A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


94 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


charles.franco.35 26/05/2023

Um classico de leitura obrigatória
Sua teoria da evolução por seleção natural oferece uma explicação coerente e baseada em evidências para a diversidade e a complexidade das formas de vida na Terra.

"A Origem das Espécies" estimulou debates acadêmicos e gerou uma reflexão significativa sobre a relação entre ciência, religião e sociedade. O livro teve um impacto duradouro na forma como pensamos sobre nosso lugar no mundo natural e continua sendo um texto fundamental para o estudo da biologia evolutiva.
comentários(0)comente



Eduardo 16/05/2023

Adaptabilidade é a palavra chave
Eu fico imaginando o cara escrevendo este livro há muitos anos e a repercussão quando do lançamento...

O livro é meio maçante, pois é muito técnico na área de biologia e medicina....
Mas a lição que ele traz é muito importante até os dias de hoje: só sobrevive quem se adapta!

Isto vale para uma espécia, carreira, vida pessoal, empresa, organização etc.
comentários(0)comente



Giovanna 05/05/2023

Caras, finalmente terminei a leitura desse livro e não tive coragem de dar uma nota super baixa pois reconheço a relevância da obra pra ciência, porém foi muuuito cansativo, eu não via a hora de acabar, não consegui aproveitar os capítulos muito bem por causa de quão técnico era, mas é plausível levando em consideração que é um livro antigo e pra um público específico.
comentários(0)comente



Guilhermo del Toró 24/04/2023

Um livro difícil de ler mas interessante por mostrar tanto a forma como Darwin via a evolução e como ele chegou nessa conclusão, com argumentações e refutando outras pesquisas, além de provas encontradas por ele e por outros cientistas
comentários(0)comente



Ingrid Lima 02/04/2023

As Leis que regem todas as espécies
Precisei de 82 dias e 10 páginas de anotações para digerir a quantidade gigantesca de observações e exeprimentos ao redor do mundo que esta obra apresenta. Foi uma leitura difícil e valiosa, com reflexões que levo com carinho. Todos podem desfrutar das maravilhas desta leitura, mas os que obtém o maior proveito são os profissionais e estudantes das ciências biológicas.

A única ressalva está relacionada a sua escrita eurocêntrica e preconceituosa que reflete a visão de mundo do Século XVIII relacionada aos povos originários, uma vez que ignora seu modo de vida, territórios e conhecimentos e por não compartilhar os devidos créditos desta obra com o Wallace que com menos recursos e tempo chegou as mesmas conclusões que o privilegiado Darwin.
comentários(0)comente



Regis2020 05/03/2023

O tênue limite entre a Consciência e a loucura
Essa novela fala sobre como é difícil conter os desejos mesmo sabendo que eles podem trazer a infelicidade.

O personagem vive as voltas com seus pensamentos pecaminosos, dos quais não consegue se libertar. Correndo o risco de perder a paz e tranquilidade de seu lar e tudo que lhe é mais caro. Mesmo assim Evguêni não consegue se conter e abster-se de correr atrás de sua ruína.

É um novela rápida, dinâmica e bem escrita. A vontade de saber onde toda a obsessão vai levar Evguêni e o que vai acontecer com os outros personagens não nos deixa largar o livro.

Tolstói foi ótimo em criar suspense e intrigar o leitor em O Diabo. A escrita é maravilhosa em demonstrar com clareza os pensamentos do personagem enquanto a urgência de seu desejo é muito bem descrita. O autor deixa claro para o leitor que se trata de uma história sobre o limite entre a consciência e a loucura. Fazendo Evguêni debater consigo mesmo sobre um erro ainda não cometido. Assim Evguêni torna-se seu próprio carrasco, seu advogado e seu juiz, misturados num conflito constante e agoniante.

É dito que essa é uma história que fala do caso que Tolstói manteve com uma camponesa, sendo esse o motivo de só ter sido publicado após sua morte.
Essa revelação torna a história mais instigante e curiosa.

O Diabo é uma ótima novela para uma leitura rápida e estimulante. Recomendo.
HenryClerval 05/03/2023minha estante
Gostei da resenha, Régis.


Regis2020 05/03/2023minha estante
Valeu, Lê! ?


Bibi 19/06/2023minha estante
Acho que você colocou a resenha no livro errado, aqui é a Teoria da Evolução


Regis2020 19/06/2023minha estante
Deve ser defeito do Skoob, o livro em que está minha resenha é O Diabo de Leon Tolstói.


Ruan.Honorato 04/02/2024minha estante
Essa sua teoria da evolução aí tá de fude kkkkkkkkkkkkkkkkk


Regis2020 04/02/2024minha estante
Para mim aparece que é o livro "O Diabo" de Tolstoy.




Pedro Medeiros 19/02/2023

Eu não tenho palavras para descrever o quão importante esse livro é para mim
Obra exímia, um marco para a ciência. O autor explica de forma concisa os motivos que o levam a crer nas teorias da evolução das espécies. Darwin cita inúmeros autores em sua obra, e sempre com humildade, se mostra em dívida com os seus companheiros da ciência. Darwin não ataca crenças ou religiões, apenas expõe fatos. Um livro imprescindível para que possamos entender melhor a existência biológica.

site: https://amzn.to/3lOzwFm
comentários(0)comente



Tahyy 16/02/2023

Estar lendo este livro é como se sentir na mente deste cientista tão renomado; pensar que as palavras foram realmente escritas por ele sabendo do peso que hoje em dia tem na educação trás o pensamento de que naquela época, o próprio, nunca teria imaginado ser tão conhecido como agora.
comentários(0)comente



Matheus649 06/02/2023

Simplesmente a bíblia de todo biólogo
Ultrapassado? Talvez, mas é leitura obrigatória. Darwin, nesse livro, estabelece as bases da teoria evolutiva, sendo ela hoje uma das teorias mais corroboradas da história. Quase todos os seus erros se devem unicamente ao fato de que ainda não se tinha uma concepção sólida sobre a hereditariedade, bem como a tecnologia para observarmos a evolução acontecendo de fato. Simplesmente maravilhoso!
comentários(0)comente



Ranielle Cristina 02/02/2023

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury. Esse importante pesquisador, desde muito jovem, já demonstrava seu amor pela ciência, dedicando-se às suas coleções e a realizar experimentos, com seu irmão, em um laboratório de química.
Darwin ficou conhecido por sua obra A origem das espécies, que contribuiu para o entendimento da evolução e, atualmente, é considerada um dos livros acadêmicos de maior influência na história.
Darwin embarcou no Beagle em 27 de dezembro de 1831, e, durante cinco anos, coletou e observou diversas formas de vida ao redor do mundo, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies. O naturalista também coletou fósseis e fez observações geológicas que o permitiram observar a suposta evolução que as espécies teriam sofrido no decorrer do tempo.
comentários(0)comente



Fábio Morcego 15/01/2023

Tenha em mente que é um trabalho científico.
Livro importantíssimo para entendermos como os animais e plantas se desenvolveram e se espalharam pelo mundo.
Por não ser exatamente um obra literária mas um trabalho científico, confesso que por vezes achei a leitura bem chata, pois ele mais justifica seus pontos do que propriamente os expõe, e faz isso muito bem passando inclusive pela geologia do planeta, mudanças climáticas, dispersões de sementes e de animais e rebatendo as principais críticas a sua tese mas, não há dúvidas de que é uma.obra importantíssima para a humanidade e para o entendimento da nossa fauna e flora.
comentários(0)comente



patton0 05/01/2023

Talvez seja uma leitura obrigatória para todos os amantes e estudantes de biologia.
Confesso que no começo não estava entendendo muita coisa, os nomes das espécies e a forma que eram citadas eram confusos demais para mim, mas no final consegui entender minimamente depois de algumas aulas vindas do meu irmão e acabou sendo uma leitura incrível!
comentários(0)comente



Bruno 05/01/2023

Uma obra de arte
A origem das espécies é perfeito para os amantes da biologia, vemos o processo científico que originou a teoria da evolução e o incrível poder de observação de Charles Darwin.

O principal pilar da sua obra é o que ele chama de descendência com modificação, onde ele aponta evidências de ancestralidade comum por meio de órgão ou estruturas homologas em diferentes espécies, evidenciando que é improvável que essas estruturas tenham se originado independentemente nas diferentes espécies, mas sim que se modificaram a partir de uma origem em comum.

Darwin nunca conseguiu formular uma teoria aceitável para o meio com que ocorre as mudanças que hoje sabemos ser as mutações genéticas, primeiro descritas por Mendel. Ainda assim, vemos como está obra é inovadora para o seu tempo e como modificou o entendimento de toda a biologia, que à época se restringia a taxonomia.

Por vezes, a línguagem do livro se torna técnica e, para alguns, entediante. Isso deve ser relevado quando levamos em conta a época em que o livro foi escrito, mas para um melhor entendimento da teoria em linguagem mais acessível eu indico o livro "o relojoeiro cego" de Richard Dawkins. Nesse livro ele explica a teoria da evolução de maneira mais simples, além de rebater as principais críticas dos criacionistas à teoria.
comentários(0)comente



Esle 18/12/2022

Evolução ou Evolução?
Talvez, se esse livro fosse mais acessível ao público geral, teríamos mais evolucionistas e menos criacionistas, todos os exemplos dados, todos os experimentos realizados e explicados, Darwin é fantástico e defende de forma fantástica sua teoria, de modo experimental e científico.
comentários(0)comente



Rodolfo | @_rodolfo92 12/12/2022

Não sou um amante ou estudante de biologia, decidi ler "A Origem das Espécies" apenas por curiosidade e foi muito difícil de entender todas as abordagens de Darwin durante a leitura, mas sinto que foi proveitoso. Mesmo sem entender os aspectos técnicos desse estudo, pude compreender que o ambiente em que cada ser vivo se encontra é que vai selecionar suas características, possibilitando que os mais aptos sobrevivam e superem as dificuldades de um determinado lugar. Assim o planeta segue seus ciclos e a evolução é constante, porém gradual.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR