar a técnica de Machado - agora que ganho a vida escrevendo como jornalista, que tenho família e reminiscências da juventude, que sei o impacto da vida adulta nos humores do indivíduo - para constatar que realmente ninguém se torna um clássico, um referência, uma lenda, por acaso.

A composição dos capítulos, dispostos como lembranças e muitas vezes intercalando épocas, é linda. O estilo narrativo envolvente. De resto, as imagens e comparações, as reflexões sobre temas diversos, tudo é feito em nível máximo, mas sem afetação, sem exageros. Fico pensando se ele planejou a estrutura antes de escrever a obra ou se foi construindo-a junto com o texto.

Para mim, a famosa dúvida persiste e cada leitor a complementa como desejar (o narrador até antevê isso no meio do livro, ao dizer que algumas obras necessitam ser concluídas pelos leitores).

Ao ler o livro na maturidade, achei incrível ver que, por mais que tudo mude no curso da vida, o Bentinho e a Capitu da infância e da adolescência mantiveram algo de si em suas versões adultas, pelo menos pelo olhar de Dom Casmurro ele ciumento, ela misteriosa. É, talvez, a índole, aquela essência que carregamos conosco e que pode se manifestar ao contato com as circunstâncias.
comentários(0)comente



Maria 11/08/2023

Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Iniciei o livro martelando essa clássica pergunta em minha mente mas no fim o que ficou foi a interrogação do quanto de terapia Bentinho precisaria, em qual quadro psíquico ele se encaixaria: Esquizofrénico, Bipolar, Egoísta?
Descrições amorosa à Capitu, atitudes destoantes dos sentimentos expressados. Violência, Manipulação, Descaso, Abandono, esses são sentimentos descritos na entrelinha, atitudes descritas "com muito orgulho" pelo próprio personagem. Não pude estabelecer uma resposta final a grande pergunta; ficou em mim apenas a melancolia aos acontecimentos aos demais personagens da trama e raiva do personagem principal.
gigikasz 11/08/2023minha estante
Pra mim ele era gay e surto pq acho que a muie dele cato o homem dos sonhos dele




analaauuu 11/08/2023

Um dos meus primeiros contatos com clássicos! :)
É coisa demais pra comentar ?

Eu tenho certeza que ler Dom Casmurro a essa altura do campeonato, já com uma (pequena) noção sobre a genialidade tão bem falada, me deu certos privilégios nesse caminho para a compreensão da narrativa. Mas, novamente, com certeza, não me preparou para os sentimentos que estavam por vir.

A presença de um narrador-personagem dessa? natureza (?) me deixou extremamente agoniada durante a leitura, principalmente por sentir uma vontade incessante de ver além da visão do Bentinho; eu queria abrir os olhos e enxergar além do filho único e homem parte da elite da época. Mas é claro que todas as palavras dele vinham para transmitir aquela confiança de: minha amiga leitora!!! essa é a mais pura verdade e entenda BEM como eu me sinto ? e então ele discursa lindamente sobre tudo isso.

Muitos detalhes me pegaram, mas o principal foi como a mente do bentinho foi amargando ao longo dos anos, todos os sinais de obsessão e descontrole durante a adolescência se mostrando extremamente doentios na outra metade do livro. Assistir, lentamente, a caída de todas aquelas palavras infinitas de amor puro, jovem e genuíno se revelando sombria como são. Muito se vê também sobre como e em que momentos a Capitu é mencionada, de primeira com frequência e carinho, e com o tempo, mais como uma segunda peça do próprio rancor e melancolia dele. Me chocava demais a rapidez que seus sentimentos mudavam de amor pra um ódio violentíssimo? e depois com o filho. Fiquei arrasada. 5 estrelas!!!!! ??

Amei o livro. A experiência também foi ótima. Mexeu comigo de um jeito novo. Não fiquei muito apegada na questão de quem traiu, mas o que ficou claro pra mim é como Bentinho foi desonesto com Capitu de formas inexplicáveis e perigosas demais. E é óbvia a ambiguidade aqui representada perfeitamente, exatamente aquilo que intriga quem leu!
analaauuu 11/08/2023minha estante
acabei de ler sobre o crítico que disse que é um livro-armadilha e que ele acredita ser necessário 3 leituras pra entender completamente ?




Rayssa 10/08/2023

Não traiu
Capitu não traiu Bentinho e se traiu foi bem feito, ele era muito chato.
Ele tinha um ciúmes excessivo com Capitu desde criança, a traição é fruto da cabeça dele.
comentários(0)comente



Pitanga.Oliveira 10/08/2023

Dom Casmurro - Herança da minha avó.
Ganhei este livro da minha avó pois pertencia a ela. Que presente lindo vovó me deu ?
Foi o segundo livro que li de Machado, sou apaixonada por ele e por seu autor.
Não acho que o livro se trata sobre traição ou não, mas sobre ciúmes e as desconfianças que gera, além da destruição de um amor tão puro de infância.
Tenho quase certeza que Bentinho na verdade é bissexual, e que o ciúme desenfreado na verdade se tratava de uma paixão reprimenda por Escobar

Quanto a Campanhas Jornalísticas, bom, li porque fazia parte do livro, não que me interessasse de fato. Mas foi legal saber como a imprensa daquela época estava sufocando a vida privada de certos políticos.
comentários(0)comente



k4tha! 10/08/2023

Paradidático ne
Esse livro não é muito meu tipo, por isso as duas estrelas nele. Achei ele muito arrastado e chegou ao ponto de eu me irritar querendo que o livro terminasse logo.

É claro que essa é só minha opinião, pra quem gosta de um ritmo mais lento deve ser mais divertido de ler. Agora a pergunta que não quer calar é, Capitu traiu Bento ou não?
comentários(0)comente



Kah 10/08/2023

Uma obra prima!
Que livro! A habilidade que Machado de Assis dispunha com as palavras eleva a narrativa dessa obra de forma que intriga o leitor e divide opiniões sobre se de fato Betinho traiu ou não Capitu.
comentários(0)comente



laurelin 09/08/2023

Capitu não traiu e se traiu foi merecido...
Por isso que não sou a maior fã de narradores em primeira pessoa não-confiáveis: todas as pessoas são extremamente ambíguas e você acaba o livro com mais dúvidas do que certezas.

O Bentinho ser chato e ciumento pra caramba desde o início e ele decidir do nada que o Ezequiel era parecido com o Escobar como se fosse uma espécie de tique-nervoso selou pra mim: a Capitu NÃO traiu.

O final extremamente condizente com o realismo do Machado: infeliz, amargo. Casmurro.

Um dos clássicos da literatura brasileira e por isso sempre recomendado por mim. ?
comentários(0)comente



Lithien 08/08/2023

Tentando entender
Eu ainda me pergunto porque acham que ela traiu ele... Li esse livro há muitos anos e vou ter que reler...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fran 08/08/2023

Na minha percepção ela não traiu ele kkkk , Bentinho era ciumento e chato! Capitu era bonita e atraía muito a atenção mas era só isso!
comentários(0)comente



NAtaly83 08/08/2023

Favorito!
Precisava incluir esse livro que é meu favorito da vida!

Escrita perfeita e sádica, assim como a maioria do autor. Os personagens são profundos, o que torna fácil se apegar.

A narração é feita por Bentinho, o que levanta certas suspeitas em relação aos fatos e aos acontecimentos. A história é mais uma recordação onde ele tenta ver ?o que errou? em toda sua vida.

A pauta da traição é discutida até hoje e acho impossível acharmos uma resposta; o lado que decide apoiar diz mais sobre nós mesmos do que sobre o livro em si.

É perfeito e eu sempre recomendo para todo mundo. Apesar de me identificar com o Bentinho e acreditar que isso que me faz gostar tanto do livro.
comentários(0)comente



Tintin 07/08/2023

Não traiu.
Não esperem muito da trama de traição, ela só aparece em 20% do livro, a famosa Capitu parece menos ainda, mas é a melhor personagem (deveria ter traído o Bentinho). É bem cansativo, principalmente pelo fato do Bento narrar um monte de coisas da vida dele que eu não me importo, mas o Machado de Assis escreve muito bem e foi muito certeiro nesse final "aberto" de não termos certeza do adultério.
Lylyzinha 31/08/2023minha estante
"Pelo fato do Bento narrar um monte de coisas da vida dele que eu não me importo"
ME RESUMIU TOTALMENTE KKJJJJKKKKKKKK




Ilan.Guilland 05/08/2023

Gostei muito do livro e acho que as pessoas focam no aspecto errado da obra. Apesar de o mistério da traição de Capitu ser com certeza uma das melhores partes do livro ela não compõe nem metade de sua história. Essa é uma verdadeira história de amor, muito realista inclusive, na minha opinião.

Se você estiver pensando em ler esse livro ou tiver q lê-lo por causa da escola, não leia por causa da possível traição de Capitu. Saboreie as páginas em que o amor é celebrado e foque nas partes boas. Elas são muito maiores e mais saborosas do que as partes que falam sobre ciúme e traições.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1411 a 1426
95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR