A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Juliana2853 11/09/2024

Não sei quem é mais maluco
O que falta aqui é uma Super Nanny. Colocaria as crianças no cantinho do pensamento, a mulher num psicólogo pra tratar essa obsessão por crianças que acabou de conhecer e meteria a porrada nos fantasmas. Quero ver se não iam ficar na linha.
comentários(0)comente



Biggie 08/09/2024

Sinto que perdi 5 horas da minha vida com essa leitura
A Volta do Parafuso é um romance gótico de Henry James. A história se passa em uma antiga mansão inglesa, onde uma jovem governanta é contratada para cuidar de duas crianças órfãs.
Logo após chegar à Bly, a governanta começa a notar acontecimentos estranhos e a sentir uma presença sinistra pairando sobre a casa. Conforme os dias vão passando, os eventos se tornam cada vez mais perturbadores, e a linha entre realidade e fantasia se torna cada vez mais tênue.
comentários(0)comente



Igor.Banin 07/09/2024

Interessante
Leitura interessante no sentido histórico, mas uma escrita deveras maçante. Dúvida eterna entre o mundo sobrenatural e a doença mental.
comentários(0)comente



NickSnow31 06/09/2024

Ponto de bifurcação
Confesso que "A outra volta do parafuso" foi um dos primeiros livros que me deu realmente medo ao ler! O jogo de terror psicológico e a maneira homeopática que os elementos de horror aparecem na obra contribuiu com o clima de incerteza que me fez sentir aquele calafrio do inesperado.

Para agravar essa atmosfera, o livro é predominantemente escrito em primeira pessoa com base nos relatos de uma governanta que trabalhou na mansão Bly.

Em seu relato, vemos como a alegre experiência de cuidar de duas crianças encantadoras como Flora e Miles se tornou um tormento quando fantasmas malignos começam a ameaçar a inocência de seus pupilos.

Assim como em Dom Casmurro, a narrativa em primeira pessoa confere uma ambiguidade que é explorada com maestria pelo autor. Tornando sua narradora uma pessoa não tão confiável... ou será que é? Cabe a você decidir!

Em diversos momentos você poderá se questionar se os fantasmas realmente existem ou se tudo não passa de uma obsessão de uma mente transtornada.

Todo esse confronto de percepções se torna maior no final do livro, onde encontramos o ápice da dualidade de forma seca e direta. Deixando o final em aberto para que os leitores interpretem como desejarem.

Além desse ponto (que pode causar frustração em algumas pessoas), é bom ressaltar que a obra tem uma linguagem rebuscada que, em alguns momentos, pode se tornar confusa. Mas, ainda assim, é uma leitura rápida e envolvente.

A verdade é que o livro me deu bons momentos de tensão e que agora estou curiosa para ler mais análises sobre A outra volta do parafuso!
comentários(0)comente



httpsvii 05/09/2024

A volta do parafuso
Leitura difícil, pesada, complexa, ponto de vista confuso, muitas vezes me perdi e até me reencontrar já começei a me perder novamente.
O livro em si é um livro bom, a história é realmente aquela proposta, porém a leitura é lenta e confusa.
Aquele final ambíguo, dando a entender se realmente o que lemos estava errado, ou se é apenas o famoso: ?foco narrativo?.
comentários(0)comente



Mimi 02/09/2024

??Esse foi o livro escolhido da Leitura coletiva do clubeliteratour.
?? Para mim foi uma releitura.
??Eu gostei muito do livro e das discussões feitas na leitura coletiva.
Para alguns leitores pode achar um pouco a escrita rebuscada, mas nada que atrapalhe a leitura.
??Esse é um livro que teve muitas adaptações no cinema, bem como uma série na Netflix.
??Uma curiosidade seria que esse livro também tem como título a outra volta do parafuso, trata-se do mesmo nível e não de uma continuação como alguns podem pensar.
??Recomendo muito esse livro ?.
comentários(0)comente



Sthephanie1 01/09/2024

Sinceramente não gostei muito dessa leitura, esperava bem mais e me decepcionei. A série é mil vezes melhor, o livro não tem nada de ?terror? e senti muita falta disso no livro considerando que esse é o gênero?
Também não gostei do final, ficou meio inacabado e com muitas interrogações na minha cabeça ??
comentários(0)comente



Mainy 27/08/2024

Uma ambiguidade de sentimentos por essa obra.
Escrevo imediatamente ao final da leitura, o desfecho abrupto me surpreendeu tanto que imaginei que lia um exemplar incompleto, frustração e indignação a flor da pele, mas enquanto escrevo essa resenha sou obrigada a admitir o quão encantadora foi essa leitura, uma personagem feminina forte e confiante mesmo em meio a um caos de incertezas. Não acredito que nossa heroína estivesse louca, a personalidade da preceptora me faz querer acreditar em absolutamente tudo que ela acredita, ela pensa e chega em conclusões que em sua mente são tão certas que me recuso a contradizer qualquer afirmação feita por ela, mesmo parecendo que quase tudo que ela diz é de acordo com as vozes de sua própria cabeça kkkkkk.
Citando Ralph Wiggum "Estou feliz e puto"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna.Ceccato 21/08/2024

Vou deixar spoilers aqui pra explicar pra quem também não entendeu nada assim que finalizou.
Finalizei o exemplar chocada com a forma abrupta de encerramento de enredo. Sequer há um retorno à reunião de amigos do início da história, onde eles estavam contando histórias de terror.
SPOILERS ABAIXO.
Se você pesquisou minimamente sobre o livro descobre que a narradora não é confiável.
Então você pode interpretar que ela inventou a situação, ou que realmente foram os fantasmas que a deixaram "doida".
Porém no youtube, encontrei maiores interpretações. Um dos mistérios do livro é o que Miles fez para ser expulso da escola. A teoria mais aceita é que seus antigos perceptores (os fantasmas), por serem muito "libertinos" podem ou ter feito algo de cunho sexual que acabou sendo flagrado pelas crianças, ou podem terem abusad0 delas. Miles pode ter replicado esse comportamento com os colegas, o que acabou levando o diretor a expulsá-lo. P3dof*lia era um grande tabu para as pessoas na época, e talvez tenha sido uma forma do autor trabalhar o assunto nas entrelinhas.
A governanta se tornou obsessiva pela proteção das crianças, talvez em partes para chamar a atenção do tio, por quem nutria certo sentimento platônico. Ou talvez ela seja outra abusiva - mais ainda que sua predecessora, já que sua obsessão principalmente pelo Miles o levou a mort3. (Seria possível que ela o assassinou em sua loucura?).

Entretanto, apesar dessas revelações esse livro não me agradou. Talvez num futuro se reler eu consiga melhores impressões, mas detesto livro que tudo está na entrelinha. Mistérios são ótimos, mas quando você consegue chegar a conclusões. Aqui tudo é entrelinha, e isso deixa o livro chato em muitas partes. Para mim o autor errou em não dar mais informações e direcionamentos. Não precisa entregar tudo de bandeja, mas não entregar nada ai complica né?
No mais o livro é ótimo em criar uma atmosfera de tensão e medo, você realmente fica na expectativa que algo ruim vai acontecer, aquela famosa ansiedade.

Poderia ter sido melhor.
comentários(0)comente



Pamela.Pugliano 19/08/2024

"Porque assim estou justificada!"
Livros clássicos são únicos por si só, e esse não poderia ser diferente. Complexo, não pela narrativa ou escrita, mas no que no fundo quer dizer. A interpretação é o que o faz tão excepcional, porque depois da leitura, parando para pensar e vendo resenhas sobre, cada leitor me fez entender uma parte da história que sequer tinha notado. É uma história de fantasma simples, com personagens complicados - um clássico.

Bom, temos a história de uma governanta, que a partir do momento que conhece as crianças, um menino e uma menina, que será responsável, se apaixona. Esse sentimento leva essa mulher a proteger essas crianças acima de tudo - inclusive de seus achismos e do que acredita ser mal. Os fantasmas que vê, e somente ela os vê, leva medo as crianças e aos empregados do local, quando ela acha que só está fazendo o bem. Ao ler, notei como as impressões dessa mulher são criadas inesperadamente, ao mesmo tempo em que não tem como ela ter sabido desses fantasmas pois já eram pessoas mortas. Só ela os vê, ao mesmo tempo que eles não fazem nada, somente observam. As crianças são crianças, mesmo que nos diálogos pareçam ser adultos. Tudo é tão simples e os acontecimentos são apenas cotidianos, mas o leitor quer saber sobre os fantasmas, o que vai acontecer, sobre os questionamentos que ela cria para o leitor sobre as crianças- e no final, não se descobre nada e ainda nem acredita se o aconteceu realmente aconteceu.

Enfim, leiam. Para os clássicos só devemos dar uma chance - clássico é clássico. Não vá esperando demais nem de menos e desconfie de tudo. Pode ser chato em alguns momentos, mas é curto demais para desistência. Leitura recomendada. Aproveitem.
comentários(0)comente



jusayuriih 19/08/2024

Achei uma leitura super interessante.
É um terror. Mas diferente do terror de "jump scare", esse pega no psicológico.
Aquele tipo de história que vai te fazer questionar se tudo o que você está lendo é verdade ou só imaginação da personagem.
Gostei bastante. Essa edição da Penguim tem uma tradução boa, não é difícil de ler. Recomendo
comentários(0)comente



Juliana 15/08/2024

Releitura: O mestre da ambiguidade
Reli essa obra para um trabalho. E realmente quem lê Henry James desavisado não percebe um monte de coisas no texto. É impressionante como ele constroi a ambiguidade na narradora e nos diálogos. A construção do significado da narrativa é feita com o leitor, que é obrigado a participar do enredo e julgar de acordo com suas vivências e percepções. Um gênio da narrativa. Reler sempre é muito positivo, pois é possível observar nuances que deixamos passar num primeiro contato.
comentários(0)comente



Camilo 13/08/2024

Achei fraco
Pra mim, repito, pra MIM, a governanta foi uma bela duma controladora abusiva e chata desde o início e o frio na barriga que gostaria de ter sentido nas passagens com as aparições não vieram, terminei a leitura meio frustrada com esse Dom Casmurro da Inglaterra. (com a diferença que a euros é de Bentinho não me entediou em momento algum).
comentários(0)comente



lucasbrandaos 13/08/2024

Suspense psicológico
Um clássico de terror psicológico que mergulha numa atmosfera de suspense e mistério. A história é narrada pela governanta contratada para cuidar de duas crianças. À medida que eventos estranhos e perturbadores começam a acontecer, a ela (governanta) se convence de que as crianças estão sendo assombradas por forças sobrenaturais. O livro nos prende com tensão, deixando-nos questionar o que é real e o que é fruto da imaginação.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |