Os inocentes

Os inocentes Henry James




Resenhas - A Volta do Parafuso


767 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Penkala 07/12/2021

Um clássico das histórias de fantasmas
O típico livro de terror do século XIX, com uma história emoldurada por dois narradores: um, que nos conduz, à beira da lareira, na noite de Natal, a acontecimentos horríveis que se passaram com uma mulher que lhe confiou um manuscrito; a outra, a narrativa em primeira pessoa da própria mulher que escreve o manuscrito depois dos eventos que vamos conhecer ao longo do livro.
A escrita é simples, por um lado, mas não recomendo uma leitura desatenta, porque cada sentença é cheia de apostos, o que torna tudo o que é dito repleto de camadas. Também cheio de camadas é o que viemos a saber pela voz da mulher, que é um clássico entre os narradores não confiáveis - por definição, como é de se esperar de Henry James.
Não vá esperando um desfecho espetacular, ou vários "plot twists", porque o final do livro é tão insidioso quanto o terror que espreita o coração da narradora.
Recomendo fortemente, para fãs de literatura e do gênero gótico ou de terror, a leitura do texto de apoio, que fecha o livro. Um primor!
comentários(0)comente



MurderBookReader 05/12/2021

Terei que reler
Bem...
Esse livro foi difícil de ler no papel, tive que achar o audiobook para conseguir terminar.
É um livro complicado, achei sua leitura muito cansativa, entretanto a história é interessante. Não consegui concluir se a tutora realmente via fantasmas e espíritos ou se foi tudo as crianças mexendo com a cabeça dela e fazendo pensar que estava vendo coisas.
A única conclusão real que eu consigo tirar é que tanto o Miles quanto a Flora tiraram bastante prazer em mexer com todos os adultos em sua volta, principalmente sua tutora.
Terei que retornar a ler para ter ideias mais concretas mas, por enquanto, foi finalizado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



naicaroline 03/12/2021

Por conta de quando foi escrito a leitura é um pouco lenta, mas nada que atrapalhe a experiência. Eu terminei o livro muito pensativa e cheia de dúvidas, que leitura?. Eu gostei muito e minha tristeza e não ter com quem conversar sobre kkkkkkk
Maria. 14/12/2021minha estante
se quiser chama que eu terminei de ler e to doida querendo conversar sobre teorias




manuela. 30/11/2021

AAAAAAA
o livro nao se parece mto com a série, é até fácil de ler pra um livro escrito na segunda metade do século 19, ia dar 3,5 mas esse final foi mto foda serio
comentários(0)comente



Bruna 29/11/2021

A Outra Volta do Parafuso
Eu gosto muito dessas histórias onde uma mulher aceita emprego em uma mansão enorme no meio do nada pra cuidar de crianças que não são delas e acaba se dando mal por causa de assombrações, mas essa aqui queria que fosse escrita na terceira pessoa, com a narração mais imparcial e com situações mais estranhas e assustadoras.
De toda forma o livro é bem bom, li tudo em uma sentada. Só achei a narração um pouco enrolada demais.
comentários(0)comente



boemillys 27/11/2021

Mansão Bly
Percebi que estava lendo a história que já conhecia e resolvi pagar pra ver. Bem, definitivamente não consigo ler quando já assisti a versão cinematográfica, as comparações são inevitáveis. A escrita é intrigante e eu gostei bastante, só me incomodou já saber a história.
Patricia677 27/11/2021minha estante
Quero muito esse livro. E não olhei a adaptação ainda por causa disso. Quero ler primeiro.




helena 20/11/2021

fiquei sem saber que nota dar... por um lado, creio que ele chega mais para quatro estrelas, mas, ao mesmo tempo, não sinto que seja quatro (rs). colocando três aqui porque não consigo colocar 3,5.
(vai ter um vídeo com esse livro hein, por isso não vou falar mais nada)
comentários(0)comente



Jana 03/11/2021

Confuso
Eu gostei muito dos personagens, principalmente das crianças, mas achei a história um pouco confusa. Muitas coisas ficam sem explicação, me senti perdida em alguns trechos que as coisas não têm conclusão. É uma história intrigante, porque você demora a ter uma revelação esclarecedora, mas a confusão realmente me incomodou um pouco.
comentários(0)comente



Max 02/11/2021

Uma leitura lenta, mas agradável
Eu demorei um pouco para começar a apreciar a história, embora, com certeza, apreciei a escrita. Eu não conseguia saber se confiava nas coisas que aconteciam e muito menos nos diálogos, principalmente com as crianças, que muita das vezes respondiam de forma vaga, o quê deixa o leitor mais confuso ainda se o que esta acontecendo, de fato, está acontecendo. O final abrupto é sem dúvidas o ápice do livro, ele não volta para o que seria o "início" do livro, onde temos alguém contando aquela história de fantasmas.
comentários(0)comente



Sabrina.Varges 30/10/2021

Poderia ser melhor
Mais um livro concluído na @creepytober foi A outra volta do parafuso, e foi uma leitura para cumprir o desafio de livro com espíritos. Além disso foi uma leitura coletiva com o clube de leitura da @ladybook.me

Bem, no geral eu gostei do livro, mas com algumas ressalvas. Primeiro eu achei o início do livro bem lento e demorei à engatar na leitura, isso melhorou, mas continuei sem entender muito bem qual é a dos personagens, não sei se pela linguagem rebuscada e as vezes poética, mas não consegui me identificar com nenhum dos personagens e na maioria das vezes não entendi suas motivações e ações.
Por fim, o final é meio que aberto e não sabemos o que realmente aconteceu.
No geral achei um livro com um grande potencial, mas creio que será um daqueles em que vou gostar maia da adaptação do que do livro. Veremos.
comentários(0)comente



Prim 24/10/2021

A outra volta do parafuso
Uma história intrigante. Acho que passei mais tempo tentando entender se era mesmo uma história de fantasmas ou se a protagonista estava tendo um surto. Seja como for, eu gostei bastante do desenvolver da leitura (embora muitas questões fiquem sem respostas) e foi um desfecho bem surpreendente (mais porque satisfez uma expectativa do que por ser imprevisível).
É um livro que com o passar do tempo a interpretação pode mudar bastante, o que foi uma história de terror no sec. XIX, se escrita nos dias de hoje, tenho certeza que o tema seria bem mais polêmico e isso só mostra o quão bem escrita a história foi. Valeu a leitura.
comentários(0)comente



Edwarda 24/10/2021

Confuso
Ao ler a história, em grande parte dos momentos fiquei confusa, parece que faltam detalhes. Tive excelentes recomendações do livro, mas não bateu minhas expectativas. Não consigo descrever os sentimentos que tive no decorrer da leitura, só sei dizer que se eu fosse a personagem principal sairia correndo na primeira oportunidade e não olharia para trás.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cringe Literário 20/10/2021

me abandonou em um quarto escuro.
A volta do parafuso
Henry James
Nota: 3,5
Proposta de história de terror, que me surpreendeu com o terror ao nível psicológico.
Logo se você tem medo de histórias de terror, pode ser uma boa proposta para não ficar com medo.
O início é ótimo e bem típico, com um grupo de pessoas reunidas, até que um desses integrantes se propõe a contar uma história de terror, esse homem que se propõe perante seus convidados, pede 3 dias para achar um diário e começa a leitura de terror...
Podemos confiar nas narrativas de diários? Elas podem ser traiçoeiras, afinal de contas contém o ponto de vista e os sentimentos somente de quem o escreveu.
Uma preceptora jovem, vai trabalhar em uma mansão e cuidar de duas crianças, com a premissa de que os pais dessas crianças morreram e o tio das crianças assume a tutela.
Ele é um homem muito bonito e exige que a preceptora nunca o comunique de quaisquer eventualidades que ocorrerem com as crianças, mesmo que sejam graves.
Na mansão inicialmente temos a garota Flora e depois o garoto Miles, que acabou de ser expulso da escola, o motivo não é revelado. Eles convivem ali em harmonia, são crianças maravilhosas.
Algo começa a perturbar a preceptora: um homem estranho na propriedade sempre encarando ela e desconfortável com a situação, ela conversa com a governanta sobre a situação, algo terrível então lhe é revelado e, temos mais uma informação de que a antiga preceptora havia falecido e tinha um envolvimento pessoal com esse homem assustador.
A preceptora começa a viver situações complicadas, assombrações começam a aparecer, flora adoece e medidas extremas precisam ser feitas por ela.
Interpretações...
Dentre os relatos do diário, me perdi no que era fato e no que era imaginação e ou delírio da preceptora.
Ela tenta convencer a amiga governanta de que há assombrações na propriedade e que as crianças conseguem enxergar essas assombrações.
Ocorrem duas situações que exigem da preceptora medidas drásticas, o melhor momento até então, estamos ali envolvidos com adrenalina a mil e de repente... acabou, fim do livro...
Fiquei indignada não acreditava que o livro tinha acabado, parecia incompleto, inacabado fiquei revoltada, e por isso eu digo que gostei do livro, mas não amei.
Talvez em outra releitura, eu consiga perceber pequenas informações ao longo do texto que me ajudem a construir uma melhor compreensão de toda a trama.
comentários(0)comente



767 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR