San 17/01/2021
Não traiu!
?
Meu primeiro contato com Machado de Assis foi no ensino médio, confesso que naquela época não levei a sério (professora, finge que não leu isso), na verdade, são pouquíssimos adolescentes que durante o ensino médio levam a sério a literatura nacional, ou qualquer outra, nem os adultos levam ou dão o devido valor. Enfim, até então, falava que eu era uma "brasileira errada", por que errada? Porque apesar de ter lido alguns livros nacionais, nunca dei muita importância para nossa literatura, e li bem poucos nacionais comparado a tudo que li durante a vida. Vergonhoso, mas é a realidade da maioria dos brasileiros!!! Se você faz parte do índice dos que não leram, vergonha pra você. Trate de ir ler... ? ?
?
Através da leitura conjunta do @christianassuncao , consegui ter contato, o qual já deveria ter tido antes, com uma das obras de Machado de Assis. Enfim, consegui ler por prazer e aproveitar ao máximo, trocando experiência de leitura e descobrindo um pouco mais sobre os personagens, do autor, e o retrato do Brasil na época em que se passa a história. Percebi o quanto o autor envolve o leitor em cada virada de página, é definitivamente um abraço. Quanto ao personagem Bentinho, pura persuasão. Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro, fato! ?? ?
?
Quando Bentinho se vê livre da promessa de sua mãe e, finalmente, pode viver ao lado do seu amor de infância, Capitu, eis que aparece uma terceira pessoa. ?
?
Afinal, traiu ou não traiu? Eu acredito que não traiu.?
Ah, meu caro leitor, mas você precisa ler para tirar suas próprias conclusões. ?
?
"Montaigne escreveu de si: Não são apenas meus gestos que escrevo, sou eu mesmo, é a minha essência. Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal."