Otelo

Otelo William Shakespeare




Resenhas - Otelo


509 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Lara 09/10/2020

Relação de amor e ódio
Todavia, palavras são palavras. Até o dia de hoje jamais ouvi dizer que um coração machucado se consertasse pelo ouvido. - Otelo (William Shakespeare)

Leitura envolvente, nem tem como enumerar o tanto de vezes que fechei o livro, respirei bem fundo e contei até 10.

Shakespeare é Shakespeare né ??
comentários(0)comente



Fer 06/10/2020

Instigante
Nem acredito que li Shakespeare !!! Rsrs poxa, se soubesse que era tão instigante, a ponto de não ver o final do livro, com um vocabulário de facílima compreensão teria me aventurado antes...
comentários(0)comente



Thiago.Struzani 30/09/2020

Um clássico Shakespeareano
A tragédia de Otelo me lembrou muito uma outra história, a do Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, em que uma pessoa invejosa trama a destruição de seu inocente adversário.
Tive o prazer de assistir essa peça teatral no Teatro Amazonas, em viagem à Manaus, com minha preciosa amada.
comentários(0)comente



Santos 23/09/2020

Me surpreendi
O livro fala de temas atuais e envolvem, de forma implícita ou não , temas como o ciúmes obcecado e o racismo. Livro referência até hoje na cultura pop
comentários(0)comente



Trícia 20/09/2020

O Mouro
Uma das peças que mais queria ler de Shakespeare. É tão eloqüente. Tão dramático. No momento não condiz muito com o que me atrai na literatura, mas ainda sim, é possível apreciar sua genialidade para o teatro.
comentários(0)comente



Leandro 17/09/2020

Iago um dos melhores vilões da literatura mundial.
Interessante ver a questão racial na época do autor nas descrições acerca do protagonista.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 17/09/2020

Tragédia pouca é bobagem
De "iagos", esse mundo está cheio.
Otelo ciumento e inseguro, ocasionando inúmeras injustiças e mortes.
Meu primeiro contato com os livros de William Shakespeare;
Espero gostar mais de outras obras.
comentários(0)comente



Manodirlah 13/09/2020

Shakespeare é incrível
Que história trágica. Eu só me deparei com a realidade maligna de pessoas que nos rodeiam com intuições enganosas.
Do início a gente já nota a raça imunda de Iago, o demônio encarnado, o ódio que sentir desse miserável.

Nunca tinha lido uma peça e foi uma honra ter tido minha primeira experiência com Shakespeare.
comentários(0)comente



Amanda Zanella 28/08/2020

Um livro sobre confiança (ou falta)
Aquele velho clichê: nem tudo é o que parece. O livro mostra o quanto às vezes ficamos cegos e confiamos demais em pessoas que pensamos conhecer bem.
comentários(0)comente



Rafa 26/08/2020

Trágico!
Tragédia símbolo das peças antigas e como tais tem como objeto mostrar que o mal feito sempre terá de ser pago em vida.
comentários(0)comente



Maitê 25/08/2020

E eu achava que Richard III era uma pessoa terrível mas Iago consegue chegar bem perto, ou talvez até mais se levar em conta a dimensão da ambição dos dois, afinal, Richard queria o reino,e o que quer Iago? Destruir Otelo.
Mas a verdadeira tragédia é o próprio Otelo, que é culpado de seu próprio destino, Iago não precisa se esforçar para faze-lo acreditar, era algo que ele já esperava,desejava, estava na sua mente esperando a oportunidade de vir a tona.
comentários(0)comente



Leonhard 23/08/2020

Uma importante reflexão à respeito de quanto tempo da nossa vida dedicamos a quem não acredita em si ou de o quão sensível somos nas nossas inseguranças e o impacto de viver sem esses domínios.
Ruru 26/08/2020minha estante
Vou iniciar este livro hoje. Aaaaaah


Leonhard 26/08/2020minha estante
Ow... Só falo uma coisa. De Iago eu passo longe! Hahahaha...




Gabriel 21/08/2020

Adorei...
Acho a melhor tragédia para se entrar em contato com Shakespeare
comentários(0)comente



Beatriz 19/08/2020

Imortal
Acho que um dos motivos pra um autor ser imortal é a capacidade de surpreender e prender um leitor mesmo que cinco séculos depois. Confesso que nunca havia lido Shakespeare, o conhecia dos palcos, das várias peças que vi dele, das adaptações, dos filmes, das releituras, da fama. Mas parar e ler, só agora mesmo. As peças me tiravam o ar, só que ali não é somente o texto puro, tem a áurea do teatro, a atuação, o cenário, o espaço, a emoção partilhada. Mas Shakespeare conseguiu me deixar sem ar na leitura, na palavra pela palavra, crua. Só o seu texto já nos faz perder o chão. A alma humana é encarnada sem máscaras, de forma cortante e ao mesmo tempo com uma sutileza delicada, difícil de ser alcançada. Otelo não me deixou pregar os olhos. Quando parava de ler, pensava em Iago, Desdêmona, Otelo, Rodrigo, Cássio, Emília, durante o meu dia. Não consegui me desgrudar dessa história de ciúme, morte, traições, mentiras, vingança. A humanidade se transborda nas obras de Shakespeare e, também por isso, ele é imortal.
comentários(0)comente



Samael 18/08/2020

Otelo - Um estudo racial, social e afetivo
Otelo é um livro escrito por Shakespeare que trabalha a história do casamento interracial entre Otelo, um mouro à serviço de Veneza, com Desdemona, filha de um senador importante de Veneza. Desta forma, Shakespeare aproveita para fazer um amplo estudo em narrativa do seu tempo, tanto no aspecto social, racial e matrimonial, quanto no plano afetivo-emocional.

Ao contrário de outras obras taxadas de clássicas, está realmente faz jus ao nome, pois aborda temas que ainda hoje, infelizmente, estão amplamente presentes na sociedade. Um prova disso é o desdém com o outro, principalmente quando este desdém é de caráter racial. Aqui abre um parênteses para destacar a consciência social do autor e sua genialidade em tratar o outro na obra, pois Otelo, mesmo sendo alguém de cor odiada por outros povos, é tratado com extrema complexidade e nuances presentes em todos os humanos, principalmente no caráter afetivo. Apesar disso, a obra é permeada pelo racismo dos personagens ao redor de Otelo, o que por si só, revela que Shakespeare era consciente de época.

Outros temas extremamente importantes e ainda presentes na sociedade que o autor aborda é a violência doméstica, os ciúmes e a inveja dos outros. Na história, vemos o protagonista, junto com outros, ser manipulado gradualmente por Iago, um dos piores vilões que já li até agora, de forma a perder totalmente a sua cabeça em um mar de angústias e ciúmes. É novamente o autor abordando de maneira sublime a complexidade das emoções humanas e suas consequências últimas de seguir nesta terrível tempestade.

Temas que são amplamente presentes em diversos personagens, criando camadas multifacetadas e que, infelizmente, em uma análise mais detalhada, percebe-se que a sociedade não mudou muito de lá para cá.

Enfim, Otelo é um clássico que tem muito a dizer sobre o seu tempo e o nosso e que, por seu caráter amplo e inteligente, é um livro mais que necessário para os dias de hoje.
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |