Cartas na Rua

Cartas na Rua Charles Bukowski




Resenhas - Cartas na Rua


197 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Patolargado 14/11/2024

Engraçado e chocante
O humor, os atos questionáveis e alguns momentos onde você se questiona sobre o que é real ou não, te seguram neste romance de Bukowski. Ao mesmo tempo que denuncia como o vício em bebidas, mulheres e apostas dilapidam o que poderiam ser grandes mentes para a sociedade. Porém, pode acabar sendo entediante em certos casos, condizendo com a monotonia dos correios, mas enfuscando o interesse do leitor.
Melissa.Molinos 15/11/2024minha estante
Quanta palavra bonitinha! Ficou bom amor! Bem direto e sem enrolação.




@letravermelha 08/11/2024

AMEI!!
"Eu tinha visto o emprego devorar os homens. Eles pareciam derreter"

Cartas Na Rua é um romance autobiográfico na qual Bukowski descreve seus doze anos de trabalhos na agência dos correios. São as desventuras de um carteiro bêbado e hiper-sexualizado em sua exaustiva e abusiva jornada de trabalho.

Numa escrita despretensiosa, sem intenção de ser erudito, com muita leveza e humor, Bukowski escancara sua rotina exautiva nos correios, os sucessivos abusos dos superiores, as cargas horárias impossível e desonestas, sua vida financeira miserável, os terríveis anos passados num trabalho que consumiu sua saúde física e emocional, o tornando pouco mais que um homem, bem como suas aventuras amorosas com diversas mulheres.

Não procure, porque não vai encontrar aqui, lirismo, poesia nem sutileza para descrever a vida de um carteiro bêbado, mulherengo e sofredor. Bukowski é direto, certeiro e por vezes viceral ao descrever sua vida através de seus personagens. Por vezes a narrativa é vertiginosa pouco nos situando no tempo, descrevendo freneticamente um personagem na sua rotina comum e miserável. Muito embora suas ações e pensamentos sejam polêmicos, de certa forma sinto algo por trás de sua obscenidade exacerbada e bebedeiras desenfreadas.

Penso que Bukowski até deseje companhia e um relacionamento estável, mas o que encontra são apenas amores líquidos. Pouco dá e pouco recebe. Contudo, olhando bem de perto, se pode ver alguém querendo ser encontrado mas tentando se esconder. Como uma pessoa solitária e frustrada se esconde por trás de bebidas, dr*g@s e sexualidade afim de mascarar suas vulnerabilidades. Fugindo, claro, mas no fundo querendo se encontrar. De fato achei Bukowski como um cão abandonado e desacreditado, se escondendo de medo à procura de companhia. Imagino que a pobreza e miséria humana não lhe tenha dado muitas esperanças de felicidade, se afundando, assim, nos prazeres voláteis.

A vontade que tenho é de ler tudo o que escreveu para sonda-lo com propriedade. Pois sinto que tem alguém surpreendente debaixo de tanto pessimismo.
comentários(0)comente



Jpmalcher 03/11/2024

?Esse tipo de vida que levamos é comum demais: está nos matando?

"Meu negócio não era coisa pequena. Eu queria o mundo ou nada."

"O oceano - eu disse -, veja ele lá, golpeando, arrastando-se para cima e para baixo. E embaixo disso tudo, os peixes, os pobres peixes lutando uns contra os outros, comendo uns aos outros. Nós somos como esses peixes, com a diferença de que estamos aqui em cima. Um movimento mal calculado e você já era. É bom ser um campeão. E bom conhecer os
próprios movimentos."
comentários(0)comente



lucca 29/09/2024

Gostei bastante desse

quotes:

? Carteiro, tem alguma carta para mim?
E você tinha então vontade de berrar:
? Dona, como, diabos, posso saber quem é a senhora, quem sou eu, quem é qualquer um?

Sem a prancheta, eu era como um homem perdido no deserto.

Não seria eu algum tipo de idiota? Não seria eu o responsável por fazer com que essas coisas acontecessem comigo? Era bem provável.

? Chinaski, um dia esse negócio vai te pegar, pegar bem aqui!
? Ataque cardíaco?
? Dedicação ao serviço. Você verá. Sentirá orgulho dele.
? Bobagem!

Em particular, eu não era apegado ao cara. Sua vida não tinha sido uma vida de bravura e ele tinha se transformado mais ou menos num monte de merda. Mas cada vez que ele hesitava, alguma coisa se contraía dentro de mim. Era como um cavalo fiel que já não pode mais seguir em frente. Ou um velho carro, que numa bela manhã já não pegará mais.

Eu não era o tipo de homem que deliberadamente procurava o sofrimento, o trabalho ainda era duro o suficiente, mas de certa maneira o encanto dos meus dias de substituto já não estava mais lá ? o não-saber-que-diabos iria me acontecer a seguir.

? Hank, não aguento mais!
? Não aguenta o quê, baby?
? A situação.
? Que situação, chuchu?
? Eu trabalhar e você ficar aí, largado. Todos os vizinhos pensam que eu te sustento.
? 🤬 #$%!& ! Eu trabalhava e você ficava aí, largada.
? É diferente. Você é homem, eu sou mulher.
? Ah, não sabia disso. Pensei que vocês mulheres estivessem berrando por direitos iguais.

? Você fica com a casa.
? E o cachorro?
? Você fica com o cachorro ? eu disse.
? Ele vai sentir sua falta.
? Fico feliz que pelo menos alguém vá sentir minha falta.

Meu negócio não era coisa pequena. Eu queria o mundo ou nada.

? Estou me demitindo.
? Está se demitindo?
? É, não se pode culpar um homem por querer melhorar de vida.

Eu vestia o que ela escolhesse para mim. Assim como mamãe costumava fazer.
Parecia que eu não havia progredido muito, eu pensava, e então vestia as peças.

Andava nervoso ao pé da gaiola. Era uma decisão terrível. Homens, pássaros, todos têm de tomar esse tipo de decisão. Era um jogo duro.

? Vi você com aquela 🤬 #$%!& um tempo atrás. Ela não é o seu tipo de mulher!
? Nenhuma é.

Bebemos um pouco mais e depois fomos para a cama, mas não foi a mesma coisa, nunca é ? havia um espaço entre nós, muitas coisas tinham acontecido.

? Como posso trabalhar doze horas por noite, dormir, comer, tomar banho, ir de lá para cá, pegar a roupa na lavanderia, cuidar do gás e do aluguel, trocar pneus, fazer todas as pequenas coisas que têm de ser feitas e ainda estudar o esquema? ? perguntei a um dos instrutores na sala de treinos.
? Faça tudo isso sem dormir ? ele me disse.

? Por que sair assim correndo? ? ela perguntou.
? Alguns homens são loucos ? eu disse, indo em direção à porta.
? O que você quer dizer?
? Quero dizer, alguns caras são apaixonados por suas esposas.

? SENHOR! SENHOR! SENHOR! ESQUEÇA ESSA PALHAÇADA DE SENHOR, ESTÁ BEM? Aposto que seria diferente se fosse o presidente ou o governador ou o prefeito ou algum rico 🤬 #$%!& , então haveria médicos por toda a parte naquele quarto fazendo alguma coisa! Por que vocês simplesmente os deixam morrer? Que pecado há em ser pobre?

? Você faz eu me sentir um traste ? eu disse. ? Não posso ser tão ruim assim! Deve haver algo de bom em mim.

? MAS EU PRECISO DE SEGURANÇA!
? Ainda bem que certas pessoas não pensavam assim. Ainda bem que Van Gogh não pensava assim.
? O IRMÃO DE VAN GOGH COMPRAVA AS TINTAS PARA ELE! ? o garoto me disse.

? Olhe, Chinaski, toda vez que te vejo, você está caminhando!
? Isso não é nada ? eu disse ?, toda vez que te vejo, você está caminhando.

Eu era como aqueles periquitos desgraçados da Joyce. Depois de viver na gaiola eu tinha saído para o ar livre e voava ? como uma bala em direção aos céus. Aos céus?
Nicola.Colombo 09/10/2024minha estante
Ri muito quando ele conta sobre a situação em que não se podia mais deixar o quepe em cima da mesa do correios ??


lucca 09/10/2024minha estante
Muita burocracia viu




Edna 15/09/2024

A leitura é muito fácil e fluída, consegue prender o leitor, mas eu esperava bem mais do livro. Achei que acaba batendo muito na mesma tecla.
comentários(0)comente



Denilson60 15/09/2024

Esse segue o mesmo padrão de Factotum, com a diferença de que em vez de mudar de emprego a todo momento, Henry Chinaski se estabiliza como empregado dos Correios e narra as suas agruras nos anos em que lá esteve.

Aqui vemos um Henry mais velho, mais maduro em certos pontos, porém com os mesmos vícios de sempre: corridas de cavalos, bebida e mulheres.

Depois de ler alguns livros de Bukowski, seu estilo acaba se tornando enjoativo e entendiante, já que não variam muito.

