Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Mariana113 09/06/2023

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada
O livro conta a história de amor entre Bento e Capitu. A narrativa tem início na infância dos personagens destacando a conexão forte e duradoura existente entre os jovens que os acompanha até a vida adulta.

Infelizmente o uso do vocabulário foi um fator complicador quanto ao ritmo da leitura e as divagações iniciais do personagem principal prejudicaram bastante a minha concentração e imersão na história.

A reviravolta apresentada nas páginas finais do livro e o modo como o Bentinho lidou com as suas desconfianças foram apresentados de maneira corrida, sem contar que o desfecho me pareceu bastante conveniente. Definitivamente não é o meu tipo de leitura favorita.

É um clássico da literatura, mas foi um sufoco chegar ao final da obra. A minha experiência pessoal foi bastante desestimulante.

?Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos.?
Jakee 29/06/2023minha estante
Eu estou lendo esse livro atualmente e concordo plenamente com tudo que foi dito nessa resenha. A escrita também está dificultando muito o meu ritmo de leitura desse livro. Mais vou terminar mesmo que na força do ódio. ????


Mariana113 29/06/2023minha estante
Jake, infelizmente no meu caso, foi uma experiência de centavos! Porém é um clássico e em algum momento o esforço vai fazer sentido, nem que seja na questão da disciplina de continuar.




Gabriel.Albuquerque 20/03/2021

os famosos olhos de cigana obliqua e dissimulada
logo no começo me apaixonei perdidamente pela história. a escrita de Machado se demonstrou impecável e ver o amor de capitu e bentinho, ainda crianças, germinando, foi lindo. porém, depois, a despeito de ja lançar mão de uma linguagem rebuscada e difícil de entender, também muito diferente devido a época, achei que a história se perde um pouco em capítulos enfadonhos e desnecessários, terminando com um final bonito mas que ainda deixa a desejar.
p.s.: não consigo evitar a comparação: prefiro ficar com capitães da areia
Aline.afr 20/03/2021minha estante
Mas capitães de areia nao tem muito a ver com essa estória, não entendi.. Pq vc compara? Que pontos acha parecido?


Duda 26/03/2021minha estante
Ele é doido moça




irys8 03/07/2021

Livro que se encontra nas provas.
Bentinho demonstra ao decorrer do livro sinais de vitimização e uma insegurança do tamanho do mundo... um cara extremamente ciumento e fantasioso.
Então ninguém me põe na cabeça que Capitu traiu.

- Machado de Assis é incrível no que faz, sempre vou bater na tecla do quão importante é consumirmos a Literatura Brasileira! É muito gostoso se identificar com alguns trejeitos descritos.

enfim, te acho um escroto esquisito, Bento Santiago.
joaoggur 03/07/2021minha estante
Bentinho era EXTREMAMENTE tóxico. Capitu não traiu, mas admito que deveria ?


irys8 03/07/2021minha estante
SIMMMMMMMM mds




stjzmes 24/03/2023

Dom Casmurro
Bentinho é insuportável e doido, distorce totalmente as coisas ao seu favor. Capitu não traiu mas deveria só pela paciência que teve de viver com o Bento.
Manuela.Lima 25/03/2023minha estante
Gente como vcs explicam o filho ser igual ao Escobar?


stjzmes 08/04/2023minha estante
mas não tem como a gente saber se realmente se parecia, em nenhum momento nós temos a fala de outros personagens que não seja do próprio bento, tudo que é mostrado é pelo ponto de vista dele




Carlos Nunes 20/01/2022

Indiscutivelmente, uma obra-prima
Se os clássicos são obras que nunca terminam de dizer o que têm para dizer e conseguem manter o encantamento com o passar do tempo, DOM CASMURRO tem tudo para encabeçar nessa lista. Depois da terceira releitura, apesar da história mais do que conhecida, a cada página se descortina para o leitor a magnífica escrita do Machado, tanto na construção das frases quanto no seu significado. São momentos de beleza, de ironia, de reflexão, de sentimentos bons ou ruins, mas em todos eles nós percebemos a genialidade na construção dessa narrativa. As sutilezas colocadas a todo momento, mas nunca à toa, ao contrário de revelar o grande segredo da trama, vão a cada leitura alimentando com mais argumentos tanto os partidários de Bentinho quanto os de Capitu.
Muito mais importante e prazeroso do que saber se houve traição ou não, é mergulhar nas delícias dessa escrita, saboreando cada frase, percebendo em cada detalhe a obra de arte que Machado colocou no papel.
Por isso, se você só leu DOM CASMURRO uma vez, e já sabe do que se trata (quem não sabe, aliás?)e principalmente se não gostou, faça uma releitura, mais atenta, sem se preocupar em descobrir quem traiu quem, mas tentando perceber a enorme gama de informações e sentimentos que Machado colocou em cada parágrafo.
Indiscutivelmente, uma obra-prima!
Rayzaa 20/01/2022minha estante
Machado é o MELHORA!


Carlos Nunes 20/01/2022minha estante
Concordo.




Franciel.Oliveira 14/05/2021

Dom Casmurro
Agora entendo o motivo deste livro ser tão renomado, fiquei encantado com a leitura. A construção dos personagens, a narração intimista e o conteúdo, são coisas que fazem eu me apaixonar pela obra. Além disso, a história é muito cativante, tudo isso sem perder a identidade de Machado, com bastante ironia, dualidade e morte.
anicca 14/05/2021minha estante
Lkkkkkkkkkkkkkkkkkk bastante ironia, dualidade e MORTE


Franciel.Oliveira 14/05/2021minha estante
Né kkk




Tati.Lima 14/08/2023

É um bom livro pra quem gosta de continuar imaginando ou teorizando mesmo depois de acabar o livro. Só algumas linguagens que são de difícil compreensão, tem q ficar muito atento no significado, mas, simplesmente é uma obra muito interessante. Dizendo da forma mais simples e direta: cativante. A sensação q o livro faz viver naquele passado do Brasil, as problemáticas do romance, as descrições do personagem, a maneira que o personagem conversa com o leitor....Realmente, foi uma experiência q vale a pena. Machado de Assis é brilhante,quanto ao detalhe máximo do livro é uma eterna dúvida. Afinal nunca vamos saber se Capitu traiu ou não o pobi do b
Bentinho, porque teríamos que ler a história (a versão )dela também. Enfim, a leitura desse clássico da literatura foi satisfatória.
Thayná Krueger 14/08/2023minha estante
Eu não entendia nada desse livro. Mas depois que meu professor do cursinho explicou todo o livro, eu amei demais. Se você se interessar, vou deixar o link do YouTube. Vale muito a pena assistir, ele reconta o enredo do livro de forma magistral.

https://youtube.com/watch?v=ftFavD1BMzo&feature=share8


Tati.Lima 15/08/2023minha estante
Quero siiiiiiiim...putz...A linguagem dele é meio "arcaica"...mas eu gostei tb...muito obrigada...???




spoiler visualizar
Lize 18/08/2022minha estante
Oi, tem uma versão de um escritor paraense. Chama-se Olhos de Ressaca. É um excelente!


Sarah 11/09/2022minha estante
Muito obrigada pela indicação




Vanea 31/05/2020

Um clássico
Bom, esse é o primeiro livro clássico da literatura brasileira que leio. Então não estou acostumada com a escrita e achei meio chatinho.
E que cara ciumento
Clara 31/05/2020minha estante
Tem que ter paciência mesmo, mas as histórias compensam


Felipe Ribeiro ð 01/06/2020minha estante
Analisando profundamente você pega o cinismo e a provocação do autor. Saibas que é totalmente compreensível o seu olhar a obra; requer um pouco mais de prática ao contexto. Te convido, se achar útil, uma visita a minha crítica. Talvez te ilumine mais sobre as entrelinhas! Abraço




Emi - Espider-Gil ;) 11/07/2022

? Dom Casmurro
Grande experiência!

Finalmente li o livro que divide a sociedade brasileira! Machado de Assis foi simplesmente GENIAL na construção deste livro, além de deixar um mistério que nem Sherlock Holmes conseguirá desvendar KAKAKAAKAKKAAKAKAKAKA

Tive que ler para escola, mas isso não atrapalhou a minha experiência, e sim, ajudou muito! Fizeram um julgamento de Capitu e mesmo eu não tendo terminado o livro quando decidiram, optei por defender a "dissimulada" Capitu. E acho que foi uma das melhores escolhas que fiz!

Confesso que como fui advogada de defesa dela tive que ficar do lado da mesma, mas na verdade, acredito que seja impossível ficar do lado de alguém, visto que, só temos a visão do Bentinho da história, ou seja, como poderemos saber se tudo isso que ele disse é real ou só algo da cabeça dele? Traiu ou não traiu?

Acho que vamos ter que pedir para a Liga da Justiça reviver o Machado de Assis para ele nos tirar essa dúvida cruel!
Wesley - @quemleganhamais 17/02/2023minha estante
Estou lendo esse livro. Não li na época da escola, mas nunca é tarde para ler um clássico.


Emi - Espider-Gil ;) 18/02/2023minha estante
Que coisa boa! Realmente nunca é tarde! Espero que vc tenha uma ótima leitura ?




spoiler visualizar
Kehmartinss 26/12/2022minha estante
Amei a sua resenha, Machado de Assis me deixou doidinha lendo esse livro, acho que vou assistir a mini série também.


Sabrina 26/12/2022minha estante
obrigada, realmente Machado consegue fazer a gente ficar louquinho e por isso esse livro é tão incrível Kkkkkkkkkkk, assisti até agora só o primeiro episódio da série mas eu acho que vc vai gostar ?




Magasoares 07/04/2022

Dom Casmurro
Nem sei explicar em poucas palavras o que senti ao ler esse livro. Nunca tinha lido nenhum livro de Machado, e adorei a escrita dele. Mas ao término do livro, continuo na dúvida se Capitu traiu ou não traiu Bentinho. Ôh dúvida cruel kkkk
Arya4 07/04/2022minha estante
Eu sei explicar em poucas palavras o que senti lendo: PURO TÉDIO . Novamente ninguém pediu minha opinião,mas se você amou esse livro vai enlouquecer com Memórias Póstumas. KKKK O Betinho é insuportável,amiga. Parabéns por ter lido
Bjs?


Magasoares 07/04/2022minha estante
Gostei da sua opinião ???




Liliane 11/07/2020

A pergunta que nunca se cala... Capitu traiu ou não, Bentinho? Há quem diga que se não traiu, merecia! Confesso q desenvolvi um ranço por Bentinho, que mostrou-se tão ínfimo diante da força de Capitu, logo no início do livro. Bento foi crescendo, tornando-se mais velho (o que não quis dizer que ele amadureceu) e sua personalidade foi ganhando destaque, até se mostrar além de inseguro, paranóico. Devido a narrativa durante toda trama acontecer em primeira pessoa, a integridade de Capitu foi questionada, não permitindo defesa à personagem. O leitor apenas tem acesso a verdade que Bentinho tomou para si, que insistindo nessa ideia, terminou sozinho, recluso, preso em seus pensamentos, algemado às lembranças de sua juventude. Por não mais poder entrar nas profundeza do olhar de Capitu, escrever foi a saída... Assim nascia Dom Casmurro. Nasceu da lembrança de um e se eternizou na dúvida de muitos...
JP 11/07/2020minha estante
Vc transformou seu ranço numa análise contundente! Rss ?


Liliane 11/07/2020minha estante
Para maiores detalhes do ranço, vide Instagram... ???




Ezequiel 13/03/2021

XIII - III - MMXXI - Saturday
13/03/2021 - Sábado

DOM CASMURRO é um dos mais famosos clássicos da literatura brasileira,escrito por um dos maiores nomes da história mundial da literatura,Machado de Assis. Sempre tive muita vontade de ler este livro,e enfim o fiz. Gostei muito,tem uma escrita muito legal,que nos força a um empenho a mais para entender algumas partes,pois HAJA METÁFORAS HEIN KKK. Embora tenha gostado e o achei muito divertido,confesso que me deu um certo trabalho,pois é um gênero diferente do que estou acostumado e gosto,então por isso demorei mais que o normal para terminá-lo. Sendo tão famoso o livro e o questionamento "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?",que creio não precisar me preocupar com eventuais spoilers. Digo que,na minha opinião,não!. Bentinho se tornara com o tempo ciumento e paranóico com relação ao seu relacionamento (vide a passagem do ciúme dele com relação a Capitu na janela). E também,creio eu,tudo começou com a fala de José dias sobre Capitu no início do livro.
Capitu,desde sempre,detinha gênio forte,era mais desenrolada,mais sabida que Bentinho,mas não lhe fugia tanto a timidez e inocência,como podemos observar nos seus primeiros momentos mais próximos de Bentinho. Este amava profundo,pensava muitas vezes profundo,e,percebendo que Capitu era mais criativa,engenhosa que ele,na minha visão,o fez colocar-se numa dependência,numa paixão fortíssima(esta última palavra faz lembrar dos superlativos de José Dias kkk),e que,com o tempo e suas suspeitas,o fez não enxergar mais o recíproco amor que Capitu tinha por ele.
No mais,Bentinho e Escobar eram de fato muito amigos,e não houve traição por parte de ninguém. Mas,desde aquela passagem de Bentinho com Sancha,despertou-se neste,por conta de seu próprio impulso e desejo,a suspeita superveniente em relação a sua mulher e seu grande amigo.
Fica aqui uma menção a uma parte do livro que gostei muito,que não teve muito haver com a trama principal,a partir da página 128,que falou sobre a breve e triste história de Manduca. E,mais uma vez,lembrando do tão querido José Dias e seus superlativos,digo que o livro é AMARÍSSIMO!.
Victória Mozzer 13/03/2021minha estante
Tenho na estante, mas a coragem de ler nunca veio kklkkk tenho medo de ter uma linguagem massante


Ezequiel 13/03/2021minha estante
Kkkk pode ir sem medo Mozzer kkk. Eu q sou meio chatão e impaciente até q gostei,então acho q vc gostará kkk. Os diálogos são até divertidos e engraçados kkk




NegrALANE 27/08/2018

O Bento é um paranoico ciumento
Eu amo esse livro.
Quando era mais novinha vivia pensando se a Capitu traiu ou não e essa parecia ser a grande questão do livro. Mas não acho que não é dessa forma que devemos discutir Dom Casmurro.
É a história de um burguesinho que nunca passou necessidade, que sempre teve tudo em mãos, mesmo tendo que ia ao seminário, ainda assim tudo, absolutamente tudo o que o Bento teve na vida foi por ter nascido e família rica.

Então ele cresceu junto com a Capitu, que justamente por não ter as mesmas condições já é mais ciente do mundo ao redor. Eu acho que talvez a Capitu possa ter planejado esse casamento, acho que ela possa ter visto ele como uma chance de mudar de vida sim. Só que ela vivia em um tempo que um bom casamento era até onde poderiam chegar as ambições de uma mulher.
E a partir dessa premissa é cruel pintá-la como alguém que só queria o Bento por interesse, ou como uma espécie de figura ardilosa. Creio que quem em muito ajuda a construir essa imagem dela é o José Dias, que tinha seus interesses em relação à herança.

O resto da acusações é somente fruto da mente ciumenta obssessiva do Bentinho.
Afinal, o próprio tinha pensado em trair a Capitu com a amiga dela, insinuando que a moça(esposa do melhor amigo de Bento) poderia estar demonstrando interesse, o que o próprio Bento admite posteriormente que pode ter imaginado.
Em uma ocasião ele saí e Capitu descide não ir junto, ao chegar ao teatro ele decide voltar mais cedo, e quando chega o seu amigo está chegando lá também. Mas ainda, assim eu não creio que seja um motivo pra desconfiança, já que eles são melhores amigos. Pode ser que sim havia algo, mas é completamente plausível acreditar também que foi uma casualidade.
O ciúme se torna paranóico após Capitu observar o amigo, que também era dela, morto em um caixão e chorar. Olha o absurdo!
A paranóia chega a ponto do Bento pensar em matar o próprio filho por acreditar não ser biologicamente seu.
Vemos aí uma Capitu que chega ao limite e decide pela separação. Como a história é contada pelo ponto de vista do Bento, só ficamos sabendo o que é relevante pra ele. Isso me leva a crer que a Capitu deve ter aguentado muito, pra naquele ponto decidir se separar. Enfim...

A história é contada por Bento, ao final de sua miserável vida de burguês, que parecia odiar Capitu por ela ter sido talvez à única pessoa que decidiu não o mimar. Pois sim, tenho essa sensação que ele sempre foi mimado e ficou desse jeito por que ela era uma personagem forte.
Lana 02/09/2018minha estante
com certeza!!!!


lia 26/09/2018minha estante
Concordo. Ótimo ponto de vista apontado o seu




6012 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR