Otelo |  Macbeth

Otelo | Macbeth William Shakespeare




Resenhas - Otelo


509 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Fernanda631 10/10/2022

Otelo
Shakespeare é genial com seus personagens marcantes. Esse livro é uma das alegorias mais interessantes sobre a inveja, um dos mais graves pecados.
Um coração preenchido pela inveja pode fazer loucuras e enlouquecer a mente de outros em conjunto. E Shakespeare, como sempre, um gênio na construção dos diálogos interessantes e dos bons alívios cômicos. Esse livro é capaz de ensinar o quanto alguém pode te manipular e praticamente acabar com a sua vida inteira. O autor cria um cenário que consegue abranger a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem em um espaço de tempo relativamente curto.
A história gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua bela esposa Desdêmona, seu tenente e grande amigo Cássio, e seu sub-oficial Iago. Iago não aceita que Otelo nomeou Cássio como tenente e tenta, de todas as formas possíveis, destruir a vida de todos, plantando a “sementinha do ciúme” na mente do general para que ele desconfie de uma relação amorosa entre Desdêmona e Cássio.
A tragédia de Shakespeare trata de temas variados que são discutidos até hoje, como racismo, amor, ciúme, traição e até xenofobia. Quando você começa a ler esse tipo de clássico, é inevitável enxergar as referências em boa parte das séries e filmes atuais. Iago é aquele vilão persuasivo e inteligente que engana a todos ao se passar por um homem íntegro, obediente e conselheiro. Desdêmona é a esposa fiel, casta e passiva que “abandona” seu pai Brabâncio para casar com Otelo, o mouro de Veneza. Ela precisa lidar com ofensas e críticas de todos os lados por ter se casado com um estrangeiro, que ainda por cima é negro e com “traços animalescos”.
Otelo é venerado como general, mas ainda sofre com o julgamento que recebe de todos ao seu redor. Cássio é um escudeiro fiel, porém de cabeça fraca: trata Desdêmona com educação e cavalheirismo, mas quando se trata de outras mulheres, é grosseiro e rude, como quase todos os homens da época. Ele cai direitinho nas mentiras de Iago.
É interessante o modo como Shakespeare aborda o ciúme. Quem é ciumento e possessivo geralmente acredita em qualquer mentira bem elaborada, tanto que Iago nem precisa de grande esforço para ludibriar o general. Com suas falas venenosas, aos poucos, Iago finge que “sabe de algo, mas não pode contar” e deixa a entender (após muita insistência de Otelo) que Desdêmona e Cássio estão saindo às escondidas.
O vilão utiliza as fraquezas de Otelo (como sua baixa autoestima) e cria cenas visuais na cabeça do mouro. Otelo não suporta imaginar sua esposa se relacionando com Cássio, ferindo seu orgulho masculino. Nada é pior para os homens de cargo alto no exército que serem traídos. E é justamente essa a arma de Iago.
Otelo é aquela obra que você precisa ler com calma, mas que vai abrir portas para a compreensão de arquétipos. É importante fazer uma análise aprofundada das personagens e relacioná-las com o contexto histórico da época.
Gostei do enredo e do final dramático. Shakespeare nunca erra nos final com mortes e bastante ação.
Recomendo muito essa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



celi 06/10/2022

Um vilão que honra seu título
O grande personagem dessa peça é ninguém menos do que o vilão, ele não demonstra arrependimento em momento algum, e manipula todos os outros personagens até o fim.
Sobre o final da história: ler tragédias de Shakespeare é assim mesmo, não tem como haver surpresas.
comentários(0)comente



gabikasai 19/09/2022

O primeiro Shakespeare a gente nunca esquece!
A leitura cativa do início ao fim! Shakespeare é genial c seus personagens marcantes, de uma escrita dinâmica e perfeita! Quero ler mais.
comentários(0)comente



Beatriz 16/09/2022

Não gostei muito do final, estava esperando uma final feliz e fui surpreendida com um final super trágico. Mas tem um bom desenvolvimento dos personagens.
comentários(0)comente



Caroline.Evellyn 15/09/2022

Sempre bom ler Shakespeare
Gostei do enredo e do final dramático. Shakespeare nunca erra nos final com mortes e bastante ação.
comentários(0)comente



Lucas 14/09/2022

Shakespeare é fantástico
Mais um livro de Shakespeare que nos faz entrar numa montanha russa de emoções.
Esse livro é uma das alegorias mais interessantes sobre a inveja, um dos mais graves pecados.
Um coração preenchido pela inveja pode fazer loucuras e enlouquecer a mente de outros em conjunto.
As mais honestas e puras pessoas não passam ilesas aos planos do coração invejoso e obstinado a conseguir o que quer.
Foi interessante ler esse livro enquanto leio O Conde do Monte Cristo pois só enriqueceu o tema.
E Shakespeare, como sempre, um gênio na construção dos diálogos interessantes e dos bons alívios cômicos.
comentários(0)comente



Any 12/09/2022

Incrível como as pessoas são manipuláveis. Otelo tá sempre caindo na ladainha do cara que ele idolatra e acha que é confiável, mas faz de tudo pra destrui-lo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andreia 28/08/2022

Amou demais com sabedoria de menos.
Esta afirmação de Otelo é feita após confirmar a traição de Iago. Um homem q confiou num subalterno, mas não nas declarações de amor da esposa. Que foi fraco aos assuntos do coração. Um clássico que vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Carla2362 25/08/2022

Nadou, nadou, nadou e morreu na praia, chega a ser frustrante.
Otelo, depois de tudo ainda quis dar uma de honrado.
comentários(0)comente



annaclara.. 21/08/2022

O poder do ciúmes
Li esse livro nas férias já que pretendia ler Dom Casmurro e eu sabia que havia algum tipo de inspiração em Otelo.
Pois bem, esse livro foi ótimo para mim. Me ensinou o quanto alguém pode te manipular e praticamente acabar com a sua vida kkk.. Uma verdadeira lição de vida.
comentários(0)comente



Marcelo Purificação 13/08/2022

Comentário: Otelo
Otelo, o Mouro de Veneza, peça escrita por volta de 1603, trançando temas densos como o racismo, o ciúme e ?a loucura causada pelo amor?, o autor compôs um cenário que conseguisse abarcar a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem em um espaço de tempo relativamente curto. De suas tragédias, Otelo talvez seja aquela em que o veneno surte efeito mais rápido no protagonista, fazendo-o definhar muito mais tempo antes de cair em desgraça.
comentários(0)comente



Ana Clara 11/08/2022

QUE LIVRO RUIM
não que eu esperasse muito, mas mds do céu, fiquei mais decepcionada que tudo nessa vida! extremamente problematizado, dói a cabeça só de pensar
comentários(0)comente



Liz 09/08/2022

Gostei bastante
É um livro bom, há duas peças de Shakespeare nele, Otelo e Macbeth. Eu li todo o livro como se realmente estivesse sentada em um assento no teatro e a peça estivesse acontecendo diante de mim. É dinâmico, apesar de eu ter achado as histórias curtas demais para o que estava acostumada (nunca havia lido peças de teatro). Foi meu primeiro contato com Shakespeare e o que posso dizer é que gostaria muito de assistir as peças encenadas e, com certeza, lerei outras obras.
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR