A Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro Robert Louis Stevenson
Edvaldo Arlégo
Edvaldo Arlégo




Resenhas - A Ilha do Tesouro


913 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Day Gomes 26/07/2021

Uma história que nos leva de fato a uma viagem em busca de um tesouro, as descrições são muito boas, o ritmo da história nos mantém presos até a última página.
O ponto negativo ao meu ver está envolto a todo contexto histórico do período em que foi escrito, a falta de personagens femininos é compreensível e nos dias atuais deve gerar incômodo pois caso contrário é melhor rever sua visão das mulheres na sociedade. E mesmo compreendendo, sim esperava mais mulheres, afinal existiam piratas mulheres.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno B. 21/07/2021

Piastras!! Piastras!!!
Aventura do senhor Stevenson, pode ser a primeira vista uma simples história infantil sem muitas pretensões, mas raquele que se deixa experimentar essa obra mais profundamente vai perceber que ela tem muito mais a dizer do que seus rótulos fazem supor. Robert Louis Stevenson é um gênio que em seu romance de 1883, constroem uma trama simples porém profunda cheia de reviravoltas e surpresas, regado a muita ação. Mas o tema central é a confiança e o quanto custa a felicidade, a experiência??
Será que vale perder a vida atrás de um tesouro (incerto) numa ilha??
comentários(0)comente



Renan 21/07/2021

A bordo do Hispaniola!
A história é muito boa, mas não me prendi tanto nela. Provavelmente livros sobre viagens marítimas não sejam meu estilo favorito. Têm personagens interessantes, Jim Hawkins e John Silver foram os que eu mais gostei. A narrativa de Robert Louis Stevenson influenciou diversas obras atuais, como Piratas do Caribe. Gostei da leitura, apesar de não ter me prendido tanto. Recomendo.
comentários(0)comente



Guilhermo del Toró 19/07/2021

O livro tem uma história e reviroltas interessantes, assim como alguns personagens, mas eu esperava mais do livro.
comentários(0)comente



Mateus 19/07/2021

A Ilha do Tesouro??????
O livro escrito por Robert Louis Stevenson conta a história de uma tripulação que caça um tesouro numa ilha no Reino Unido. A obra foi escrita no ano de 1883 e é do gênero ficção de aventura.

O garoto Jim Hawkins encontra um mapa do tesouro no baú de Billy Bones após a sua morte e leva o objeto a Dr. Livesey e Sir Trelawney. Após isso, eles montam uma tripulação e partem abordo do navio Hispaniola, em busca do tesouro.

Após isso, a aventura começa, e consequentemente, ocorrem várias lutas, mortes, traições... Esse é o tipo de livro que deixa o leitor empolgado e com vontade de descobrir como a história acaba.

Gostei muito do livro, das ilustrações, da história, dos personagens. Recomendo a obra para quem gosta de muita aventura, ação e suspense.
comentários(0)comente



Harry.Kitzinger 19/07/2021

Perfeito!
Esse é o livro perfeito para se ler para os filhos antes de dormir. É verdadeiramente um clássico mesmo!
comentários(0)comente



Marcio Garcia 18/07/2021

A gênese do gênero da pirataria
Um clássico da literatura juvenil de aventura.

A Ilha do Tesouro é um marco do gênero da pirataria. Não é original em suas ideias, muitas delas Stevenson tirou de outros livros escritos anteriormente, mas é o primeiro que compilou todas as características que nos vêm à mente quando pensamos em piratas: mapas com X marcados, tesouros enterrados em baús, perna de pau, ilha do tesouro - que apesar da vegetação ser das ilhas do Pacífico, está no Caribe, palco principal da pirataria em sua "Era de Ouro - papagaio no ombro, esqueletos, bandeira pirata, tripulação de trapaceiros e vigaristas, rum, aquela clássica música Dead Man's Chest (io ho ho e uma garrafa de rum...) e mais o romantismo decorrente de uma rebeldia com o sistema imperial colonialista do século XVIII e XIX.

Stevenson escreve para "meninos", como bem deixa claro, e não se importa com mensagens ou mesmo com "moral do livro", utiliza como narrador, Jim Hawkins, um menino que perde o pai e sai em aventuras, com seus protetores (um fidalgo e um médico) a partir de um mapa encontrado em um baú de um antigo bucaneiro. A narrativa empresta uns dois capítulos ao próprio médico, o Dr. Livesey, que passa a ser o narrador sob outra ótica.

Podemos pensar que o jovem Jim é o personagem principal e, sob diversos aspectos, é mesmo, afinal, a narrativa segue suas aventuras, mas não há como falar desse livro sem citar Long John Silver, o esteriótipo do pirata, com sua dicotomia entre respeito, educação e submissão às leis e às hierarquias e sua selvageria, baseada em ambição pela riqueza. Long John acaba sendo o personagem mais emblemático, simbolo de uma crítica ao sistema repressor vigente nas colônias imperiais da Europa. Um personagem que, apesar de sua brutalidade e descaramento, passando de um lado para outro de acordo com as vantagens e desvantagens de cada momento, não nos faz ter total antipatia, apesar dos esforços do Dr. Livesey e do fidalgo, diferente dos piratas que se seguiram, como James Hook (Capitão Gancho), que foram idealizados para serem vilões.

Um livro obrigatório para se ler ainda jovem, antes mesmo de ver as adaptações para o cinema e TV e, principalmente, antes de assitir Black Sails, quando então poderemos ver um Long John jovem, e um Capitão Flint ainda vivo...
comentários(0)comente



Luiz 18/07/2021

Bom livre de pirataria
Bom livro, cheio de reviravolta e momentos que parecia que tudo iria da errada. Não usa uma linguagem fácil.
comentários(0)comente



Ju 15/07/2021

Quem busca um clássico sem romance é a oportunidade perfeita pra ler "A ilha do tesouro".
Eu achei que nunca fosse ler e gostar de um livro sem romance, mas esse livro me fez mudar de idéia completamente.
Ao invés dele focar em relacionamentos pelo o contrário tem muita aventura, suspense, ação e uma narração muito boa que nem parece que foi escrito em meados de 1853.
comentários(0)comente



Jackie 14/07/2021

Uma história curta!
Achei que poderia ter mais. O fim é vago, pedindo mais conteúdo. Mas o livro fala da ganância do homem, da busca por algo precioso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cintia 12/07/2021

Vou dizer o que eu achei levando em conta que se trata de um clássico.
O livro é interessante, a história e os personagens são interessantes, mas para mim, a narrativa não fluiu. Tudo parecia lento demais, mesmo que algo estivesse acontecendo, não me parecia nada de mais. Morreram ao menos 15 homens e eu não senti a morte de nenhum deles.
Mas ainda assim, eu o avaliei com uma boa nota, já que foi esse livro que inaugurou o que entendemos por piratas nos dias de hoje, e esses são detalhes interessantes, os costumes piratas e a origem da imagem que temos desses homens.
comentários(0)comente



EduardoCDias 11/07/2021

Clássica história de piratas
Uma história infantil, precursora dos romances de pirata. Um pirata morre em uma estalagem, deixando um mapa de tesouro que suscita a cobiça de uma trupe de piratas. Mas o filho do dono da estalagem encontra o mapa e o entrega a duas personalidades da cidade que preparam uma viagem para procurar o tesouro. O garoto vive então uma aventura cheia de perigos, enfrentando piratas.
comentários(0)comente



913 encontrados | exibindo 541 a 556
37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR