Ezequiel 13/03/2021
XIII - III - MMXXI - Saturday
13/03/2021 - Sábado
DOM CASMURRO é um dos mais famosos clássicos da literatura brasileira,escrito por um dos maiores nomes da história mundial da literatura,Machado de Assis. Sempre tive muita vontade de ler este livro,e enfim o fiz. Gostei muito,tem uma escrita muito legal,que nos força a um empenho a mais para entender algumas partes,pois HAJA METÁFORAS HEIN KKK. Embora tenha gostado e o achei muito divertido,confesso que me deu um certo trabalho,pois é um gênero diferente do que estou acostumado e gosto,então por isso demorei mais que o normal para terminá-lo. Sendo tão famoso o livro e o questionamento "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?",que creio não precisar me preocupar com eventuais spoilers. Digo que,na minha opinião,não!. Bentinho se tornara com o tempo ciumento e paranóico com relação ao seu relacionamento (vide a passagem do ciúme dele com relação a Capitu na janela). E também,creio eu,tudo começou com a fala de José dias sobre Capitu no início do livro.
Capitu,desde sempre,detinha gênio forte,era mais desenrolada,mais sabida que Bentinho,mas não lhe fugia tanto a timidez e inocência,como podemos observar nos seus primeiros momentos mais próximos de Bentinho. Este amava profundo,pensava muitas vezes profundo,e,percebendo que Capitu era mais criativa,engenhosa que ele,na minha visão,o fez colocar-se numa dependência,numa paixão fortíssima(esta última palavra faz lembrar dos superlativos de José Dias kkk),e que,com o tempo e suas suspeitas,o fez não enxergar mais o recíproco amor que Capitu tinha por ele.
No mais,Bentinho e Escobar eram de fato muito amigos,e não houve traição por parte de ninguém. Mas,desde aquela passagem de Bentinho com Sancha,despertou-se neste,por conta de seu próprio impulso e desejo,a suspeita superveniente em relação a sua mulher e seu grande amigo.
Fica aqui uma menção a uma parte do livro que gostei muito,que não teve muito haver com a trama principal,a partir da página 128,que falou sobre a breve e triste história de Manduca. E,mais uma vez,lembrando do tão querido José Dias e seus superlativos,digo que o livro é AMARÍSSIMO!.