Apesar de tudo, gostei muito de ter acompanhado a vida de Henry Chinaski nesses três livros que eu li, sei que ainda tem outros mas acho que a história dele já deu o que tinha que dar pra mim.
comentários(0)comente



Kiagimi 01/09/2024

🤬 #$%!& Charles
Charles, meu querido Charles, vc é a 🤬 #$%!& de um gênio, não imaginaria que essa história seria tão gostosa de ler e que me renderia tantas gargalhadas e principalmente a vontade grotesca de me demitir.
comentários(0)comente



dafuna 03/08/2024

Literalmente a vida de um clt
Adorei a linguagem totalmente explícita do livro, é engraçado e ao mesmo tempo encantador. essa linguagem deixa bem facinho de entender tudo que o autor quer passar, e você sente como se estivesse vivendo aquilo.

adorei, também, o personagem principal (meu querido Hank), que é um total desmiolado, maluco e imbecil. te amo muito hank.
comentários(0)comente



Elisa Borges 02/08/2024

Um alcoólatra com a vida angustiante
É uma leitura que, depois de ler clássicos de outros autores, dá a sensação de estranheza pelo linguajar impróprio e simples. No entanto, ao decorrer da obra, você acaba se acostumando.

A história em si retrata a realidade de um homem alcoólatra, ríspido, que objetifica as mulheres e não sente amor pela sua vida.

Em algumas partes, você sente certa pena por ter empatia, mas logo depois a pena é substituída por ?ele só é um babaca?, então o sentimento é confuso.

Não acredito que seja um livro que vá te acrescentar muitas coisas, mas é ótimo para perceber que suas atitudes têm consequências e que a vida que você leva ou te traz felicidade ou angústia.

Não recomendaria essa leitura para muitas pessoas. Apenas se você leva uma vida miserável e quer ver o exemplo de vida de outra pessoa assim, talvez para mudar a sua.

É uma dura realidade.
comentários(0)comente



Yasmin1403 13/07/2024

Cartas ao vento
A cada livro ele retrata um pouco de como foi sua vida. É um tipo de escrita autobiográfica, mesmo que através do personagem, que nesse livro foi representado por Chinaski. Ele trabalhou boa parte de sua vida nos Correios, e, não é atoa o título do livro se chamar: ?Cartas ao Vento?. rs. Boêmio nato, dono de um humor sarcástico, ferino, que ganhou o coração de muitos. Leitura leve, simples, gostosa. Esse foi seu primeiro romance. Eu amei, e vale muito a leitura!
comentários(0)comente



TeLuLu 08/07/2024

Nada e tudo ao mesmo tempo.
Livros como esse sempre me deixam presa na leitura, que dizem tudo e nada ao mesmo tempo. Cenas do cotidiano tão simples, pífias e esquecíveis que se transformam em uma leitura fluida e agradável.

Bukowski mais uma vez conseguiu me prender em mais um de seus romances e dessa vez conseguir terminar até mais rápido que o outro.

Embora ainda prefira "misto-quente", esse livro não deixa de expressar o cotidiano infeliz de Chinaski e suas tentativas de sobrevivência. Esse livro explora um Chinaski que tem medo de ficar sozinho e o quanto ele está disposto a ficar em uma situação só para não encarar a solidão, entrando em diversos relacionamentos medíocres a base de s3x@ e cerveja.

Além de outros temas importantes como: carga horária de trabalho excessiva, sistemas corruptos dentro de grandes empresas, um pouco sobre os negros nos EUA e etc.

Conseguiu me tirar algumas risadas e embora seja uma escrita medíocre e cenas mais medíocres ainda, acredito que esse seja o ponto do livro. Ele não queria impressionar a ninguém, não queria ser o sabichão com frases de efeito filosófico é apenas um personagem comum, que trás a tona cenas do cotidiano real das pessoas, tentando se 'virar' para sobreviver com trabalhos de péssima remuneração, relacionamentos sexuais de esquina e pouco tempo para si.

O livro não vale 5 estrelas, mas acredito que seja uma leitura que vale a pena.
comentários(0)comente



Milena 03/07/2024

Meio chatinho, muita burocracia descrita, so está perdoado por que os correios aqui no Brasil são tão burocráticos Qt, mesmo assim Chinaski conseguiu tirar alguns sorrisinhos meus. ?????
comentários(0)comente



zero18 30/06/2024

Rei do nada com nada
Por mais q nn seja o meu favorito entre os lidos do bukowski, acho esse um livro onde eh mt mais facil de se conectar com o personagem principal. claro q o velho bukowski volta com as suas fantasias exorbitantes ao redor da vida de um cara comum, mas acho a caracteristica central dele eh algo q ta muito presente na vida de muita gente, o odio pelo teu chefe e o medo de estar sempre sozinho.
nao eh o melhor mas com certeza eh uma viagem ler esse livro.
comentários(0)comente



Jorge.Antosko 25/06/2024

Pontos bem bacanas citados na obra. Acho que a tradução pecou um pouco, mas não julgo. Foi o primeiro do Bukowski que li.
comentários(0)comente



Fenner King 10/06/2024

Terceiro livro de Charles Bukowski lido, fico impressionado com a escrita, com a insignificância, apatia, desapreço à vida em que um ser um humano possa ter.
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR