Pedro.Goncalves 02/05/2023
Um crime e um castigo
Enquanto eu estava a ler, de súbito, uma moça me perguntou do que tratava este livro de mais de quintas páginas que não conseguia tirar meus olhos. Eu, sem perceber que poderia ser rude, lhe disse, apontando para a capa, "Se trata de um crime e um castigo".Não poderia estar mais enganado...
Esse romance, do ilustre Dostoievski, vai muito além de apenas um homem que movido por um niilismo e uma lógica utilitarista mata duas senhoras, ele é, a cima de tudo, um crítica a modernidade a ausência de valores morais dessa.
Tão pouco ele é apenas um apelo à consciência humana, dizendo-nos que todo crime deve ser punido e o que todo homem possui em si a tendência à culpa.
Para mim, esse romance é a história, sua dor, seu sofrimento, seu amor e sua redenção, de certa forma me vejo em Rakókhinikov, pois assim como ele vivo, quero dizer, vivemos em mundo regido por lógicas e morais ambíguas. Esse livro nos ensina mostrando o que acontece quando a imoralidade é levada à sua máxima.
Portanto, Crime e Castigo é a estória de um homem, os motivos que o levaram a cometer um atrocidade, sua pena -impelida por si mesmo, sua redenção e o um fim que marca um novo começo.
Ass: Pedro Esteves Gonçalves
Espero que aqueles que leram concordem com esse simples análise que fiz.
E, aqueles que não leram a obra sintam se coagidos a lerem-a.