Carine 21/05/2021minha estanteConcordo com tudo!
Machado era brilhante e esse livro mesmo após tantos anos gerar um grande debate e não apenas "traiu ou não traiu", existem diversas camadas e nuances nessa narrativa.
.
.
.
Spoiler
.
.
.
.
.
Bentinho era um emocionado, não foi traído, mas merecia.
Capitu só cometeu um erro: realmente amar Bentinho.
E para mim Escobar e Bento tinha um bromance enrustido kkkk
Betinho ao desejar a mulher do amigo e perde-lo de forma abrupta, surta e redireciona esse sentimento "imoral" para Capitu assim ele pode se isentar de sua consciência pesada... Como sempre um homem que gostava de limitar a mulher brilhante que tinha sobre seu poder.
Foi um carrasco ao condenar Capitu a morrer sozinha no exílio e um desalmado que além de não amar uma criança que criou por 6 anos, ainda ousa pensar em mata-lo (uma criança que independe de qualquer surto dele era apenas um inocente).
Temos aqui o perfil de um homem cruel e obsessivo que viveu anos remoendo sua "dor" e no final da vida escreveu um manuscrito cheio de mentiras e meias verdades para tentar repassar esse desconforto para a viúva de Escobar (não satisfeito com sua "dor" ele queria passar essas desconfianças que o perturbaram por anos para outra pessoa, mesmo que todos já estivessem mortos... por que não deixar quieto seu mimizento??!!).