Maria.Clara 25/04/2021Bentinho se mata?? SPOILER ??
Olá internautas li Dom Casmurro
?Surteifds?
Minha primeira impressão, após algumas páginas foi achar Capitu e Bentinho uns fofos, mas isso eu não retiro. Eu tinha na minha mente um casalzinho estilo os guris de Stranger Things, então na minha cabeça a interação desses era muito fofa aaaa
Até os ciúmes a
Logo no começo de sua relação com a Capitu podemos ver que Bentinho é bem ciumento, e sem motivos concretos para isso, é tipo: vc olhou 3 segundos praquele homem, Capitu? Tá grávida dele é?
E isso é insuportável.
Chegamos então até Escobar ?
Talvez eu tenha sido influenciada pelos tiks tokers mas já no primeiro momento eu já imaginei que algo já tinha rolado entre Escontinho (Escobar + Bentinho), ou uma simples troca de experiências ou uma simples broderagem, não tinha como não ser. Era época de seminário cara, Gilberto Freyre já explanou tudo em Donha Sinhá e o Filho Padre.
Recém casados, a parte em que Capitu e Bentinho e Escobar e Sancha estão no começo na sua vida as coisas nos enganam para paracerem tranquilas e dóceis. Até mais uma vez o ciúmes de Bentinho.
Cara
Tipo
Pra que?
E como já era de conhecimento prévio o "traiu ou não traiu?" eu pelo menos tinha na minha cabeça em dizer na hora que "não traiu", mas é ai que a genialidade do Machado nos pega de jeito.
Nessa parte do livro temos a visão agoniada de Bentinho sobre os acontecimentos que lhe cercam: suas relações inter pessoas, ou seja, Capitu, Escobar e temos o ar da graça de Sancha.
O que acontecia na minha visão: uma quadrado amoroso
Isso ai
Um quadrado.
Não é possível para mim que ele e Escobar nunca tenham tido algo a mais que amizade
(NÃO É POSSÍVEL!!!!!¡)
E uma Sancha sedutora com ar de adúltera nos pega de surpresa.
E se rolava algo (consensual e de conhecimente geral) entre os 4?
E as relações foram saindo de carnais para românticas????
(Netflix está perdendo essa adaptação século 21).
Tenho duas teorias: seguindo o pensando de Bentinho- Capitu traiu.
Por favor, movimento feminista não me drope. Pq é o ditado: não traiu, mas se traiu traiu pouco.
Voltando a Bentinho e sua falta de terapia, Machado nos engana com uma narrativa de emoções desconexas, onde se vc prestar atenção a desconfiança do dito cujo é totalmente sem noção, mas nos surpreende ao-no final do livro-termos algumas pistas (que podem ser reais ou não,
Até pq, já vimos que a mente de Bentinho não é confiável,
Então devemos confiar nele quando ele diz que vê o rosto de Escobar em Ezequiel?)
E isso leva a segunda e mais sensata teoria: que tudo isso foi um surto do dito cujo. Até pq ele não nos dá motivos concentros para pensar que o filho é do Escobar e de repente no final ele fala que a criança é a cópia de Escobar e isso e aquilo, dá pra confiar? ~olhos semicerrados~.
Agora, nessa concepção Bentiniana, houve sim traição: Triste e ansiosa, Capitu se queixava para Escobar sobre a falta de um filho, Escobar ao tentar consola-lá acaba criando uma conexão entre os dois, que dura somente uma noite, porém suficiente para engravida-lá e voilá a merda está feita!
Por isso traiu pouco!
Enfim, surtei.
Odiei muito o Bentinho, o ele querendo matar a Capitu e o filho me deu nojo. E a frieza dele com as mortes e o filho no fututo também, mas fazer oq, é uma representação da sociedade, não é mesmo?
Machado eu te amo mais que tudo ?
Bentinho oq tenho a ver quer matar cachorro bate em mulher e quer matar criança bolsominion do século 19
Escobar... gosto sim, até pq na minha cabeça ele é o Victor Sparapane hehehe então me sinto atraída por ele, fazer oq
Ademais, ESCOBAR TEM MUITA BI ENERGY GENTEEEEEE SENTI DE LONGE
Sancha, a planta do rolê
Capitu... i love u
(Rimou).