Aninha 15/09/2021
Muito além de traiu ou não traiu
A primeira coisa que tenho que destacar é
Machado de Assis que AUTOR SENSACIONAL, a escrita dela é maravilhosa, crítica, irônica e poética. Assim que acabei de ler o livro eu só queria mais, inclusive pretendo ler muito mais do autor.
Sobre os personagens: O Bentinho (o protagonista) é INSUPORTÁVEL, que cara CHATO, bentinho é mimado, egoísta, manipulador, dissimulado diria que a única "qualidade" e seu senso crítico, que eu gosto. Mas aqui o fato de não gostar do personagem principal não atrapalha, na verdade me atrai e torna a leitura mais crítica (pelo menos pra mim). Capitu é encantadora, talvez seja a forma que Bentinho a descreve, mas é uma personagem que eu gostaria de ter como amiga, ela dá o brilho da estória. Escobar também é um personagem carismático, que novamente talvez tenha ligação com a forma que Bentinho o vê, outro ponto que, pelo menos pra mim, me fez gostar ainda mais do personagem é a questão que ele as vezes parece um "antagonista" do Bentinho (E de certa forma ele é), embora muitas vezes ele concorde com o amigo, ele em muitas outras vezes parece mais LIVRE, racional, divertido.
Agora o "grande" ponto do livro,embora o livro vai muito além disso, Traiu ou não traiu? Mas acredito que não, embora eu gostaria que tivesse pois o Bentinho merecia, digo mais, acredito que Bentinho traiu Capitu ou pelo menos teve esse impulso.
A narrativa no início ela é pouco mais lente mais depois o livro fica quase que frenético.
Recomendo MUITO.