Liza.Abreu 08/01/2022
Diferente de tudo...
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Ano: 1986
Número de páginas: 432
AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA
??Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe, para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.??
O pobre Florentino Ariza, um jovem telegrafista e violinista com alma de poeta, enfrenta as dores do amor que sente pela determinada Fermina Daza, filha de Lorenzo Daza, um comerciante obstinado a oferecer a filha um bom casamento, colocando todas as suas forças em afastá-la de seu amor juvenil, arrastando a jovem até a casa de parentes em uma cidade distante. Ignorante aos seus propósitos, Lorenzo falha, afinal o amor entre os jovens reacende ainda mais poderoso através da troca de cartas superiormente apaixonadas, enviadas por meio do telegrafo.
??Amor nos tempos de cólera?? narra as muitas faces do amor através do tempo. Minuciosamente detalhado, o livro incomoda ao apresentar de um lado, as particularidades da vida de um casal a se estabelecer dentro de um matrimônio precoce, convivendo com inevitáveis rachaduras no resguarde de uma relação duradoura, de outro, a solidão de um homem solteiro, ainda obcecado com a ideia de revogar seu antigo amor do passado, enquanto preenche o buraco em seu peito com inúmeras parceiras.
Desenrolado em um contexto histórico, político e cultura da Colômbia no final do século 19 e início do século 20, o livro insere os personagens em uma trama bem desenvolvida e arrastada ao se preocupar com uma grande enxurrada de informações, mas que no fim se convertem em um entretenimento pertinentes a narrativa. O desenvolvimento dos personagens principais é um grande presente, surpreendendo o leitor mesmo quando esse acredita conhecer cada um como amigos próximos.
Este livro foi para mim uma leitura demorada, mas saborosa, exigindo tempo para aprecia-la com devido respeito e consciência sobre os costumes da época e concepções de princípios e ações impraticáveis nos dias atuais.