Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Maria.Clara 25/04/2021

Bentinho se mata
?? SPOILER ??
Olá internautas li Dom Casmurro
?Surteifds?
Minha primeira impressão, após algumas páginas foi achar Capitu e Bentinho uns fofos, mas isso eu não retiro. Eu tinha na minha mente um casalzinho estilo os guris de Stranger Things, então na minha cabeça a interação desses era muito fofa aaaa
Até os ciúmes a
Logo no começo de sua relação com a Capitu podemos ver que Bentinho é bem ciumento, e sem motivos concretos para isso, é tipo: vc olhou 3 segundos praquele homem, Capitu? Tá grávida dele é?
E isso é insuportável.
Chegamos então até Escobar ?
Talvez eu tenha sido influenciada pelos tiks tokers mas já no primeiro momento eu já imaginei que algo já tinha rolado entre Escontinho (Escobar + Bentinho), ou uma simples troca de experiências ou uma simples broderagem, não tinha como não ser. Era época de seminário cara, Gilberto Freyre já explanou tudo em Donha Sinhá e o Filho Padre.
Recém casados, a parte em que Capitu e Bentinho e Escobar e Sancha estão no começo na sua vida as coisas nos enganam para paracerem tranquilas e dóceis. Até mais uma vez o ciúmes de Bentinho.
Cara
Tipo
Pra que?
E como já era de conhecimento prévio o "traiu ou não traiu?" eu pelo menos tinha na minha cabeça em dizer na hora que "não traiu", mas é ai que a genialidade do Machado nos pega de jeito.
Nessa parte do livro temos a visão agoniada de Bentinho sobre os acontecimentos que lhe cercam: suas relações inter pessoas, ou seja, Capitu, Escobar e temos o ar da graça de Sancha.
O que acontecia na minha visão: uma quadrado amoroso
Isso ai
Um quadrado.
Não é possível para mim que ele e Escobar nunca tenham tido algo a mais que amizade
(NÃO É POSSÍVEL!!!!!¡)
E uma Sancha sedutora com ar de adúltera nos pega de surpresa.
E se rolava algo (consensual e de conhecimente geral) entre os 4?
E as relações foram saindo de carnais para românticas????
(Netflix está perdendo essa adaptação século 21).
Tenho duas teorias: seguindo o pensando de Bentinho- Capitu traiu.
Por favor, movimento feminista não me drope. Pq é o ditado: não traiu, mas se traiu traiu pouco.
Voltando a Bentinho e sua falta de terapia, Machado nos engana com uma narrativa de emoções desconexas, onde se vc prestar atenção a desconfiança do dito cujo é totalmente sem noção, mas nos surpreende ao-no final do livro-termos algumas pistas (que podem ser reais ou não,
Até pq, já vimos que a mente de Bentinho não é confiável,
Então devemos confiar nele quando ele diz que vê o rosto de Escobar em Ezequiel?)
E isso leva a segunda e mais sensata teoria: que tudo isso foi um surto do dito cujo. Até pq ele não nos dá motivos concentros para pensar que o filho é do Escobar e de repente no final ele fala que a criança é a cópia de Escobar e isso e aquilo, dá pra confiar? ~olhos semicerrados~.
Agora, nessa concepção Bentiniana, houve sim traição: Triste e ansiosa, Capitu se queixava para Escobar sobre a falta de um filho, Escobar ao tentar consola-lá acaba criando uma conexão entre os dois, que dura somente uma noite, porém suficiente para engravida-lá e voilá a merda está feita!
Por isso traiu pouco!
Enfim, surtei.
Odiei muito o Bentinho, o ele querendo matar a Capitu e o filho me deu nojo. E a frieza dele com as mortes e o filho no fututo também, mas fazer oq, é uma representação da sociedade, não é mesmo?
Machado eu te amo mais que tudo ?
Bentinho oq tenho a ver quer matar cachorro bate em mulher e quer matar criança bolsominion do século 19
Escobar... gosto sim, até pq na minha cabeça ele é o Victor Sparapane hehehe então me sinto atraída por ele, fazer oq
Ademais, ESCOBAR TEM MUITA BI ENERGY GENTEEEEEE SENTI DE LONGE
Sancha, a planta do rolê
Capitu... i love u
(Rimou).
Maria.Clara 27/04/2021minha estante
nossa, seu pensamento é exatamente igual ao meu ?


Maria.Clara 27/04/2021minha estante
Vou criar uma fanfic do Escobar com a Capitu pra ver se faço jus ao livro




Lêla 25/04/2021

Se eu encontrar Machado na rua, ele vai se ver comigo.
Capitu e Bentinho sempre se gostaram, isso é óbvio e todo mundo pode te contar esse fato. Eles têm uma história maravilhosa de planejamento do futuro, cheia de promessas (realmente muitas) e discussões.
Muito bem escrita, creio que não seja o livro mais complicado de Machado para a leitura, tem a quebra da quarta parede, como se o escritor falasse com o leitor várias vezes no decorrer do livro. Eu adorei.
Arodahnos 25/04/2021minha estante
Adoro a prosa do Machado! O humor dele...! Nao me lembro do ritmo de escrita de Dom "Casmurro", mas "Esaú e Jacó" e "Quincas Borba" são de uma ligeireza deliciosas! Ele tem um jeito de escrever que faz a gente sentir que muita coisa se passou em muitas linhas, mas muita coisa e muito pensamento, e sempre com humor e ironia. Acho que é o que eu mais gosto no maravilhoso Bruxo do Cosme Velho!


Lêla 25/04/2021minha estante
É maravilhosa mesmo, teve momentos de parar a leitura para rir ou contar para alguém o que aconteceu.




Tiago.Neves 05/05/2020

Gênio
Quando um livro tem o poder de perpetuar uma dúvida em seu leitores, ele deve ser eternizado e subir a prateleira dos grandes clássicos... Aqui não é diferente: traiu ou não é só um detalhe da mente brilhante desse grande e inesquecível autor.
Angélica 05/05/2020minha estante
Pois é! E eu vou ler essa obra novamente para ver se ainda continuo tendenciosa a pensar que traiu.


Tiago.Neves 05/05/2020minha estante
Leia, releia e continue na dúvida ??? muito bom




spoiler visualizar
Mah 10/06/2023minha estante
O final me deixou surtando tanto!!!! Eu fiquei o livro todo defendendo a Capitu mas aquele último capítulo me deixou com um pé atrás. Continuo defendendo a kinga.


livi123 10/06/2023minha estante
Se ela traiu a gente passa pano, porque se eu que "fiquei pouco tempo com ele" passei raiva, imagine a coitada ????




Lukas 07/06/2021

Bentinho fala demais.
Ai... Sem saco pra fazer resenha, gente... O livro tem o que? 100 anos? Mais? Creio que todo mundo já sabe só que se trata. Eu só queria vir aqui atualizar o skoob porque terminei de ler essa obra maravilhosa e engraçadíssima já fazem um tempo e me esqueci de atualizar aqui.
E cá estou eu, atualizando.
Lukas 07/06/2021minha estante
O título é só desabafo mesmo, as vezes o Bentinho é muito prolixo. Entendo ele, e por isso posso falar...


Aline 07/06/2021minha estante
O Bentinho é insuportáveeeeel meu deus chatão




spoiler visualizar
priscilabonatto 27/03/2021minha estante
verdade! faz sentido que ele tenha projetado as próprias intenções de traição, que eram dele, em capitu. não tinha pensado nisso.


yasminzy 28/03/2021minha estante
É uma das características do relacionamento abusivo, pensei assim que li as cenas de ciúme obsessivo dele!




Leiaaguria 25/08/2021

Traiu ou não traiu?
O que falar de um clássico brasileiro gerador de tanta polêmica? hahaha
Demorou, mas eu finalmente li Dom Casmurro e afirmo; ELA NÃO TRAIU E O BENTINHO É UM DOENTE DA CABEÇA.
abraços!
rafaella 26/08/2021minha estante
Sim.


Alexandra Garcia 07/02/2023minha estante
Tá gente mas e a semelhança com o defunto ?! Kkkkk




Igor Henrique 07/08/2013

Machadão
O livro mais famoso do escritor brasileiro mais conceituado de todos os tempos. Afinal, Capitu, o amor de "Bentinho", trai ou não o dito? Ao contar a história da vida do casal sobre a ótica do suposto traído, acabamos sendo obrigados a ter uma visão parcial de tudo que acontece. Seria ele um ciumento paranóico ou Capitu, de fato, não era uma mulher de boa índole? Na minha opinião permanece o que pra mim é óbvio: ela trai. E pra você, qual seria sua opinião?
Igor Henrique 10/09/2013minha estante
Mas é preciso levar em conta que se houve o adultério, os pais não saberiam. Então a questão do incesto não viria à baila.




Gab 16/05/2023

?Nem tudo é claro na vida ou nos livros.?
Que experiência avassaladora.
Cresci ouvindo muito sobre Dom Casmurro. Sobre Capitu, sobre oblíquos e dissimulados, sobre a literatura machadiana. Mas ter contato direto com ela foi absurdamente diferente. Rodeada de tantas palavras complexas e um linguajar típico do século XIX, aos poucos, fui me deleitando e me acostumando com a escrita de Machado. E quando menos esperava, de repente me vi sentindo suas palavras. Porque há de se considerar a diferença significante entre apenas ler e sentir, ser tocado por aquilo - e ao ler esse livro eu não só mergulhei na história da vida de Bentinho, como senti suas emoções e a dos que viviam ao seu redor. De uma hora pra outra, na história, tudo muda. Consequências da avalanche que é a vida; autor tão realista como esse não poderia fugir do aspecto. E, pra surpresa do leitor, é nesse momento que ele se encontra mais agarrado no livro e aprimora seu senso crítico - sabe que precisa contribuir com a discursão famigerada a respeito do casal principal. Tudo estava em chamas e envolvendo muita gente, disso eu sei. Mas foi a maneira como Machado descreveu isso que me conquistou. Era a voz que me dizia ?não largue esse livro, vá até o final, se desafie comigo?. E eu me desafiei. Dom Casmurro foi uma experiência florescente.
Agora eu quero subir o Corcovado.
c a r o l 16/05/2023minha estante
Que texto lindo! Sua resenha me fez ter vontade de ler esse obra sem medo algum em relação a escrita.


Gab 16/05/2023minha estante
Aaaa fico muito feliz de saber! Leia mesmo, vale a pena demaiss ??




Helen 06/07/2020

Comecei a ler e depois parei. Depois voltei e não consegui mais parar. A literatura brasileira é uma coisa muito linda mesmo e Machado de Assis é um tesouro! Muito bom ler sobre como era o Rio de Janeiro na época... dá uma espécie de pertencimento durante a leitura.
A relação entre Capitu e Bentinho é linda até certo ponto. Bentinho constrói uma devoção demasiadamente exagerada e estraga TUDO! Pelo menos nos rende frases marcantes e lindas, de uma paixão que infelizmente, não pôde ser saudável.

E... Capitu não traiu #team
Yara 06/07/2020minha estante
Siiiim #TeamCapituNãoTraiu ... Li esse livro há algumas semanas e ainda mantenho em pé meu desafio de ler mais Machado de Assis ainda esse ano. Ele é muito irônico né.. ri demais em algumas partes!


Helen 06/07/2020minha estante
kkk simmm. Também fui atrás de outros livros dele ?




Mauricio Gonçalves 16/11/2020

Interessantíssimo
Assim diria o agregado.
Muito boa leitura, personagens icônicos e divertidos na maneira em que o narrador os enxerga e os expõe. Bem fluido, mesmo as mudanças na linha do tempo são bem colocadas e muitas vezes divertidas.
Bentinho é a tipica pessoa cheia de dúvidas as quais algumas beiram a paranoia, muitas vezes se arrependendo ou solucionando-as com mais dúvidas. É agradável passear pelas diversas fases de sua vida, as descobertas da juventude, as pressões da adolescência, a alternância entre serenidade e preocupações da vida adulta, e a 'casmurrice' que vem com a idade e as cicatrizes deixadas.
Lis 16/11/2020minha estante
Mas traiu ou não traiu?


Mauricio Gonçalves 16/11/2020minha estante
????




Evelin Janiny (@evelinjaniny) 30/12/2012

O Realismo invade o Romantismo
Apesar de gostar de praticamente todos os livros do Machado de Assis, "Dom Casmurro" Foi um dos que mais me chamou a atenção.
Relatando uma história de amor entre Bentinho e Capitu, o autor descreve com riqueza de detalhes a paixão ardente que ocorre entre os dois, é uma trama que nos permite viajar pelo surreal, ele nos envolve tanto que nós praticamente "vivemos" o personagem.
Apesar de ser uma obra realista o autor se permite cair em um leve derramamento de sentimentos ao descrever suas emoções.
O final é bastante surpreendente, e cabe a nós, leitores, tirarmos nossas conclusões!
Guilherme 09/10/2018minha estante
Um dos melhores livros que já li !!!


Guilherme 09/10/2018minha estante
Ótima resenha




Aline Juliany 18/01/2022

relendo agora depois de 15 anos só posso comprovar meu amor infinito pelas obras de Machado de Assis! que livro espetacular, excelente, perfeito ?
Pirueta 18/01/2022minha estante
Vale a pena ler? Tenho ele mas não sei se vou gostar da história...


Aline Juliany 22/01/2022minha estante
eu amo esse livro e recomendo para todo mundo.




Cáh 29/06/2011

Resennha de Dom Casmurro
O livro conta a história de Bentinho (o Dom Casmurro), sua mãe queria que ele fizesse seminário, mas aos quinze anos se paixona por sua vizinha Capitu, ele até chega a ir para o seminário mas logo desiste da idéia, ele conhece um amigo chamado Escobar, cursa direito e se casa com sua amada!
Alguns anos depois ele têm um filho chamado Ezequiel, vivem felizes por alguns anos, até Escobar falecer, Bentinho nota que Capitú tem uma tristeza além do normal no velório do amigo, e com o passar dos anos Bentnho começa a perceber uma certa semelhança de seu filho e Escobar.. Então surge uma grande dúvida, Será q Capitú o traiu? Será que Ezequiel na verdade é filho de Escobar? Na verdade o livro não responde á essas perguntas, o que faz do livro um grande clássico!
Cáh 29/06/2011minha estante
Muito bom esse livro, vale a pena ler, pois é um grande clássico!


Jess 29/06/2011minha estante
Muito bom mesmo, já tive li e leria novamente.




loloirissima 02/02/2021

muito bom acabou com a minha vida!! e ela é inocente, o bentinho que é maluco
a.mandamoreno 02/02/2021minha estante
Concordo com você


Marli.Ramires 02/02/2021minha estante
Há controvérsias. E vários times. Sou do time da Capitu.




6012 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR