Joane 28/08/2021Olhos de ressaca e o ciúme do marVamos de resenha! Já começo falando que eu realmente adorei essa história, esse clássico da literatura brasileira. E talvez quisesse ter lido antes, mas o momento foi certo e muito propício.
A história é contada pelo Bento Santiago ("Bentinho" pros íntimos) e como ele conseguiu esse apelido de Dom Casmurro. E que belo título!
Ele vai contando, a partir, da sua adolescência até muitos anos após isso.
Sua mãe tendo feito a promessa a Deus de torná-lo Padre, e quando José Dias lembra dessa promessa, Bento escuta e eis que José Dias faz a "denuncia" à ele mesmo. E tudo começa... tentando se livrar da promessa da mãe, os sentimentos que os vizinhos tem um pelo outro. E boa parte é tentar tira-lo do seminário.
E após isso, tudo vai ficando mais interessante ainda. O amor de juventude irá durar? Essa é uma parte particularmente interessante, bem verdadeiro o rumo que o livro toma.
Os detalhes mínimos que compõem a história, e que fazem chegar a isso. E afinal, uma bela história a ser contada, com um narrador não 100% confiável principalmente pela dúvida que vem tendo até hoje se Capitu traiu, de fato...
E o autor se faz presente mesmo nessa narração de primeira pessoa; com capítulos curtos e embora, com um contexto histórico não tão fácil de ser lido por algo aqui ou ali, não é lá tão complicado como pode parecer, e quando deixa isso, vais ver que é uma história bem interessante, e especialmente pra mim foi incrível. Os acontecimentos trazem uma história que merece ser contada, sem dúvidas.
Machado foi muito persipcaz nesse, e já estou querendo mais dele hehe
Leitura incrível! E que me acompanhou por tanto tempo, que acabou e eu senti um pouco de falta, mas enfim..