Nah S 27/11/2023
O Amante de Lady Chatterley - D.H Lawrence
Eu amei conhecer este clássico!
Neste livro, que sofreu muita censura por muitas décadas durante o século XX, conhecemos a história de Lady Chatterley (Constance, também chamada de Connie), casada com Clifford, um ex militar que logo nos primeiros anos de casamento, por consequência, pelo que parece, das batalhas da Primeira Guerra Mundial, torna-se cadeirante, completamente imobilizado da cintura para baixo.
A partir daí, eles passam a viver na lúgubre sede da família em Wragby Hall, com a mina de carvão de Terveshall de propriedade de Clifford como plano de fundo, em contraste com as lindas paisagens arbóreas do terreno da mansão, localizada na Inglaterra de 1920.
A partir desse contexto, com um casamento sustentado apenas pela convenção social, sem sentimento, com muitas divergências de opiniões e pensamentos entre Connie e Clifford, ela passa a se sentir solitária e com ares completamente depressivos, e acaba se envolvendo em relacionamentos extraconjugais, porém mais profundamente com Oliver Mellors, o guarda-caças de seu marido.
O principal motivo de eu ter gostado tanto desse livro está no fato de que amo ler livros q me fazem adentrar profundamente nas emoções dos personagens e q ao mesmo tempo me permitem aprender sobre o contexto histórico em que ele se passa, q neste caso, é a transformação da Inglaterra rural para a industrial, e suas consequências para as sociedade e para a paisagem.
O melhor de tudo para mim, ironicamente, levando em conta tudo q este livro e seu autor sofreram de censura, esta no fato de que, o q ele mais me passa na verdade, é uma sensação de muita pureza nos personagens, que anseiam acima de tudo por amar, sem reservas, mas pura e verdadeiramente como ele é.
Para finalizar, eu simplesmente amei o posfácio escrito por Nara Vidal, e o link para duas aulas sobre a obra disponibilizada pela Antofágica em seu canal no YT.
Tbm fiquei muito feliz em saber que há uma adaptação da obra pras telas extremamente perfeita, a que ainda não assisti, mas que através dos poucos visuais que tive acesso, vi q conseguiram transmitir tudo aquilo q o livro é na sua essência.
*****Meu trecho favorito:
"O romance, quando engendrado de modo adequado, é capaz de revelar os recônditos mais secretos da vida, pois é nos locais passionais e secretos da vida, acima de tudo, que a maré da consciência sensível precisa avançar e recuar, limpando e revigorando."