Patricia Pietro 16/10/2021Foi uma leitura bastante prazerosa e fluida, que intensificou meu gosto por estórias de piratas e caça ao tesouro. Eu sempre gostei muito de obras que abordam esses temas, que se passam em navios ou ilhas, com personagens espertos e trapaceiros, com mapas, etc... A Ilha do Tesouro tem tudo.
O livro narra a caça ao tesouro do Capitão Flint, enterrado na Ilha Esqueleto. O pequeno Jim Hawkins toma posse do mapa que mostra o local exato de sua localização na ilha. Assim, ele parte com seus amigos em um navio para procurá-lo, sem imaginar que um motim estava sendo organizado por um dos marujos. O traidor, Long John Silver, um pirata de uma perna só, queria tomar posse do navio, do mapa e, claro, do tesouro.
Gostei muito do Silver. Ele é peculiar, rápido, carismático e consegue encantar a todos. Ele tem um papagaio que vive repetindo "reais de oito! reais de oito!". Mesmo sendo o vilão, consegue escapar e ainda se dá bem no final: foge com uma saca de moedas de ouro. Ele é o melhor personagem e vale a leitura do livro por si só.