spoiler visualizarDIRCE18 08/09/2015
O Evangelho Segundo Saramago
Esse é o meu primeiro “Saramago”. Fiz uma tentativa de leitura anos atrás (nem me lembro mais que livro era), mas desisti. Saramago me passava uma imagem terrivelmente antipática e talvez fosse esse o motivo do meu desinteresse pela suas obras. Hoje, depois de concluída a leitura do Evangelho Segundo Jesus Cristo, como escritor, eu diria que ele é despudoradamente ousado.
Ele ousou ao retratar um Jesus humanizado desde o seu nascimento e, a exemplo dos demais homens, veio a mundo por meio da relação carnal - do casal José e Maria. Retratou um Jesus adolescente rebelde que não hesitou em deixar sua casa mesmo sendo ele o filho mais velho. Retratou um Jesus que vivenciou uma crise existencial e que esteve sujeito às mesmas paixões e tentações que qualquer homem. Passado o primeiro impacto, respirei fundo e tentei conduzir a leitura ciente de que era uma obra de ficção. Tentei encontrar as minhas explicações para muitas das simbologias, como a da Anunciação ter sido feita por um anjo do mal, pensei: é.. não faz muito sentido um anjo do bem anunciar a vinda ao mundo de um ser que teria um fim tão cruel e trágico. Tentei encontrar a explicação para as constantes aparições do diabo. Tentei encontrar uma explicação para que o Pastor (o diabo) ter sido a companhia de Jesus desde que ele deixou sua casa até se tornar um homem. Tentei encontrar uma explicação para o fato do diabo ter sido uma espécie de mestre de Jesus concedendo -lhe o “ofício” de pastor. Seria uma metáfora de que todos somos um “rebanho” do mal? Mas no decorrer da leitura, por mais que eu tentasse, as peças não se encaixavam. Admiti até a possibilidade de que a obra não tivesse qualquer inspiração bíblica e de que tudo se resumia na solidariedade de Saramago com os menos favorecidos, já que teriam que comer o pão que o diabo amassou( no romance literalmente, porque dentre os pastores que visitaram o bebê recém-nascido, um deles era o diabo e o seu presente foi um pão) e de que qualquer tipo de poder é nocivo, porém, em determinado momento, me tornou impossível prosseguir com essa linha de entendimento porque percebe-se, claramente, um inversão de papéis : Deus é um ser implacável, egocêntrico , manipulador e o diabo é o redentor.
Antes de concluir o meu comentário, sinto a necessidade de dizer que nunca li a Bíblia e que minha “ educação religiosa” se deve às aulas de catequeses na minha infância, aos Evangelhos lidos nas missas, e às incansáveis matines nas Sextas-Feiras Santas : Paixão de Cristo que fizeram de mim uma católica(, ainda que não praticante), e, mesmo sendo eu uma alienada no tocante ao estudo bíblico , e mesmo que, por muito tempo a concepção que Deus( graças às recorrentes palavras de mamy: Deus está vendo, Ele castiga), era de um Ser impiedoso , concepção essa, que se esvaiu no decorrer do tempo e que foi substituída pela concepção de um Ser Divino, Criador do Universo e que deu aos homens livre arbítrio para o Bem e para o Mal, não consegui chegar ao final impassível. A abordagem de Deus feita por Saramago me pareceu uma evangelização do ateísmo, o que só fez aumentar a minha admiração pelos escritores também ateus, Mia Couto e Albert Camus. E mais: a paráfrase de Jesus: “Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que faz”, me aniquilou e penso que manterei certa distância das obras de Saramago por um bom tempo.
Quanto a avaliação desta obra, tenho que reconhecer que Saramago é inegavelmente um escritor merecedor dos louros que recebeu, e como , involuntariamente , eu a avaliei com 4 estrelas elas permanecerão. Com relação a abordagem por ele feita, eu digo que continuo com minha fé inabalável , apesar do Evangelho Segundo” Saramago”, mesmo porque me é inimaginável conduzir a minha vida sem ter o consolo de sentir as mãos de Deus e também de me sentir aconchegada pelo manto de N.Sra ( Maria) com a qual tenho uma relação de fé e de cumplicidade desde o momento que me tornei mãe. Quem foi que disse que a religião é o ópio do povo? Não me lembro. Pode ser, mas eu preciso desse ópio.